Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Tour guide

 

12/11/2009

Autor y Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Descrever locais em uma cidade

Produzir um guia turístico

Duração das atividades
6 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Adjetivos

Posição de adjetivos em uma frase (sugestão de site para Adjective Placement: http://esl.about.com/library/grammar/blgr_adjective_order.htm - acesso em 16/10/2009)

Verbo "to be"

Presente Simples

Estratégias e recursos da aula

Preparação: Providencie com antecedência os seguintes materiais: guia turísticos, folders, cartões postais de sua cidade ou de outro local que tenha visitado. Os guias e os folders podem estar em português já que o objetivo para a apresentação desse material é introduzir o gênero textual guia turístico.  Peça também que os alunos tragam esse tipo de material para a aula. 

1a aula

1. Divida a turma em grupos de no máximo cinco alunos e proponha a discussão das seguintes perguntas:

a. Do you travel a lot? (=Você viaja muito?)

b. Where do you usually go to? (= Onde geralmente vai?)

c.  What cities / places in Brazil do you know? (=Quais cidades / locais no Brasil você conhece?)

d. What do you usually do when you visit a different city? (= O que você geralmente faz quando visita uma cidade diferente?)

e. Before travelling, what should a tourist know about a city? Where can he/she find this information? (=Antes de viajar, o que um turista deve saber sobre uma cidade? Onde ele(a) pode encontrar essas informações?)

Estabeleça um prazo de 15 minutos para a discussão em grupo e em seguida peça que os grupos troquem suas experiências e opiniões com toda a turma. Liste no quadro os locais mais visitados e, principalmente, as respostas mais relevantes para as questões e

Distribua então os guias turísticos, folders, cartões postais e peça que os alunos avaliem esse material. Eles devem listar as características desses textos bem como as informações (verbais e não-verbais) que podem ser encontradas nos mesmos. Estabeleça um prazo de 10 minutos para essa atividade e mais uma vez proponha a comparação entre as ideias dos grupos. Liste no quadro os itens mais relevantes e oriente-os a anotar essas informações pois as mesmas lhe serão úteis num segundo momento. 

2a e 3a aulas

No primeiro momento da aula, ainda em sala, pergunte à turma:

a.       Have you ever been to BH, RJ and SP? (=Vocês já estiveram em BH, RJ e SP?)

b.      What do you know about them? (= O que vocês sabem sobre essas cidades?)

c.       What do they have in common? (= O que elas têm em comum?)

d.      What is different about them? (= O que é diferente nelas?)

e.       What can you do in these cities for fun? (= Como você pode se diverter nessas cidades?)

f.        Where can you: watch a samba parade? / go to many museums, parks and restaurants? / go to the beach? / visit a charming church designed by Niemeyer? (= Onde você pode: assistir a um desfile de carnaval? / ir a museus, parques e restaurants? / ir à praia? / visitar uma igreja charmosa projetada por Niemeyer?)

 Essa discussão deve levar aproximadamente 15 minutos. Caso haja maior demanda de tempo, a visita aos sites (2o momento) pode acontecer na próxima aula ou até mesmo em casa.

Explique que os alunos visitarão sites dessas importantes cidades brasileiras: BH, RJ e SP. 

Pergunte em qual site eles podem encontrar os seguintes links:

  • Samba city
  • New year’s eve
  • Carnival
  • Pampulha
  • Business and events
  • Tourism trade

(esses links podem ser escritos no quadro ou apenas lidos por você, professor)

Ainda fazendo previsões sobre os sites que visitarão, apresente as seguintes tabelas (em uma folha à parte, fotocopiada para todos os alunos, ou projetada no quadro através de um datashow). Pergunte: 

What information do you think you can you find on the following links? (= Quais informações você acha que pode encontrar nos seguintes links?)

RIO DE JANEIRO

Riotur

Carnival

Rio 2016

Tourist releases

New year’s eve

Tourist attractions

Samba city

Lodging

Events calendar

SAO PAULO

The city

Travel guide

Culture & travel

Business & events

Multimedia

Tourism trade

Press

Sign up

BELO HORIZONTE

The city

Where to stay

Surrounding area

Services

Highlights

Stay in touch

4a aula 

Leve a turma então ao laboratório de informática e peça que confiram suas previsões, acessando os sites:

http://www.riodejaneiro-turismo.com.br/pt/ click on English version (acesso 16/10/09)

 (Imagem do site - acesso 16/10/09)

http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/en (acesso 16/10/09)

 (Imagem do site - acesso 16/01/09)

http://www.belotur.com.br/ing/index.php (acesso 16/10/09)

(Imagem do site - acesso 16/10/09)

Oriente-os a comparar os sites e as informações encontradas nos mesmos aos guias turísticos e folders analisados em sala de aula.

Como uma atividade complementar, eles devem listar as palavras cognatas e conhecidas. Devem perceber ainda como são capazes de encontrar e obter informações através da dedução lógica e do conhecimento prévio que podem ter sobre as cidades e o gênero textual. 

5a e 6a aulas 

Os alunos devem agora, em grupos de no máximo cinco componentes, produzir um folder ou guia turístico sobre suas cidades.

Opções:

  • Cada grupo escolhe um ponto turístico da cidade e produz o folder e/ou guia sobre ele.
  • Cada grupo escolhe um tema (alimentação, transporte, diversão, etc) sobre sua cidade e produz o folder e/ou guia sobre ele.
  • Todos os grupos fazem o guia turístico sobre a cidade e ao final de 2 semanas deverão apresentar seus trabalhos. A turma deverá eleger os dois melhores e os mesmos s erão encaminhados à Secretaria de Turismo da Cidade.

Caso haja um envolvimento satisfatório da escola e turma(s) com esse projeto, você, professor, pode promover excursões a pontos turísticos da sua cidade e os alunos devem coletar as informações sobre cada local visitado. Vocês terão também a oportunidade de eles próprios tirarem as fotos para seus guias turísticos. 

Avaliação

A avaliação pode acontecer durante todas as aulas, analisando-se as produções dos alunos nos seguintes momentos:

1. Troca de experiências e opiniões sobre viagens e turismo.

2. Previsões e levantamento de informações nos sites.

3. Produção do guia turístico e/ou folder.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.