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Vamos entender os gases hipotéticos?

 

21/11/2008

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Calcular volume, pressão ou temperatura de um gás,compreender e relacionar os fatores influenciam no comportamento dos gases, comparar as leis dos gases nos gráficos e suas proporcionalidades, prever o comportamento de um gás a partir dos fatores que o influenciam, entender as transformações isotérmica, isobárica e isocórica, analisar e tomar decisões sobre questões da poluição atmosférica.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Propriedade dos elementos químicos.
Estratégias e recursos da aula

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O professor poderá iniciar esta aula falando aos estudantes sobre a importância do oxigênio para nossas vidas e do aumento daemissão de gases na atmosfera.Na seqüência, pode destacar que há diferentes tipos de gases que são encontrados nanatureza e que há necessidade de queconheçamos como é o comportamento químico e características físicas de cada um. 

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Muitos gases são encontrados na atmosfera dentre eles temos:

  • Oxigênio: é aplicado nos processos de combustão da madeira, gasolina, álcool e na respiração.
  • Nitrogênio: gás inerte é empregado para congelar diferentes tipos de produtos, alimentos e sangue.
  • Gás carbônico: muito utilizado nas cirurgias e para cauterizar, carga de extintores de incêndio.

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Os gases ocupam todo o espaço do recipiente no qual estão depositados.Não apresentam volume e forma própria e se caracterizam pelas variáveis de estado: temperatura, volume e pressão.De acordo com a teoria cinética dos gases apresentam característicascomo são formados por partículas idênticas (rígidas, pontuaise apresentam mesma massa), movimentam-se desordenadamente,em linha reta, apresentam força de atração e repulsão desprezíveis, interagem ao se chocarem entre si, que podemos considerá-los elásticos,ou seja, ideais.A lei dos gases ideais é a equação de estado do gás ideal. Esta equação representa a variação de determinada quantidadede gás ideal.

P = pressão V = volume T = temperatura  P.V = n.R.T 

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Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:P-V_diagram.PNG Description: P-V diagram for an ideal gas / Source:own work /Date: 27.11.06 / Author: T. Wolverson / Permission (Reusing this image): see below

Temperatura: é diretamente proporcional à energia cinética média de suas moléculas. Ocorrendo o aumento da velocidade de suaspartículas, há aquecimento conseguentemente, aumenta-se a sua energia cinética.Para medir a temperatura, pode-se utilizar a escalade Celsius (°C) ou Kelvin (K) 

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Volume: em um gás é o volume do recipiente em que está contido.

Pressão: ao se movimentarem, as partículas do ar exercem o que denominamos de pressão atmosférica que ao nível domar equivale à pressão exercida por uma coluna de mercúrio de 760 milímetros que é igual a 1 atmosfera. 1 atm = 760 mmHg.A unidade de pressão para o Sistema Internacional de Unidades - (SI) é o pascal (Pa) onde 1 atm= 1,01.105 Pa.


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Os estudantes deverão acessar a animação "Lei dos gases", fazer as leituras e resolver as questões.

Usina: Lei dos Gases

 

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O professor solicitará aos estudantes que desenvolvam a "Prática dos Gases" proposta pela UFRGN.

Acesse o arquivo clicando no link: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/gases_ideais.pdf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/991/imagens/atividade.gif

O professor poderá indicar a animação " Pressão de um gás"  para que os estudantes verifiquem a influência das demaisvariáveis do estado gasoso (nº de moléculas, volume e temperatura) na pressão.Acesse o arquivo clicando no título abaixo. 

Pressão de um gás

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O professor poderá solicitar aos estudantes que promovam reuniões na comunidade com o objetivo de discutir a questão da emissãodos gases na poluição atmosférica e seus efeitos. Poderão ainda, organizar caminhadas para sensibilizar acerca da emissão dosgases poluentes por automóveis desregulados. 
 

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Sugerimos que a verificação da aprendizagem seja a partir da resolução das questões, interações entre os parceiros e apresentaçãodo seminário.Para cada atividade poderá ser elaborado um esquema próprio a ser definido pelo professor.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Pressão de um gás Animação/simulação
Usina: Lei dos Gases Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.eq.uc.pt/~abel/clacla.html; http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/eg/index.html; http://www.infoescola.com/termodinamica/lei-geral-dos-gases-perfeitos-clapeyron/; http://www.setrem.com.br/ti/trabalhos/fisica/termologia/estudo_dos_gases_transformacoes_isocorica_isobarica _e_isotermica/estudo_dos_gases_transformacoes_isocorica_isobarica_e_isotermica.htm.
Avaliação
A verificação da aprendizagem deverá ser realizada no decorrer das atividades. O professor poderá observar se o estudante se apropriou dos conceitos, conseguiu resolver as situações-problemas e a apresentação dos resultados.
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