21/11/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
O professor poderá iniciar esta aula falando aos estudantes sobre a importância do oxigênio para nossas vidas e do aumento daemissão de gases na atmosfera.Na seqüência, pode destacar que há diferentes tipos de gases que são encontrados nanatureza e que há necessidade de queconheçamos como é o comportamento químico e características físicas de cada um.
Muitos gases são encontrados na atmosfera dentre eles temos:
Os gases ocupam todo o espaço do recipiente no qual estão depositados.Não apresentam volume e forma própria e se caracterizam pelas variáveis de estado: temperatura, volume e pressão.De acordo com a teoria cinética dos gases apresentam característicascomo são formados por partículas idênticas (rígidas, pontuaise apresentam mesma massa), movimentam-se desordenadamente,em linha reta, apresentam força de atração e repulsão desprezíveis, interagem ao se chocarem entre si, que podemos considerá-los elásticos,ou seja, ideais.A lei dos gases ideais é a equação de estado do gás ideal. Esta equação representa a variação de determinada quantidadede gás ideal.
P = pressão V = volume T = temperatura P.V = n.R.T
Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:P-V_diagram.PNG Description: P-V diagram for an ideal gas / Source:own work /Date: 27.11.06 / Author: T. Wolverson / Permission (Reusing this image): see below
Temperatura: é diretamente proporcional à energia cinética média de suas moléculas. Ocorrendo o aumento da velocidade de suaspartículas, há aquecimento conseguentemente, aumenta-se a sua energia cinética.Para medir a temperatura, pode-se utilizar a escalade Celsius (°C) ou Kelvin (K)
Volume: em um gás é o volume do recipiente em que está contido.
Pressão: ao se movimentarem, as partículas do ar exercem o que denominamos de pressão atmosférica que ao nível domar equivale à pressão exercida por uma coluna de mercúrio de 760 milímetros que é igual a 1 atmosfera. 1 atm = 760 mmHg.A unidade de pressão para o Sistema Internacional de Unidades - (SI) é o pascal (Pa) onde 1 atm= 1,01.105 Pa.
Os estudantes deverão acessar a animação "Lei dos gases", fazer as leituras e resolver as questões.
O professor solicitará aos estudantes que desenvolvam a "Prática dos Gases" proposta pela UFRGN.
Acesse o arquivo clicando no link: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/gases_ideais.pdf
O professor poderá indicar a animação " Pressão de um gás" para que os estudantes verifiquem a influência das demaisvariáveis do estado gasoso (nº de moléculas, volume e temperatura) na pressão.Acesse o arquivo clicando no título abaixo.
O professor poderá solicitar aos estudantes que promovam reuniões na comunidade com o objetivo de discutir a questão da emissãodos gases na poluição atmosférica e seus efeitos. Poderão ainda, organizar caminhadas para sensibilizar acerca da emissão dosgases poluentes por automóveis desregulados.
Sugerimos que a verificação da aprendizagem seja a partir da resolução das questões, interações entre os parceiros e apresentaçãodo seminário.Para cada atividade poderá ser elaborado um esquema próprio a ser definido pelo professor.
Nome | Tipo |
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Pressão de um gás | Animação/simulação |
Usina: Lei dos Gases | Animação/simulação |
Cinco estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professor, sua aula esta ótima. Prof Marineiva de Melo