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FIBRAS ALIMENTARES: Por que incluí-las em sua dieta?

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Ferandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os tipos de alimentos que contém fibras;
  • A importância das fibras na alimentação;
  • Analisar a sua dieta individual, por meio da quantificação das porções de fibras diárias consumidas;
  • Como complementar a alimentação rica em fibras, tendo como referência a pirâmide alimentar.
Duração das atividades
04 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para melhor compreensão da temática fibras alimentares é importante que os alunos estejam familiarizados com as noções básicas da fisiologia do Sistema Digestório, das transformações e cálculos de medida (o grama), bem como, a leitura e a interpretação de tabelas.

Estratégias e recursos da aula
                                                                                           

Atividade 1

    Professor, com a finalidade de diagnosticar os conhecimentos prévios, dos/as alunos/as, acerca da temática questione-os: O que entendem por fibras alimentares? Quais as funções desses componentes no nosso organismo? Como introduzir fibras na nossa alimentação? Onde encontrá-las? Qual a quantidade de fibras que precisamos?
    Essas indagações são importantes para chamar a atenção para o tema além de ser uma forma de fazer os alunos pensarem sobre o assunto.
De posse dos conhecimentos prévios adquiridos pelo diagnóstico, faça com os alunos a leitura e interpretação do texto intitulado Benefícios das fibras em nossa alimentação.  Disponível em: http://www.centromarianweiss.com.br/beneficios_fibras.pdf

    Em seguida o professor, que atuará como mediador, deverá dividir os alunos em quatro grupos, e cada grupo deverá fazer um cartaz sobre os aspectos abordados no texto, tendo como finalidade de socializar as informações obtidas. Para isso receberão cartolinas e tesouras de pontas arredondadas.

Por meio dessa atividade pretendemos que os alunos compreendam principalmente o conceito de fibras e a quantidade de fibras que precisamos em nossa alimentação.

Atividade 2: Cálculo diário do consumo de fibras

     Logo em seguida, após aprender o conceito de fibras e destacar os benefícios e a quantidade de uma alimentação rica em fibras, o professor proporá o cálculo do consumo de fibras por dia, através de uma tabela.
      Lembre-se que a quantidade mínima recomendada de ingestão de fibras é de 25 a 30g/dia conforme mencionado no texto sugerido anteriormente na atividade 1.

                                                                       Tabela 1. Cálculo do consumo diário de fibras

Você como fibra o suficiente?

Use a tabela a seguir para calcular seu consumo de cada tipo de alimento*:

Multiplique pela fibra Total Diário
(em gramas) Consumo de Fibras (em gramas)
Feijões, lentilhas ___ porções X 6 ______
Frutas, legumes, produtos de grãos integrais, frutas secas ___ porções X 2,5 ______
Produtos de grãos refinados (pão branco, arroz branco, massas comuns) ___ porções X 1 ______
Outros derivados de grãos (Incluindo cereais matinais) ___ porções X __ ** ______
Total de fibras dietética s, em gramas ______

  INFORMAÇÕES:

    * Porções médias diárias
  • 1 porção de feijão ou lentilhas = 1/2 xícara
  • 1 porção de fruta = 1/2 xícara, enlatada ou congelada, uma fruta inteira de tamanho médio, 1/2 copo de suco.
  • 1 porção de legumes = 1 xícara de verduras cruas, 1/2 xícara de verduras cozidas.& nbsp;
  • 1 porção de produtos de grão integral = 30 g, equivalente a 1 fatia de pão, 1 xícara de cereais secos, 1/2 xícara de arroz ou massa cozidos.
  • 1 porção de frutas secas: 30 g.
  • ** Verifique o rótulo para determinar número de gramas de fibra por porção.

Caso o professor tenha alguma dúvida consultar a fonte a seguir. Fonte: <http://saude.hsw.uol.com.br/carboidratos-basico2.htm>.

     Como exercício, os alunos identificariam na pirâmide alimentar os alimentos que contém fibras.

Fonte: Pirâmide Alimentar Adaptada: guia para a escolha dos alimentos - S.T.PhILIPP et al.

Disponível em: <http://www.diabetes.org.br/alimentos/209-piramide-alimentar>.

Atividade 3: Preparando uma barra de cereal de banana

Professor, a intenção dessa atividade prática é sensibilizá-los a respeito da importância de uma alimentação rica em fibras e a necessidade de introduzí-las em nossa dieta alimentar. Então, o professor poderá por meio de uma atividade prática e coletiva, em uma cozinha experimental da Instituição Escolar, propor que os alunos em grupos (5 alunos) prepararem uma barra de cereal de banana seguindo a receita abaixo.

                                                                                         Receita: Barra de Cereal de banana

6 colheres de sopa de aveia em flocos
1/2 xícara de castanhas de caju descascadas e picadas
1/2 xícara de banana passa picada em pedaços bem pequenos
4 colheres de sopa de óleo ou margarina de milho
6 colheres de sopa de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de Karo
1 colher de sopa de mel

  • Coloque na panela o óleo ou a margarina, o açúcar mascavo, o Karo e o mel e leve ao fogo até dissolver e formar uma calda. Tire a panela do fogo, adicione os demais ingredientes e mexa.
  • Vire todo o conteúdo em uma assadeira forrada com papel-manteiga untado de margarina.
  • Leve ao forno pré-aquecido e asse por cinco minutos em temperatura média.
  • Ao retirar do forno, corte as barrinhas e espere esfriar para tirá-las da assadeira. Embrulhe uma a uma em papel plástico ou celofane ou guarde-as num pote de vidro bem vedado.
  • Posteriormente sirva aos alunos.
Recursos Complementares

Fontes de consulta para o professor e para o aluno:

* Dicas da nutricionista: importância da fibra alimentar. Disponível em: <http://andreiatorres.blogspot.com/2007/09/importncia-da-fibra-alimentar.html>.

* Nutrição: vida mais saudável: a importância das fibras alimentares. Disponível em: <http://www.nestle.com.br/site/materias/nutricao/papel_fibras_alimentares.aspx>.

Avaliação

Instruções para o professor:

A tarefa proposta será realizada individualmente.
Na atividade coletiva a avaliação acontecerá de modo processual: participação e execução das tarefas em grupo.

Instruções para o aluno:

Os alunos deverão elaborar um texto dissertativo que contemple os seguintes itens: a importância de uma alimentação equilibrada e saudável e da necessidade de se comer frutas e verduras, utilizando as sugestões apresentada na pirâmide alimentar exposta anteriormente.

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