17/11/2009
Cláudia Regina M. G. Ferandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Para melhor compreensão da temática fibras alimentares é importante que os alunos estejam familiarizados com as noções básicas da fisiologia do Sistema Digestório, das transformações e cálculos de medida (o grama), bem como, a leitura e a interpretação de tabelas.
Atividade 1
Professor, com a finalidade de diagnosticar os conhecimentos prévios, dos/as alunos/as, acerca da temática questione-os: O que entendem por fibras alimentares? Quais as funções desses componentes no nosso organismo? Como introduzir fibras na nossa alimentação? Onde encontrá-las? Qual a quantidade de fibras que precisamos?
Essas indagações são importantes para chamar a atenção para o tema além de ser uma forma de fazer os alunos pensarem sobre o assunto.
De posse dos conhecimentos prévios adquiridos pelo diagnóstico, faça com os alunos a leitura e interpretação do texto intitulado Benefícios das fibras em nossa alimentação. Disponível em: http://www.centromarianweiss.com.br/beneficios_fibras.pdf
Em seguida o professor, que atuará como mediador, deverá dividir os alunos em quatro grupos, e cada grupo deverá fazer um cartaz sobre os aspectos abordados no texto, tendo como finalidade de socializar as informações obtidas. Para isso receberão cartolinas e tesouras de pontas arredondadas.
Por meio dessa atividade pretendemos que os alunos compreendam principalmente o conceito de fibras e a quantidade de fibras que precisamos em nossa alimentação.
Atividade 2: Cálculo diário do consumo de fibras
Logo em seguida, após aprender o conceito de fibras e destacar os benefícios e a quantidade de uma alimentação rica em fibras, o professor proporá o cálculo do consumo de fibras por dia, através de uma tabela.
Lembre-se que a quantidade mínima recomendada de ingestão de fibras é de 25 a 30g/dia conforme mencionado no texto sugerido anteriormente na atividade 1.
Tabela 1. Cálculo do consumo diário de fibras
Multiplique pela fibra | Total Diário | |
(em gramas) | Consumo de Fibras (em gramas) | |
Feijões, lentilhas | ___ porções X 6 | ______ |
Frutas, legumes, produtos de grãos integrais, frutas secas | ___ porções X 2,5 | ______ |
Produtos de grãos refinados (pão branco, arroz branco, massas comuns) | ___ porções X 1 | ______ |
Outros derivados de grãos (Incluindo cereais matinais) | ___ porções X __ ** | ______ |
Total de fibras dietética s, em gramas | ______ |
INFORMAÇÕES:
Caso o professor tenha alguma dúvida consultar a fonte a seguir. Fonte: <http://saude.hsw.uol.com.br/carboidratos-basico2.htm>.
Como exercício, os alunos identificariam na pirâmide alimentar os alimentos que contém fibras.
Fonte: Pirâmide Alimentar Adaptada: guia para a escolha dos alimentos - S.T.PhILIPP et al.
Disponível em: <http://www.diabetes.org.br/alimentos/209-piramide-alimentar>.
Atividade 3: Preparando uma barra de cereal de banana
Professor, a intenção dessa atividade prática é sensibilizá-los a respeito da importância de uma alimentação rica em fibras e a necessidade de introduzí-las em nossa dieta alimentar. Então, o professor poderá por meio de uma atividade prática e coletiva, em uma cozinha experimental da Instituição Escolar, propor que os alunos em grupos (5 alunos) prepararem uma barra de cereal de banana seguindo a receita abaixo.
Receita: Barra de Cereal de banana
6 colheres de sopa de aveia em flocos
1/2 xícara de castanhas de caju descascadas e picadas
1/2 xícara de banana passa picada em pedaços bem pequenos
4 colheres de sopa de óleo ou margarina de milho
6 colheres de sopa de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de Karo
1 colher de sopa de mel
Fontes de consulta para o professor e para o aluno:
* Dicas da nutricionista: importância da fibra alimentar. Disponível em: <http://andreiatorres.blogspot.com/2007/09/importncia-da-fibra-alimentar.html>.
* Nutrição: vida mais saudável: a importância das fibras alimentares. Disponível em: <http://www.nestle.com.br/site/materias/nutricao/papel_fibras_alimentares.aspx>.
Instruções para o professor:
A tarefa proposta será realizada individualmente.
Na atividade coletiva a avaliação acontecerá de modo processual: participação e execução das tarefas em grupo.
Instruções para o aluno:
Os alunos deverão elaborar um texto dissertativo que contemple os seguintes itens: a importância de uma alimentação equilibrada e saudável e da necessidade de se comer frutas e verduras, utilizando as sugestões apresentada na pirâmide alimentar exposta anteriormente.
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