Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Interpretando e produzindo anúncios publicitários

 

21/10/2009

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Realizar inferências, por meio da ativação dos conhecimentos prévio e de mundo, almejando a construção de sentido;
• identificar intertextos e ambiguidades;
• identificar recursos linguísticos e gráficos que funcionam como argumentos;
• produzir um anúncio.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve, necessariamente, já ter tido contato com o gênero anúncio publicitário, conhecendo sua finalidade estritamente argumentativa e os diferentes suportes textuais nos quais ele pode ser veiculado. Para isso, ver a aula “Anúncio publicitário: finalidade e suporte textual”. Além disso, o aluno já deve ter noção básica de como a argumentação pode ser utilizada em função de escolhas lingüísticas ou visuais/gráficas etc.

Estratégias e recursos da aula

• Laboratório de informática;
• data-show e/ou xerocópias (opcional);
• atividades em duplas e grupos.

Aula 1
Atividade 1

O professor deverá em um primeiro momento analisar anúncios com os alunos mostrando como o criador da publicidade articula as linguagens e as estratégias argumentativas em prol do objetivo do anúncio, que é o de vender um produto e/ou uma ideia.


Importante: a aula deverá ser realizada no laboratório de informática. Caso a escola não ofereça o local, o professor poderá trabalhar a aula, com as devidas adequações, na própria sala, utilizando o data-show ou ainda com xerocópias dos anúncios.
Seguem sugestões de análise para o professor:
1)

http://admeister.files.wordpress.com/2009/03/skol-beats1.jpg

A composição da cena conta com elementos de um contexto sócio-histórico passado, no qual homens, denominados guerreiros ou ainda soldados ou cavaleiros, usavam armaduras, geralmente de metal, em batalhas para se protegerem. Além disso, o cenário assimila-se a um castelo, como na época medieval, com pedras formando as paredes, um candelabro para iluminar, porta de ferro, um escudo com um brasão na parede. Contrapondo esse cenário tipicamente medieval, das grandes batalhas, temos o fato de uma armadura pixar outra, com um compressor, algo bastante incomum para os costumes da época, ainda mais pixar com a cor amarela. Essa ação é o que marca a relação de sentido que o produtor espera que o expectador relacione: o fato de que até as “velhas” armaduras querem revolucionar e ficar parecidas com o design moderno que a Skol apresenta em seus recipientes também de metal. Essa ideia é reforçada pelo quadro na parede com a imagem da nova lata, os “projetos” dependurados para a criação da lata, assim como a frase “Toda lata queria ser a nova lata da Skol Beats”. O substantivo “lata” antecedido pelo pronome indefinido “toda” refere-se à armadura, já o mesmo substantivo antecedido pelo artigo definido “a lata” especifica o novo recipiente da Skol. O verbo querer no futuro do pretérito, “queria”, apenas indica o fato de que mesmo que se esforcem para ficarem muito parecidas com as novas latas da Skol Beats, jamais as latas, isto é, as armaduras conseguirão.

2)


http://paulamoreira.files.wordpress.com/2009/09/english2.jpg

Neste anúncio publicitário, publicado em uma revista, a grande “sacada” do produtor foi o modo como ele organizou o layout. O fato de escolher duas personalidades marcantes mundialmente - uma conhecida por atos horrendos praticados contra os Estados Unidos da América, Osama Bin Laden, e outra conhecida pela representatividade e liderança governamental ao ser o primeiro presidente negro dos E.U.A. – casou surpreendentemente com a divisão do anúncio ao meio e com as cores representadas por cada nome. Além disso, o fato de as duas personalidades terem nomes parecidos, sendo diferenciados apenas pela troca das letras B por S ou vice-versa foi uma escolha acertada, que representa e marca a oposição dessas duas pessoas. Obama foi escrito em letras pretas em um fundo branco. Ou seja, pode-se depreender que a cor em que foi escrito o nome representa a cor negra de Obama e o fundo branco representa a expectativa de milhares de estadunidenses quanto a um governo que promova a paz (representada pelo branco) no q ue concerne às relações exteriores, especialmente com os a fegãos. Já o nome oposto, Osama, foi escrito em letras brancas, representando a diferença de cor de pele com Osama, em um fundo negro, que pode- se referir à tragédia dos ataques terroristas aos E.U.A. Na parte inferior do anúncio, lê-se “A single alphabet can make a world of difference. Learn from the experts. The English School”. A tradução seria “Uma única letra do alfabeto pode fazer toda a diferença. Aprenda com os especialistas. A escola de inglês”. Claro que para compreensão total do anúncio, é necessário conhecer a língua inglesa, já que somente a partir do enunciado verbal, identifica-se o produto que se quer vender: o ensino de inglês. Essa ideia é reforçada pela troca das letras B e S que modificam totalmente a ideia que fazemos quando escutamos ou lemos os nomes Osama e Obama. As pessoas que desconhecem o inglês até conseguiriam apreender as distinções estabelecidas entre os nomes e as cores, por exemplo, mas não saberiam qual o produto anunciado.

3)

http://dkeiniti.files.wordpress.com/2009/02/outdoorsaga-mulher1.jpg

Este anúncio traz a imagem de uma mulher sedutora junto com um carro popular. Essa ideia advém de uma cultura popular em que se associa, como alguns dos desejos masculinos, uma mulher sedutora e um carro. Essa associação é reforçada pela frase “Tudo isso por R$ 25.990,00”, que foi propositadamente colocada no canto esquerdo do anúncio dando a impressão de que o suposto enunciador falava da mulher como algo que valesse muito. Daí a expressão “Tudo isso”, causando ambiguidade à situação. Essa ambiguidade é desfeita quando o enunciador diz “Tô falando do Gol”. A própria linguagem coloquial (“Tô”) reforça a ideia de um carro popular ser oferecido a pessoas também populares, no caso homens. Um recurso gráfico que chama a atenção é o fato de a taxa de 0,20% a.m. estar em vermelho, o que atrai o olhar do expectador.  Há também a ousadia em se colocar o preço. É destaque do anúncio que transmite, com isso, a ideia de honestidade (“nenhuma revendedora poderá alterar o preço, porque eu, comprador saberei quanto custa o carro”), “clareza” ao suposto comprador. Como o anúncio é veiculado em outdoors, o texto deve ser breve e impactante, porque pressupõe-se que o leitor ao ler a publicidade, o faz em movimento, seja em um veículo ou a pé. Assim, este anúncio ao tentar vender um carro opta pela tradição popular de atrair o suposto comprador, no caso um homem, a partir da imagem de uma bela mulher.

4)


http://www.youtube.com/watch?v=pCL-95dc19E

Este anúncio veiculado na televisão e também na internet tem como recursos as imagens e a música sentimental que colabora com o enredo. O fato de uma criança estar sozinha em casa e decidir cortar os cabelos para ajudar o irmão com câncer (afirmativa verificada pela ausência de cabelos do irmão em função dos tratamentos químicos) é uma escolha muito criativa do publicitário para vender a ideia de que precisa haver conscientização das pessoas para colaborar com a Associação do Câncer. A ação de cortar os cabelos não teria o mesmo efeito caso fosse praticada por um adulto. O fato de ser uma criança reforça a nobreza da decisão, já que criança é ingênua e age pela emoção. Nesse caso, a irmã desconhece que não poderá colocar seus cabelos cortados no irmão e nisso reside toda a “sacada” do produtor que desenvolve o enredo com uma bela melodia, inspirando sentimentos de compaixão e solidariedade. Neste anúncio, a linguagem verbal foi dispen sada pela sucessão temporal de imagens que, por si só, dizem tudo, claro que os conhecimentos prévio e de mundo são essenciais para a construção do sentido.


Importante: todas essas análises deverão ser relatadas oralmente aos alunos junto com o anúncio. O texto serve de base para o professor e pode sofrer intervenções com outras possíveis leituras. O docente também pode dar ênfase no que, ao seu ver, merecer maior atenção.

Atividade 2

Depois das reflexões docentes, os alunos, trabalhando em duplas ou grupos maiores, deverão analisar um anúncio publicitário escolhido pelo professor para mostrar como o criador do anúncio construiu argumentativamente seu intento, conforme fez o professor anteriormente. Para isso, deverão responder a questões elaboradas pelo docente. Essas perguntas auxiliarão os alunos na exposição oral que deverão fazer sobre a publicidade aos colegas da classe.
Seguem algumas sugestões de anúncios e perguntas orientadoras ao cálculo do sentido de cada publicidade:

1)

http://www.izip.com.br/blog/wp-content/uploads/2006/10/262228407_c70b9f6973.jpg

a) Os anúncios acima são destinados a que público? Comprove essa resposta com elementos dos anúncios.
b) Qual o produto ou ideia vendem?
c) O primeiro outdoor (Kelloggs) tenta aproximar-se do público por meio de qual recurso linguístico?
d) A palavra “prateleira” permite qual tipo de inferência?
e) O diminutivo empregado na palavra “facinho” reforça uma ideia. Qual é? Pense no público a que se destina o anúncio.
f) No segundo outdoor (Ação), o que mais chama a atenção?
g) A escolha do fundo branco tem algum objetivo? Se sim, qual?
h) Como está vestido o personagem desse outdoor? O que isso significa?
i) A escrita é formal ou informal? Qual a implicância disso para o anúncio?
j) Por que a escolha pela expressão “um pouco de comida” em vez de, por exemplo, “comida”?
k) A disposição dos outdoors contribui para a criação de outros sentidos. Quais?
l) Tendo em vista as especificidades de outdoors, você acha que os produtores foram felizes na escolha das imagens e textos? Comente.


2)


http://admeister.files.wordpress.com/2009/03/havaianas.jpg

a) Neste anúncio, o que mais chama a atenção?
b) Existe algum propósito no uso de cores? Qual?
c) Qual o contexto social em que o produto é vendido? Como comprovar essa informação?
d) O produto destinado a venda é bastante realçado, inclusive o produtor cria um efeito como se o chinelo fosse serpentina. Por que esse efeito?
e) Qual a relação desse contexto com o produto?
f) No canto esquerdo do anúncio, em letras menores, lê-se “Fantasia é o que a gente usa nos outros 361 dias do ano”. Por que 361 dias?
g) Explique o sentido da frase acima com base no contexto da publicidade.
h) Por que a expressão informal “ a gente” no lugar de “nós”?
i) Na sua opinião, o publicitário conseguiu vender o produto? Discuta.


3)


http://www.alejandrosuarez.com.br/wp-content/uploads/ 2009/06/perros-fuertes1.jpg

a) O anúncio vende qual produto?
b) Como é possível saber is so?
c) Se você desconhecesse a marca posta no canto superior direito do anúncio, seria possível identificar o produto vendido? Explique.
d) Caso desconheça o que está escrito em inglês, mas conheça a marca (já que é bastante difundida), você seria c apaz de produzir sentidos?
e) Relacionando língua “For strong dogs”, cuja tradução é “Para cachorros fortes”, com imagem, o que se pode deduzir?
f) Cavar buracos é algo comum a cães. Entretanto há algo inusitado no anúncio. O que é? Você concorda que isso é a grande “sacada” do produtor?
g) A linha branca ajuda a identificar o quê?
h) Por que a imagem do osso próximo ao buraco?
i) A imagem do cão foi uma escolha acertada para a mensagem de cães fortes?
j) Há algo que você acha que poderia ter sido feito diferente?

4)


http://www.zell.com.br/pub-anuncios/anuncio-revista-1-g.jpg

a) O que se anuncia?
b) Qual o argumento posto pelo produtor para que o expectador compre o prod uto?
c) Qual palavra marca essa oposição?
d) Justifique a escolha por letras brancas no primeiro período do anúncio e letras pretas para o segundo. Além disso comente sobre o tamanho das letras nestes primeiros períodos em oposição a todo resto do anúncio.
e) O que representa a imagem no anúncio? Ou seja, por que a escolha de três pessoas bonitas e sorridentes? Isso se contrapõe a quê?
f) O texto logo abaixo da imagem tem qual objetivo?
g) Em seguida, são apresentados os monitores de campo eletromagnético. Por quê?
h) Em letras vermelhas, ao fim do anúncio, lê se “Zell ambiental, três vezes premiada pela Petrobras, no Prêmio Bacia de Campos, Melhores Fornecedores em suas Categorias!”. Por que o uso dessa informação? Qual o peso argumentativo dessa escolha?
i) Nesse anúncio, a cor predominante é a vermelha. Será que existe alguma razão para isso?
j) Diferentemente de outros anúncios, este preza mais pelo uso do registro escrito. Por quê?
k) Você faria alguma sugestão de modificação no anúncio?


5)


http://www.youtube.com/watch?v=KYto7b4EK0U

a) Apesar de o anúncio estar em outra língua, tranquilamente é possível identificar o produto vendido. O que é?
b) O produto só parece nos últimos momentos do vídeo. Por quê? O que isso causa nos expectadores?
c) A seleção de imagens nunca é aleatória. Explique a escolha das cenas e lugares onde se passa o enredo do anúncio.
d) Por que a escolha de um homem comum e não alguém muito bonito ou muito musculoso, por exemplo?
e) O fato de um cão se perder de seu dono não é algo inusitado. Entretanto, a forma como foi tratado o fato pelo produtor chama a atenção. Explique.
f) O anúncio é acompanhado por uma melodia suave. Qual o significado disso? E se ao invés da melodia suave fosse escolhido um rock? Teria alguma diferença? Comente.
g) O único momento em que a melodia é interrompida é quando toca o celular do homem cujo cão está perdido. Isso teve alguma significância?
h) Por que a escolha de crianças para descobrirem o cão perdido e fazerem a ligação ao dono?
i) Por que a menina que liga para o dono do cão mostra o animal ao dono? Quais sentidos podemos construir a partir dessa ação?
j) Qual sua opinião sobre o anúncio? Gostou? Não, Sim, Por quê?


Aula 2
Atividade

Esta aula será reser vada à exposição oral dos anúncios publicitários pelos grupos de alunos. O estudante deverá mostrar aos colegas todas as estratégias e recursos linguísticos e visuais utilizados pelo produtor textual para vender um produto e/ou uma ideia. Deverão ser disponibilizados o data-show ou os anúncios deverão ser xerocopiados.

Aula 3
Atividade

Depois da sequência didática que se iniciou no conhecimento do gênero, sua finalidade e meio em que circula (ver aula “Anúncio publicitário: finalidade e suporte textual”), passou-se à reflexão sobre estratégias textuais para a construção do sentido, finalmente, chegou o momento de produção do gênero. Logo, esta aula será dedicada à produção de um anúncio publicitário para ser veiculado em mídia impressa, em uma revista e/ou jornal. Depois, a produção deverá ser exposta no mural da escola a fim de que os alunos sintam-se prestigiados por suas ideias criativas e, necessariamente, argumentativas.
Caso o professor conte com a ajuda do docente de informática, o anúncio poderá ser elaborado no laboratório com os recursos gráficos disponíveis em programas de computador. Ainda, se a turma estiver muito empenhada na proposta, poderá ser requisitada a criação de um anúncio para ser veiculado, por exemplo, na televisão ou no site

 www.youtube.com

Avaliação

A avaliação consistirá em dois momentos:
1º: na percepção do aluno quanto às estratégias e recursos utilizados pelo produtor dos anúncios publicitários para vender um produto e/ou uma idéia. Os estudantes deverão ser capazes de identificar as relações intertextuais presentes no texto, deverão ser capazes de ativar os conhecimentos prévio e de mundo e ainda terão de realizar inferências para o cálculo do sentido. Será averiguada também a capacidade discente em perceber o cunho argumentativo dos recursos linguísticos/visuais/sonoros/gráficos. Tudo isso será analisado no momento da exposição oral sobre o anúncio publicitário destinado a cada grupo de alunos.
2º: na criação do anúncio, envolvendo a capacidade reflexiva e de escolha quanto aos recursos de que dispõe a língua bem como as estratégias de outras ordens, como o layout, as cores, a disposição gráfica, as imagens etc. Nesse momento a criatividade será essencial.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 3/8 - 37.5%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 4/8 - 50%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.