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Porque os peixes morrem?

 

21/11/2008

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Ezequiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender os conceitos de ácidos e bases
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer os elementos químicos presente na tabela periódica.
Estratégias e recursos da aula

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Será que a água utilizada nas indústrias é tratada antes de ser devolvida ao rio?

A preservação do meio ambiente é uma das principais bandeiras levantadas pela Miracema-Nuodex.

De acordo com o engenheiro, a empresa gostaria de usar mais vezes a mesma água, mas o nível de concentração de sais dissolvidos ficaria muito alto e acabaria comprometendo a qualidade dos produtos.

Por isso, é necessário descartar em média 30% do efluente tratado (água). Porém, a qualidade da água que volta ao rio é muito melhor se comparada ao estado em que estava quando foi retirada. "Antes de ser usada na fabricação dos produtos químicos essa água é tratada e usada pela fábrica.

Depois ela passa pela ETEL para ser utilizada mais uma vez no processo. Antes de ser devolvida ao Capivari passa novamente pelo tratamento. Então devolvemos a água (efluente tratado) em condições bem melhores", explica o coordenador ambiental da Miracema-Nuodex, engenheiro Jairo Alves Junior.

http://www.paginasdinamicas.com.br/ecopress/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_jornal=2&id_noticia=21994&id_pag=22


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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/992/imagens/teorizacao.jpg

  Definindo ácidos e bases

Foi o cientista sueco Arrhenius quem melhor definiu os ácidos e bases.
Segundo ele os ácidos em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio H +, as bases, nas mesmas condições, liberam hidroxilas, íons negativos OH -.
Pode-se observa a reação do cloreto de hidrogênio (HCl) que diluído em água, ioniza-se e passa a ser definido como ácido clorídrico.
 
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Há outras definições sobre os ácidos e bases

Para o dinamarquês Johannes N. Bronsted e o inglês Thomas Lowry em sua "definição protônica", ácido é uma substância capaz de ceder um próton a uma reação, enquanto base é uma substância capaz de receber um próton.

Na perspectiva de Bronsted e Lowry estes definiram ácidos e bases a partir dos prótons que liberavam e recebiam.

Gilbert Newton Lewis norte americano teve o olhar voltado para os elétrons para sustentar e desenvolver a própria definição quando afirma que ácidos são substâncias que, numa ligação química, podem receber pares eletrônicos, enquanto as bases são aquelas que cedem estes pares. Sua definição abarca a de Arrhenius e a de Bronsted e Lowry ainda em evidencia no seu campo de estudo.

Características que identificam os ácidos e bases

Ácidos: tem sabor azedo.

Bases: tem sabor adstringente que é semelhante a gosto de sabão. Pode ser identificado medindo-se o potencial hidrogeniônico (pH). Isto é feito utilizando-se uma escala logarítima que vai de zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro.
Desta maneira uma solução será ácida se tiver valor menor que 7 ao contrário será denominada como alcalinos (bases)

Neste espaço os estudantes deverão navegar pela animação no sentido de compreenderem sobre os ácidos e bases. Quando uma indústria que produz soda cáustica, apresenta a necessidade do tratamento dos resíduos para a preservação da Natureza.

 
O estudante poderá testar qual solução dentre três escolhas, vai tratar adequadamente a água para que os peixes voltem ao meio ambiente.
 
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Os estudantes deverão acessar e resolver as    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/992/imagens/questoes.png que estão disponíveis no sitio do " Programa Educar " da USP.  
Para acessar as questões clique no link:  http://educar.sc.usp.br/quimapoio/Testeacidosebases.html
 
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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/992/imagens/labquimica.png
 
Neste espaço os estudantes deverão se organizar em equipe de três, pesquisar sobre a Fenolftaleína e desenvolver a experiência na prática (encontrar o PH de diferentes elementos) e fazer um relato sobre.
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/992/imagens/saibamais.png
Pesquise e conheça a Teoria dos acidos e bases criada por Svante August Arrhenius
 
 
Sugerimos que você procure em outras fontes.
 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/992/imagens/PRATICASOCIALFINAL.gif
 
Como prática os estudantes deverão fazer um levantamento no município onde residem no sentido de verificarem como a água é tratada. Após a pesquisa deverão apresentar os resultados em um blog
 
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http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/992/imagens/autoavaliacao5.JPG

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Vamos salvar os peixes? Animação/simulação
Recursos Complementares
educar.sc.usp.br/quimapoio/acido.htm; http://www.brasilescola.com/biografia/svante-august-arrhenius.htm; http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/acidos.html; http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/acidos_bases/introducao.html; http://www.e-escola.pt/site/topico.asp?topico=382⩝em=4&canal=3; http://educar.sc.usp.br/quimapoio/Testeacidosebases.html
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades. O professor observará a apresentação das atividades, relativas a pesquisa de campo realizada na comunidade.
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