Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ampliação de vocabulário: os sinônimos no Criptograma

 

21/10/2009

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Discutir questões relacionadas à existência de sinônimos perfeitos na língua;
• ampliar o vocabulário por meio de exercício lúdico de sinônimos;
• aplicar os sinônimos aprendidos em diferentes contextos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos conheçam a história “Alice no país das maravilhas”, saibam utilizar o dicionário, além de saberem também preencher palavras cruzadas ou jogos de caça-palavras.

Estratégias e recursos da aula

• Atividade lúdica (o criptograma);
• Produção escrita em grupos.

AULA 1

ATIVIDADE 1

O professor deverá começar a aula aguçando a curiosidade dos alunos, perguntando:
• O que é um Criptograma?
• Alguém já viu ou resolveu um Criptograma?

Conforme as respostas dos alunos, o professor deverá explicar a eles o que é um Criptograma, deverá também falar sobre a ineficiência de se procurar sinônimos de palavras isoladas, ou seja, fora de um contexto; sobre a possibilidade de não existência de sinônimos perfeitos para determinados palavras em alguns contextos. Nem sempre os sinônimos substituem claramente os sentidos de determinadas palavras no texto.
Por fim, na sequência, deverá mostrar em um cartaz grande uma cópia ampliada de um criptograma. (modelo abaixo)


Cópia disponível em:
http://khemis.vilabol.uol.com.br/imagens/kripto.png

ATIVIDADE 2

O professor deverá motivar os alunos para a tarefa principal que é a de resolver um Criptograma. Para tanto, o professor deverá levá-los para a sala de informática e acessar o site disponibilizado abaixo para que os estudantes possam jogar o Criptograma “Alice no país das Maravilhas”. Antes de começarem a jogar, a professora deverá retomar e resumir a história, que foi lida pela turma na aula anterior.
Jogo disponível no site:
http://nonio.eses.pt/alice/jogos/cript_2.htm

O jogo consiste em responder às perguntas sobre a história. Os alunos deverão utilizar as letras do alfabeto para completar a história com as palavras que faltam, assim completando as lacunas. Ao terminarem, estarão aptos a trabalharem com um Criptograma mais complexo em outra aula.

Importante: O professor e os alunos deverão saber que o Criptograma é um texto cifrado que obedece a um código e a uma lógica pré-determinados para decifrar a mensagem. O Criptograma pode ser elaborado envolvendo números, letras, números e letras e símbolos gráficos. É muito usado nos dias atuais como passatempo em livros especializados, revistas e jornais.

AULA 2
ATIVIDADE

Para essa atividade, o professor deverá entregar para cada aluno cópia do Criptograma apresentado abaixo e solicitar que o completem. Deverá exigir dos alunos muita atenção, pois cada símbolo equivale a uma letra do alfabeto. É uma atividade divertida e geralmente os alunos gostam, principalmente se houver competição entre eles. Por exemplo: o professor poderá dar um bombom para quem conseguir terminar a tarefa primeiro.

Importante: O professor deverá saber que a sinonímia é um dos conceitos mais tradicionais e conhecidos da semântica e que, para alguns estudiosos, só podem ser consideradas sinônimas as palavras que podem ser substituídas em qualquer contexto sem a mais leve mudança no sentido cognitivo ou afetivo.

Na sequência, o professor deverá corrigir a tarefa. Para ajudar o professor, optamos por escanear o criptograma com as respostas. O professor deverá preparar com antecedência frases com palavras do Criptograma para exemplificá-las em um contexto.

Por exemplo:
O LÓBULO de minha orelha direita está muito vermelho.
Hoje comi OMELETE no almoço.
Cuidado com as MICOSES. Elas são muito desagradávei s.


AULA 3

ATIVIDADE

PRODUÇÃO DE TEXTO

O professor deverá iniciar a aula rememorando a atividade da aula anterior: o Criptograma. Deverá solicitar aos alunos que elaborem um pequeno texto onde estejam presentes pelo menos 10 das palavras aprendidas no Criptograma. Para tanto, deverá organizar os alunos em grupos. O tema é livre e será necessário que os estudantes sejam bastante criativos para usarem as palavras e fazerem com que elas tenham sentido, coesão e coerência. O professor deverá estimular a utilização do dicionário durante a atividade.
Depois de terminada a produção textual, o professor abrirá espaço para que os grupos leiam seus textos para a turma, chamando a atenção para o sentido das palavras novas que aprenderam no Criptograma.


Importante: Professor, no geral, as palavras novas aprendidas e não colocadas em uso não farão parte do vocabulário ativo do aluno. Então, é necessário que os alunos sempre as coloquem em um contexto e que passem a utilizá-las no cotidiano.

Sugestões de leitura para o professor:

 DIAS, Eliana. Reflexões sobre o ensino do léxico na escola fundamental. In: Léxico e morfofonologia: perspectivas e análises. Org. MARTINS, E; CANO, W; FILHO, W. Uberlândia: EDUFU, 2006.

Recursos Complementares

Os alunos poderão ir ao laboratório de informática e acessarem o site
http://2.bp.blogspot.com/_EHH67J685Gk/SULbxf2MS6I/AAAAAAAABfM/EZHW8lx4tiU/s1600-h/crip.jpg e resolverem outro Criptograma ali disponível.

Avaliação

Avaliação dos alunos: O professor deverá observar a participação dos alunos em todo o processo até a culminância com a produção de texto. Deverá solicitar aos alunos que comentem os textos elaborados pelos colegas de outros grupos. Foram criativos? Usaram as palavras do criptograma? Os textos têm sentido? etc
Avaliação das aulas: é interessante que o professor peça aos alunos que façam uma avaliação da proposta dessas aulas.

  • Gostaram? Não gostaram? Por quê?
  • O que pode ser melhorado?

Assim, o docente poderá atentar-se para que, num próximo encontro, algumas falhas possam ser sanadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.