Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mapeando o gênero: construindo relações mais justas

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Promover a desconstrução e reconstrução dos atributos masculinos e femininos que foram construídos sobre o mito da superioridade masculina; Respeitar a diversidade no desempenho dos papéis de gênero; Reconhecer que existem relações desiguais entre homens e mulheres e poder com isso refletir e visualizar a possibilidade real de minimizar as inequidades e desigualdades existentes; Facilitar um processo de reflexão sobre as conseqüências dessas desigualdades, no âmbito social e pessoal.

Duração das atividades
2 módulos/aula (50 minutos cada módulo)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Quais as atividades exclusivas das meninas? E dos meninos?
  • Há certas profissões predominantemente masculinas? E outras predominantemente femininas?
  • De onde vem essa divisão?
  • O que fazer para tornar-se menino?
  • O que fazer para tornar-se menina?
  • Como meninas e meninos aprendem sobre o masculino e sobre o feminino?
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE: ATRIBUTOS MASCULINOS E FEMININOS CONSTRUÍDOS SOCIALMENTE


1º MOMENTO:
• Formar grupos de 5 alunos e solicitar que conversem sobre os atributos e/ou comportamentos masculinos e femininos;
• Cada grupo receberá dois cartazes e, como tarefa inicial, os grupos vão elaborar no cartaz um corpo humano masculino e feminino para posterior apresentação;

• Solicitar os grupos que escrevam dentro do cartaz “corpo humano masculino” atributos esperado de meninos e, dentro do cartaz “corpo humano feminino” atributos esperados de meninas.

Observação para o professor: O material produzido pelos alunos poderão servir como subsídios para outros projetos da escola que trabalhem com a temática em questão. Caso não aconteça, separe o material para reciclagem.


Após 20 minutos...


• Após a elaboração dos cartazes, pedir a cada grupo que eleja um representante (coordenador) para explicar como foi o processo de discussão e de montagem dos cartazes;
• Cada coordenador de grupo coloca seus cartazes em uma parede da sala e explicará para o grande grupo o significado dos atributos que elegeram e/ou que esperam como masculino e feminino.
• Posteriormente as apresentações dos coordenadores, abrir um debate com todos os participantes;
• O professor poderá fazer uma síntese dos tópicos apresentados e incentivar a reflexão sobre esses atributos masculino e feminino em diferentes culturas.
Pontos para discussão:
• Problematizar os significados de masculino e feminino estabelecidos pelos grupos;
• Polemizar os significados de ser homem, ser mulher em nossa cultura através das construções dos grupos;
• Questionar as permanências dos preconceitos, hierarquização e desigualdades sobre as diferenças entre homens e mulheres;
• Destacar que as masculinidade(s) e feminilidade(s) são múltiplas.


2º MOMENTO: Encerra-se com a execução, debate e reflexão advinda da música Guerreiro Menino – Fagner (Composição: Gonzaguinha).

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=hkpnAks4_S4&feature=related>.

Para facilitar o debate e reflexão o professor poderá entregar uma cópia da letra da música para cada grupo e, pedir que levantem alguns questionamentos acerca das questões de gênero tratada na música. É interessante que o professor faça intervenção sempre que os pensamentos preconceituosos sejam explicitados.
Letra da música -

GUERREIRO MENINO - FAGNER (COMPOSIÇÃO: GONZAGUINHA)

UM HOMEM TAMBÉM CHORA/MENINA MORENA/ TAMBÉM DESEJA COLO/PALAVRAS AMENAS/ PRECISA DE CARINHO/PRECISA DE TERNURA/ PRECISA DE UM ABRAÇO/ DA PRÓPRIA CANDURA/ GUERREIROS SÃO PESSOAS/ SÃO FORTES, SÃO FRÁGEIS/ GUERREIROS SÃO MENINOS/ NO FUNDO DO PEITO/ PRECISAM DE UM DESCANSO/ PRECISAM DE UM REMANSO/ PRECISAM DE UM SONHO/ QUE OS TORNEM PERFEITOS

É TRISTE VER ESTE HOMEM/ GUERREIRO MENINO/ COM A BARRA DE SEU TEMPO/ POR SOBRE SEUS OMBROS/ EU VEJO QUE ELE BERRA/ EU VEJO QUE ELE SANGRA/ A DOR QUE TRAZ NO PEITO/ POIS AMA E AMA/ UM HOMEM SE HUMILHA/ SE CASTRAM SEU SONHO/ SEU SONHO É SUA VIDA/ E A VIDA É TRABALHO/ E SEM O SEU TRABALHO/ UM HOMEM NÃO TEM HONRA/ E SEM A SUA HONRA/ SE MORRE, SE MATA.

                                                                          NÃO DÁ PRA SER FELIZ/ NÃO DÁ PRA SER FELIZ (BIS)

Recursos Complementares

Professor, para exercer o seu papel como mediador na discussão será sugerido à leitura do artigo intitulado Relações de Gênero de autoria de Francisco Cabral e Margarita Diaz. Disponível em: <http://www.adolescencia.org.br/empower/website/pdf/genero.pdf>.


Outras sugestões de músicas, sobre tal temática, que podem ser trabalhadas pelo professor:

Avaliação

     Os alunos deverão ser avaliados durante todos os momentos da atividade proposta. Assim, o professor terá como perceber se ocorreram mudanças nas representações dos papéis de gênero, bem como, a quebra de preconceitos, estereótipos e discriminações advindas das atividades generificadas.
     É justamente a partir desse esforço que alcançaremos resultados significativos na construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.