30/10/2009
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Promover a desconstrução e reconstrução dos atributos masculinos e femininos que foram construídos sobre o mito da superioridade masculina; Respeitar a diversidade no desempenho dos papéis de gênero; Reconhecer que existem relações desiguais entre homens e mulheres e poder com isso refletir e visualizar a possibilidade real de minimizar as inequidades e desigualdades existentes; Facilitar um processo de reflexão sobre as conseqüências dessas desigualdades, no âmbito social e pessoal.
ATIVIDADE: ATRIBUTOS MASCULINOS E FEMININOS CONSTRUÍDOS SOCIALMENTE
1º MOMENTO: • Formar grupos de 5 alunos e solicitar que conversem sobre os atributos e/ou comportamentos masculinos e femininos;
• Cada grupo receberá dois cartazes e, como tarefa inicial, os grupos vão elaborar no cartaz um corpo humano masculino e feminino para posterior apresentação;
• Solicitar os grupos que escrevam dentro do cartaz “corpo humano masculino” atributos esperado de meninos e, dentro do cartaz “corpo humano feminino” atributos esperados de meninas.
Observação para o professor: O material produzido pelos alunos poderão servir como subsídios para outros projetos da escola que trabalhem com a temática em questão. Caso não aconteça, separe o material para reciclagem.
Após 20 minutos...
• Após a elaboração dos cartazes, pedir a cada grupo que eleja um representante (coordenador) para explicar como foi o processo de discussão e de montagem dos cartazes;
• Cada coordenador de grupo coloca seus cartazes em uma parede da sala e explicará para o grande grupo o significado dos atributos que elegeram e/ou que esperam como masculino e feminino.
• Posteriormente as apresentações dos coordenadores, abrir um debate com todos os participantes;
• O professor poderá fazer uma síntese dos tópicos apresentados e incentivar a reflexão sobre esses atributos masculino e feminino em diferentes culturas.
Pontos para discussão:
• Problematizar os significados de masculino e feminino estabelecidos pelos grupos;
• Polemizar os significados de ser homem, ser mulher em nossa cultura através das construções dos grupos;
• Questionar as permanências dos preconceitos, hierarquização e desigualdades sobre as diferenças entre homens e mulheres;
• Destacar que as masculinidade(s) e feminilidade(s) são múltiplas.
2º MOMENTO: Encerra-se com a execução, debate e reflexão advinda da música Guerreiro Menino – Fagner (Composição: Gonzaguinha).
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=hkpnAks4_S4&feature=related>.
Para facilitar o debate e reflexão o professor poderá entregar uma cópia da letra da música para cada grupo e, pedir que levantem alguns questionamentos acerca das questões de gênero tratada na música. É interessante que o professor faça intervenção sempre que os pensamentos preconceituosos sejam explicitados.
Letra da música -
GUERREIRO MENINO - FAGNER (COMPOSIÇÃO: GONZAGUINHA)
UM HOMEM TAMBÉM CHORA/MENINA MORENA/ TAMBÉM DESEJA COLO/PALAVRAS AMENAS/ PRECISA DE CARINHO/PRECISA DE TERNURA/ PRECISA DE UM ABRAÇO/ DA PRÓPRIA CANDURA/ GUERREIROS SÃO PESSOAS/ SÃO FORTES, SÃO FRÁGEIS/ GUERREIROS SÃO MENINOS/ NO FUNDO DO PEITO/ PRECISAM DE UM DESCANSO/ PRECISAM DE UM REMANSO/ PRECISAM DE UM SONHO/ QUE OS TORNEM PERFEITOS
É TRISTE VER ESTE HOMEM/ GUERREIRO MENINO/ COM A BARRA DE SEU TEMPO/ POR SOBRE SEUS OMBROS/ EU VEJO QUE ELE BERRA/ EU VEJO QUE ELE SANGRA/ A DOR QUE TRAZ NO PEITO/ POIS AMA E AMA/ UM HOMEM SE HUMILHA/ SE CASTRAM SEU SONHO/ SEU SONHO É SUA VIDA/ E A VIDA É TRABALHO/ E SEM O SEU TRABALHO/ UM HOMEM NÃO TEM HONRA/ E SEM A SUA HONRA/ SE MORRE, SE MATA.
NÃO DÁ PRA SER FELIZ/ NÃO DÁ PRA SER FELIZ (BIS)
Professor, para exercer o seu papel como mediador na discussão será sugerido à leitura do artigo intitulado Relações de Gênero de autoria de Francisco Cabral e Margarita Diaz. Disponível em: <http://www.adolescencia.org.br/empower/website/pdf/genero.pdf>.
Outras sugestões de músicas, sobre tal temática, que podem ser trabalhadas pelo professor:
Os alunos deverão ser avaliados durante todos os momentos da atividade proposta. Assim, o professor terá como perceber se ocorreram mudanças nas representações dos papéis de gênero, bem como, a quebra de preconceitos, estereótipos e discriminações advindas das atividades generificadas.
É justamente a partir desse esforço que alcançaremos resultados significativos na construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.
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