Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Escrita de Cartão: desenvolvendo a oralidade e relacionamento em grupo

 

05/11/2009

Autor y Coautor(es)
Fabio Andrade Machado
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interagir por meio da escuta com atenção, respondendo às questões apresentadas, e expondo suas opiniões e sentimentos;
  • Produzir texto escrito adequado ao objetivo, ao destinatário e ao contexto de circulação.
Duração das atividades
2 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Esta atividade poderá ser organizada em uma turma em processo inicial de alfabetização. Em turma heterogênea, podemos solicitar às crianças que já escrevem alfabeticamente para auxiliar os demais colegas. É importante que cada aprendiz faça um texto;
  • O professor deverá trabalhar a estrutura e as funções de um cartão, caso isso ainda não tenha sido feito.
Estratégias e recursos da aula

Recursos:

1 – Uma caixa embrulhada para presente com algumas lembranças para as crianças (mensagens, poemas, bombons); faça uma caixa que desperte a curiosidade de todos.
2 – Pequenos pedaços de papéis com o nome de cada criança da turma
3 – Folhas para produção de pequenos cartões

Atividade 1

Professor organize a turma em roda e ofereça oportunidades para que os alunos se sintam a vontade, afim de que sua espontaneidade seja trabalhada, ou seja, ajude-os a refletir e a se colocar no lugar do outro. É o momento de se expressarem e se conhecerem melhor.

Pergunte à turma se eles se conhecem bem, principalmente as qualidades do colega, pois alguém muito especial receberá um presente. No entanto, devem prestar atenção e seguir as orientações do texto que o professor lerá.

Primeiro diga: “será feito um sorteio para ver quem tem sorte de ficar com o presente”. Em seguida leia o texto abaixo. Professor tenha a liberdade de alterar as qualidades, excluindo ou incluindo novas, de acordo com sua realidade escolar. A cada qualidade mencionada solicite que uma criança a escreva no quadro, se necessário com apoio da turma.  A medida que as qualidades forem sendo lidas e escritas no quadro é importante discutir a importância de cada uma delas e se o colega possui outras qualidades. O colega que recebeu o presente também poderá apontar outros colegas com as mesmas qualidades.

DE QUEM SERÁ O PRESENTE?
1. Parabéns!! Você tem muita sorte, foi sorteado. Ele simboliza a compreensão, a confraternização e a amizade que temos e ampliaremos. Mas o presente não será seu. Observe os amigos e aquele que considera mais organizado será o ganhador dele.
2. A organização é algo de grande valor e você é possuidor desta virtude, irá levantar-se para entregar este presente ao amigo que você achar mais feliz.
3. Você é feliz, construa sempre a sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de todos nós mesmos, mas o presente ainda não será seu. Entregue-o para uma pessoa que na sua opinião é muito meiga.
4. A meiguice é algo muito raro, e você a possui, parabéns. mas o presente ainda não será seu. E você com jeito amigo não vai fazer questão de entregá-lo a quem você acha mais extrovertida.
5. Por ter este jeito tão extrovertido é que você está sendo escolhido para receber este presente, mas infelizmente ele é seu, passe-o para quem você considera muito corajoso.
6. Você foi contemplada com este presente, e agora demonstrando a virtude da coragem pela qual você foi escolhida para recebê-lo, o entregue para quem você acha mais inteligente.
7. A inteligência nos foi dada por Deus, parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitos de nossos irmãos são inteligentes, mas a sociedade muitas vezes os impede que desenvolvam sua inteligência. Agora passe o presente para quem você acha mais simpático.
8.Para comemorar a escolha distribua largos sorrisos aos amigos, o mundo está tão amargo e para melhorar um pouco necessitamos de pessoas simpáticas como você. Parabéns pela simpatia, não fique triste, o presente não será seu, passe-o a quem você acha mais dinâmica.
9. Dinamismo é a fortaleza, coragem, compromisso e energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Precisamos de pessoas como você, parabéns, mas passe o presente a quem você acha mais solidário.
10. Solidariedade é a coisa rara no mundo em que vivemos, de pessoas egocêntricas. Você está de parabéns por ser solidário com seus colegas, mas o presente não será seu, passe-o a quem você acha mais alegre.
11. Alegria!!! Você nessa reunião poderá fazer renascer em muitos corações a alegria de viver, pessoas alegres como você transmitem otimismo e alto astral. Com sua alegria passe o presente a quem você acha mais elegante.
12. Pa rabéns a elegância completa a citação humana e sua presença se torna mais marcante, mas o presente não será seu, passe-o para aquele amigo que você acha mais bonito.
13. Que bom!!! Você foi escolhido o amigo mais bonito entre o grupo, por isso mostre desfilando para todos observarem o quanto você é bonito. Mas o presente não será seu, passe-o para quem lhe transmite paz.
14. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão riqueza, parabéns!!! Você está fazendo falta as grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. O presente é seu!!! Pode abri-lo. (espere a pessoa começar a abrir o presente e antes de terminar, peça para esperar um pouco e continue lendo...) Com muita paz, abra o presente e passe-o a todos os seus amigos e deseje-lhes em nome de todos nós, muita paz.
http://www.scribd.com/doc/504606/dinamicas-jogos – acessado em 14 de outubro de 2009

Atividade 2

Após a última criança receber o presente e distribuí-lo, solicite que todos sorteiem um nome de um colega. Em seguida, entregue uma folha para cada aprendiz e peça que façam um cartão parabenizando o colega sorteado por suas qualidades. Oriente que dobrem a folha ao meio: Siga a orientação do desenho abaixo. A parte externa do cartão deverá ser ilustrada: pode-se usar colagem, ou outra forma de decoração. Na parte interna deverão escrever uma frase destacando as qualidades do colega.

Encerre a atividade com a troca de cartões entre os alunos.

Variação: Em turma inicial no processo alfabético, poderá ser solicitados aos aprendizes que escrevam na capa o nome de quem está enviando e de quem irá receber. Em seguida solicite que copiem do quadro as palavras, ou seja, as qualidades que aquele colega possui, escrevendo-as na parte interna do cartão.

Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Na interação com a leitura pelo professor e por meio de sua participação na escuta do texto, em suas opiniões pertinentes à discussão, respeitando os colegas e sendo respeitados por eles;
  • Em sua produção do cartão: escrita do texto de forma adequada ao solicitado, principalmente se a disposição do texto no papel ficou adequada ao gênero.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.