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Como separar misturas?

 

21/11/2008

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer os tipos de misturas, identificar mistura homogênea, mistura heterogênea, saber como fazer a separação de misturas.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saber sobre substâncias, átomos e elementos químicos.
Estratégias e recursos da aula

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/995/imagens/problematizacao.gif

Como podemos separar as misturas?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/995/imagens/explicando.png

Mistura

Solicite aos estudantes que acessem a animação "Super microscópio virtual", para que dessa forma, possam entender como ocorre a separação de misturas e também os sistemas heterogêneos. 

Clique no título para acessar a animação.

Super microscópio virtual

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/995/imagens/microscopio.JPG

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/995/imagens/aprofundando.jpg

O professor solicita aos estudantes que organizem-se em equipes e pesquisem detalhadamente:
  • Mistura heterogênea de sólidos: Catação, Peneiração, Levigação, Flotação, Ventilação, Imantação, e Dissolução Fracionada.
  • Mistura heterogênea de sólido e líquido: Filtração, Decantação e Centrifugação.
  • Mistura heterogênea de líquidos: Decantação e Centrifugação.
  • Mistura heterogênea de sólido e gás: Filtração.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/995/imagens/atividade.gif

Após pesquisar os conteúdos os estudantes deverão criar uma WebQuest e responder a pergunta abaixo incluindo exemplos.

Como podemos identificar mistura homogênea e mistura heterogênea? 

Para criar a WebQuest acesse o link: <http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/>
 

WebQuest: é uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/995/imagens/webquest1.JPG

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/995/imagens/teorizacao.jpg

Separação de Misturas

Para obter substâncias puras, de determinada mistura, devemos separar seus componentes. O processo de separação nas misturas homogêneas é mais difícil, com as misturas heterogêneas ocorre o contrário, pois seus componentes podem ser identificados a olho nu.

Ao conjunto de processos físicos para separação das misturas, denominamos análise imediata. Em razão das propriedades características de cada substância, pode ser necessário o uso de processos diferenciados na separação das misturas. 

Na prática, utilizamos a separação de misturas para tratar os esgotos, a água, dessalinizar a água do mar, destilar a cachaça, separar as frutas podres das boas, fazer exame de sangue, escolher os grãos de feijão, separar o amendoim torrado de suas cascas, separar moedas em função de seus tamanhos, separar laranjas de diferentes tamanhos e peneirar o arroz para separá-lo da casca, etc.

Separação dos componentes de Misturas Heterogêneas:
  • Sólido - Sólido: Catação, Ventilação, Levigação, Separação Magnética, Cristalização Fracionada, Dissolução Fracionada, Peneiração, Fusão Fracionada e Sublimação.
  • Sólido - Líquido: Decantação, Centrifugação, Filtração Simples, Filtração à Vácuo.
  • Líquido - Líquido: Decantação.
  • Gás - Sólido: Decantação e Filtração.
Separação dos componentes de Mistura Homogênea:
  • Sólido - Líquido: Evaporação, Destilação Simples.
  • Líquido - Líquido: Destilação Fracionada.
  • Gás - Gás: Liquefação Fracionada e Adsorção.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/995/imagens/atividadecomplementar.gif

Para complementar os estudos, os estudantes poderão acessar a animação "Revisando a aula do professor de Química", e revisar a definição de mistura heterogênea e, o método de separação simples. Além disso, entender a definição de sistemas heterogêneos, o processo de filtração simples, usado na separação de misturas heterogêneas. 

Para acessar a animação, clique no link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4953


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/995/imagens/revisandoaaula.JPG

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/995/imagens/labquimica.png

O professor orienta os estudantes para que façam a prática "Separação de Misturas", e solicita para que façam anotações relativas ao que observam pois terão que postar seus apontamentos em um blog.

Para acessar a prática deverão clicar no link: <http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/separac.html>

Para postar no blog, poderão acessar o endereço:<https://www.blogger.com/start>.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/995/imagens/blog.JPG

Blog: é uma abreviação de weblog. Qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (exemplo: as últimas notícias de um jornal online).

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/995/imagens/verificando.jpg

A verificação da aprendizagem ocorrerá a partir da apresentação dos relatos e da elaboração dos blog´s.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Super microscópio virtual Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.algosobre.com.br/quimica/separacao-de-misturas.html; http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1-2.htm; http://web.educom.pt/fq/substancias/separacao.htm; http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/separac.html; http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_revisandoaaula.htm; https://www.blogger.com/start; http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/.
Avaliação
Para que se possa lançar mão de novos conteúdos, é importante verificar ao longo do processo, se os estudantes estão aprendendo. Sugerimos a avaliação formativa com função diagnóstica. Que seja analisado não só o conteúdo disciplinar, mas também o uso dos recursos tecnológicos. Todavia, deve-se privilegiar a aprendizagem dos conteúdos.
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