23/11/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Exercitar a Frottage ou Transfer em variados meios;
Pesquisar memórias com enfoque nas tramas e nos traçados em crochê;
Conhecer poéticas visuais em Forros de Crochê;
Visitar um Centro de Tecelagem;
Entrevistar artesãs com prática em crochê;
Produzir plasticamente propostas em Frottage.
• Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;
• Conceitos de Arte e Artesanato;
Apresente aos alunos a seguinte imagem:
Servet Koçyigit, “Higher Education”, 2006, XVII Bienal Internacional de São Paulo. Fonte: Acervo e fotografia Soraia Lelis
Solicite um olhar atento sobre a imagem que se apresenta para apreciação;
Pergunte ao grupo:
- Vocês conhecem alguma imagem parecida com esta?
- O que a imagem retrata?
- Você acha que é uma pintura?
- Qual é o suporte usado pelo autor da imagem?
Apresente as informações sobre a imagem apresentada:
- Essa imagem representa um detalhe da obra Higher Education, de Servet Koçyigit, exposta na XVII Bienal Internacional de São Paulo, no ano de 2006.
Veja comentário a respeito da obra:
A inusitada obra Higher Education, de Servet Koçyigit, propõe uma nova organização do espaço. "São várias carteiras escolares empilhadas, cada uma com uma criança. É muito interessante", brinca.
http://diversao.terra.com.br/interna/0,,OI1186334-EI7775,00-Visite+a+Bienal+em+apenas+uma+hora.html
- Sobre o artista/autor da obra:
Servet KOÇYIGIT (1971) - nascido em Kaman / vive e trabalha em Amsterdã e Istambul. Em suas intervenções, Servet Koçyiğit reconstrói e reorganiza objetos, pessoas, situações e ambientes de forma a criar realidades alternativas. Cenas à primeira vista banais, as imagens criadas por Koçyiğit contêm um rico potencial semântico. São sensíveis a situações e incidentes pequenos, frágeis e cotidianos; ilustram o interesse do artista em trabalhar linguagem e humor. O artista destaca mostras em De Kleine Biennale, em Utrecht, na 9ª Bienal Internacional de Istambul e em De APPEL Centre of Contemporary Art, em Amsterdã.
http://vejasaopaulo.abril.com.br/red/bienal2006/programa.pdf
Comente sobre o detalhe da obra que se apresenta: - uma colagem de forros de crochê de forma circular, multicoloridos, presos na parede por meio de tachinhas, criando um enorme painel e que, provavelmente, o artista não tenha confeccionado os forros de crochê, mas se apropriado deles enquanto objeto para compor a sua obra;
Apresente agora outra imagem:
Soraia Lelis, “Memórias de minha mãe”, Tintura e colagem de forros de crochê sobre madeira, 2007. Acervo Particular
Detalhe, Soraia Lelis, “Memórias de minha mãe”, Tintura de forros de crochê e colagem sobre madeira, 2007. Acervo Particular
Solicite um olhar atento sobre esta imagem que se apresenta para apreciação, perguntando ao grupo:
- Vocês conhecem o conjunto de objetos que integra essa imagem?
- O que a imagem representa: uma pintura, um desenho ou uma colagem?
- O suporte usado é o mesmo da obra anterior? (Observe que aqui há uma moldura em madeira com vidro);
- Os forros de crochê da obra anterior são multicores.. e nesta? (Lembre o conceito de Monocromia “Mono” – Um; “Cromos ou Cromia” – Cor: uma só cor);
- Que relação vocês apontam entre as duas propostas?
Apresente as informações sobre segunda imagem apresentada:
- Essa imagem representa um trabalho plástico de Soraia Lelis, professora de Artes em Uberlândia-MG, produzido em 2007, o qual ela intitulou “Memórias de minha mãe”: é uma colagem de forros de crochê variados, feitos pela mãe da autora há mais de três décadas, os quais ela recuperou, tingindo-os em cores variadas, engomando-os e aplicando-os co m cola sobre uma placa de madeira envelhecida, emoldurada com madeira e vidro.
Solicite aos alunos para entrevistarem pessoas mais velhas de suas famílias ou vizinhos e amigos, buscando coletar forros de crochê em suas memórias;
Aula 2
Marque com antecedência uma visita aos Centros de Formação nos bairros da sua cidade e/ou, se houver, ao Centro Municipal de Tecelagem, proporcionando aos alunos, o contato direto com artesãos e suas produções artesanais;
Registre os trabalhos existentes e os diálogos do grupo com as pessoas que trabalham, freqüentam ou visitam estes locais.
Aula 3
Ofereça folhas de papel sulfite e gizão de cera aos alunos e convide-os para buscar uma apreciação dos objetos do contexto escolar e da sala de aula;
De posse de um objeto interessante, os alunos deverão colocá-lo sob a folha de papel e, friccionando o giz de cera na posição horizontal, registrar a forma escolhida, em trabalho de transferência de imagem a partir da obtenção de suas texturas e formas;
Exercício de Pesquisa em Frottage – Aluno 5ºAno – ESEBA/UFU
Acervo Soraia Lelis
No trabalho acima observa-se imagens de colher, tesoura, tinta nanquim, trincha/pincel, aquarela, clipes, faca, chave, moedas e uma silhueta feminina;
Cole os trabalhos na parede da sala, de modo que todos vejam e comentem as produções obtidas na pesquisa.
Aula 4
Apresente e discuta com os alunos o conceito de Frottage:
Técnica de colagem criada por Marx Ernst, em 1925, como técnica de fricção ou frotamento, que consite em transferir para o papel ou a tela as impressões de objetos tais como tronco de madeira, folha seca, superfície rugosa etc. A partir dessas imagens frotadas, o artista deixa fluir sua imaginação, interferindo plasticamente no suporte e criando sua escrita automática. A artista brasileira Sara Ávila, seguindo os ensinamentos de surrealistas como Marx Ernst, utiliza muitas vezes a técnica de frottage em seus desenhos e pinturas. (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.86)
Para saber mais sobre Sara Ávila:
http://www.comartevirtual.com.br/sa-crit.htm
Socialize na turma os objetos em crochê coletados pelos alunos em suas visitas;
Forro de Crochê - Acervo Particular
Forro de Crochê - Acervo Particular
De posse do referencial teórico-plástico, as obras apreciadas e os objetos artesanais coletados, proponha aos alunos o exercício da Frottage, também conhecida como Frotagem ou Transfer;
Exercício de Pesquisa em Frottage – Aluno 3º Ano – ESEBA/UFU
Acervo Soraia Lelis
Exponha e socialize na turma as propostas construídas em frottage;
Exercício em Frottage – Aluno 3ºAno – ESEBA/UFU
Acervo Soraia Lelis
Exercício em Frottage – Aluno 3ºAno – ESEBA/UFU
Acervo Soraia Lelis
Exercício em Frottage – Aluno 3ºAno – ESEBA/UFU
Acervo Soraia Lelis
Propostas em frottage com giz de cera e arte final em lápis de cor;
Composição Plástica em Frottage – Aluno 3ºAno – ESEB A/UFU
Acervo Soraia Lelis
Composição Plástica em Frottage – Aluno 3ºAno – ESEBA/UFU
Acervo Soraia Lelis
FROTTAGE (Frotagem – fricção) – técnica de desenho na qual um papel é colocado sobre qualquer material áspero, como pedaços de madeira ou pedra, e tratado com lápis e crayon até adquirir a qualidade superficial da substância abaixo.[...] Max Ernest foi um pioneiro da técnica, que foi muito usada por outros surrealistas. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 200, p. 202).
MEMÓRIA – faculdade de reter as ideias adquiridas anteriormente; lembrança; reminiscências; celebridades; monumento comemorativo; relação; apontamento para lembrança; memorial; vestígio; aquilo que serve de lembrança; nota diplomática; dissertação sobre assunto científico, literário ou artístico, destinada a ser apresentada ao governo, a uma corporação, a uma academia etc. (BUENO, Francisco de Oliveira. Dicionário Escolar de Língua Portuguesa,1984, p. 717)
MONOCROMIA – Ou monocrômico, que é pintado de uma só cor; monocromático. (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Editora Nova Fronteira: São Paulo,1998, p. 440)
• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.
Recursos educacionais
Nome Tipo
Aula expositiva Teórica
Apreciação de imagem de obras Teórica
Recorte Prática
Frottage Teórico-prática
Quatro estrelas 2 classificações
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03/10/2010
Cinco estrelasmuito boa tem muito professor de arte que simplesmente da esse tipo de tecnica sem nenhuma fundamentação teorica ai o trabalho fica sem nenhum sentido para o aluno.
16/07/2010
Quatro estrelasGosto muito das aulas da Profa Soraia, são todas excelentes... parabéns pelo seu trabalho. Obrigada por compartilhar