Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MOSAICO COM CASCA DE OVOS

 

03/11/2009

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Produzir plasticamente uma proposta individual em mosaico com casca de ovos à luz do referencial teórico-plástico estudado.

Duração das atividades
•Seis aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Desenho
• Colagem

Estratégias e recursos da aula

 Apresente aos alunos o cartão postal com a imagem da obra “Mandalas”, de Maria Helena Manzan – artista mineira, radicada há alguns anos na Itália;

Maria Helena Manzan, Mandalas, 2001.
Técnica Mista com pigmentos, cristais, flores do Brasil e da Itália.

 Comente o trabalho da artista – a técnica mista, os recursos materiais utilizados, a similaridade com a linguagem do mosaico e a forma de veiculação da obra: o cartão postal;

Sugestão de novas consultas sobre a produção poética-visual da artista Manzan:

http://www.correiodeuberlandia.com.br/galeria/foto/foto/5917/maria_helena_manzan_mostra_seus_trabalhos_na_italia.html

http://www.correiodeuberlandia.com.br/?tp=coluna&post=11605&uid=47

http://www.triangulomineiro.com/noticia.aspx?catNot=63&id=8895&nomeCatNot=Comportamento

http://www.funarte.gov.br/codoi/webnauta/busca_detalhe.php?cd_obra=00000056457&visao=detalhe&tipobusca=simples&titulo=maria

 Convide a turma para uma pesquisa virtual no Laboratório de Informática da escola, objetivando a criação de um Banco de Dados com imagens em mosaico;
 Solicite o arquivo destas imagens em CDs ou pendrives para posterior socialização no grupo;
Sugestão de imagens/sites:

Mosaico de cola e papel em MDF
Foto Ana Paula Spolon
http://www.vitruvius.com.br/arquiteturismo/arqtur_05/arqtur05_07.asp

http://www.exibicaovirtual.com.br/artesanato/Mosaico.jpg

http://www.meninadepapel.pt/mosaico/index.php?cPath=111&osCsid=dc5f6f46041c1a87e4a3795aef891f48

http://www.meninadepapel.pt/kit-mosaicos-15x15cm-cavalo/product_info.php?products_id=3010&osCsid=dc5f6f46041c1a87e4a3795aef891f48


Aula 2
 Socialize na turma as imagens de mosaicos pesquisadas na aula anterior;
 Crie com os alunos um Banco de Dados com as imagens de mosaicos;
 Apresente à turma o Banco de Dados construído com a contribuição de todos;
 Realize a apreciação das imagens, destacando o material usado em cada uma delas e o elemento tema do trabalho. Ex: Flor, animal, paisagem...
 Solicite aos alunos para que ajuntem cascas de ovos para a realização de um mosaico na próxima aula; (estas devem ser lavadas após a utilização/consumo do ovo de galinha e colocadas ao sol para secagem e retirada do odor/cheiro).

Aula 3
 Proponha um projeto em papel sulfite e grafite, com o desenho da imagem sobre a qual gostariam de criar um trabalho plástico em mosaico;
 Recolha as cascas de ovos e fale da necessidade de ajuntarem uma quantidade maior para a próxima aula;
 Disponibilize o suporte para a construção da composição plástica em mosaico, podendo ser um pedaço de papelão, papel pinho ou prato de papelão;
 Solicite a transferência do desenho para o suporte.

Aula 4
 Prepare a sala de aula e o material necessário à realização da proposta: cascas de ovos, cola, pincéis, tinta acrílica e os suportes preparados na aula anterior;
 Instrua para que quebrem as cascas de ovos em pedaços pequenos e colem sobre o desenho, preenchendo o espaço da imagem;
 Ressalte a importância de se respeitar o traçado na colagem das pecinhas - casca de ovo, para não desconfuigurar a imagem desejada;
 Fale das tonalidades encontradas nas cascas de ovos – branco gelo, bege, azulado e da beleza natural delas;

Processo Mosaico com casca de ovos
Acervo Soraia Lelis


Aula 5
 Proponha a pintura dos detalhes – figura e/ou fundo, com tinta acrílica - sendo mais interessante trabalhar a pintura apenas no fundo da proposta,  preservando-se o tom natural da casca de ovo;

Produção poética visual de alunos
Acervo Soraia Lelis

Seguem algumas possibilidades de trabalho em mosaico com casca de ovos:

Produção poética visual de alunos
Acervo Soraia Lelis

Produção poética visual de alunos
Acervo Soraia Lelis

Produção poética visual de alunos
Acervo Soraia Lelis

Produção poética visual de alunos
Acervo Soraia Lelis

Produção poética visual de alunos
Acervo Soraia Lelis

Produção poética visual de alunos
Acervo Soraia Lelis

Aula 6

 Organize com a turma, a exposição das composições plásticas produzidas na linguagem artística dos mosaicos, aproveitando para socializar as poéticas e dialogar sobre as proposições apresentadas por cada um.

Produção poética visual de alunos
Mosaico com casca de ovos sobre prato de papelão
Acervo Soraia Lelis

Recursos Complementares

 Mosaico – A arte de elaborar padrões e imagens através da organização de fragmentos coloridos de vidro, mármore e outros materiais adequados, fixando-se a uma base de cimento ou argamassa. Seu primeiro desenvolvimento extensivo deu-se em Roma, na decoração de pavimentos. Trata-se de técnica muito apropriada ao adorno de paredes e abóbodas, e foi muito empregada nas igrejas cristãs da Itália e do Império Bizantino durante toda a Idade Média. Como decoração de exteriores, figura por vezes nas fachadas medievais e de alguns edifícios modernos. Mais raramente, o mosaico é usado para compor imagens portáteis ou como incrustação em peças de mobiliário e outros objetos, como na arte asteca do México. (CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 364)

 Suporte – Material que serve de base – o papel para o desenho, a tela para a pintura, etc. (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.92)

Avaliação

• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.


Recursos educacionais
Nome                               Tipo
Aula expositiva                Teórica
Apreciação de imagem     Teórica
Desenho                          Prática
Construção de Mosaico      Prática

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.