03/11/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
> Conhecer obras que contextualizam a estética urbana;
> Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras;
> Exercitar a pintura em painel muralista;
> Produzir plasticamente uma proposta coletiva com a criação de um grande painel muralista à luz do referencial teórico-plástico estudado – os centros urbanos.
* Exercícios de leitura/recepção/apreciação de obras e imagens de obras;
* Composição plástica em desenho e pintura.
Apresente a imagem da obra abaixo, exposta na 27ª Bienal Internacional de São Paulo:
SWEETNESS (Doçura), 2006 - BIENAL, 2006 - São Paulo
MESCHAC GABA (Cotonou, Benin, 1961)
Fale sobre o artista - autor da obra:
MESCHAC GABA (Benin, 1961), artista do Benim radicado na Holanda o artista mais "cult" dessa tendência. Radicado em Amsterdã, Gaba já mostrou vários recintos de seu museu particular e seu último "salão" também passou pelo Palais de Tokyo, em Paris.
(Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=722&textCode=6991&date=currentDate>
Acesso em: 29 maio 2008)
Comente a produção poética apresentada na imagem da obra:
Um dos trabalhos mais ousados mostrados na 27ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo, em 2006, tem a cidade como foco. Trata-se da obra Construir doçura, viver na doçura tão doce quanto o açúcar, do artista africano Meschac Gaba, um dos dez estrangeiros convidados pelo projeto de residências artísticas - uma maquete ou melhor, uma escultura feita com açúcar, numa área de 45 m² de instalação: Doçura de Meschac Gaba, uma cidade imaginária de açúcar. [...] – A idéia de utilizar o açúcar, de acordo com Gaba, tem tudo a ver com suas simbologias. A mais direta, como uma metáfora de doçura, amor. “Os prédios são uma representação do mundo, que está cheio de guerras e problemas. O Brasil também está inserido nisso, tem seus problemas, assim como o Recife, que não pára de falar sobre violência. O açúcar ameniza isso e dá a idéia de fraternidade”, explica Gaba, natural de Benin, ex-colônia da França e um dos países africanos responsáveis por enviar escravos ao Brasil, durante o período colonial da monocultura açucareira. “Esse não é um trabalho romântico, embora queira harmonia e paz. Não é só doçura, há outras filosofias embutidas nele”, antecipa o africano. (Disponível em: <http://mouseland.blogs.ca.ua.pt/2006/10/18/como-viver-junto_27%C2%AA-bienal-de-sao-paulo_parque-do-ibirapuera/> Acesso em: 29 maio 2008).
Proponha aos alunos, a criação de estudos de croquis sobre a vida urbana em uma cidade idealizada, utópica, imaginária;
Disponibilize papel sulfite e grafite para que as propostas individuais sejam construídas.
Aula 2
Como desdobramento da recepção, leitura e apreciação da produção poética em Artes Visuais no que se refere à obra SWEETNESS (Doçura) de MESCHAC GABA, bem como a sua fruição desvelada nos estudos de croquis, promova/proponha uma proposta pictórica coletiva em pintura muralista, originada dos projetos gráficos individuais;
Selecione entre a turma, os projetos gráficos apresentados, através do exercício da defesa e junção de idéias;
De posse dos projetos eleitos pelo grupo, apresente o suporte – 24 pranchas de papelão 40 X 60 cm e giz industrializado, com o qual os alunos deverão transpor de forma ampliada, as propostas individuais para a composição plástica coletiva;
Convide os alunos para fixarem as pranchas de papelão na parede;
Converse sobre a atenção à espacialidade e à proporção dos elementos que comporão a cena urbana;
Inicie a transferência dos desenhos para o suporte coletivo transformado em mural;
Seleção de elementos gráficos e a transferência para suporte com giz industrializado
Resultado do desenho coletivo
Aula 3
Discuta com o grupo as c ores de preferência para aplicação na pi ntura;
Prepare com a turma as tintas guache, os pincéis e explique a organização para que todos participem de forma efetiva da pintura;
Processo pictórico
Processo pictórico
Aula 4
Continue disponibilizando material e tempo para a construção do painel em pintura muralista;
Conclua a proposta e ressalte com o grupo alguns aspectos importantes do trabalho;
Pintura muralista coletiva
Observe que as edificações reunidas em composição e ressignificadas em diferentes elementos gráficos na pintura muralista acima, desvelam a amplitude do suporte e as cores eleitas na combinação de branco, preto e vermelho;
Perceba também que um grande desafio à proposta de trabalho coletivo em artes, para além do processo criativo, pauta-se também pela defesa e socialização de idéias, pela percepção ampliada de um todo entrecortado/seccionado em partes de um painel único e com a inserção de elementos imagéticos múltiplos, bem como a consequente aceitação do outro e a sua interferência na construção global.
A composição plástica em pintura muralista com guache encerado agrega imagens urbanas utópicas, por meio do desenho e da pintura - indícios das múltiplas ações referendadas entre exercícios, vivências, observações, discussões, conhecimentos, reconhecimentos e produções.
A cidade construída pelos alunos desvela barcos, jet skis e navio na mesma lagoa; bondinho, moinho, helicóptero e avião próximos, em pleno centro urbano, o que desvela o espaço imagético e a utopia na proposta.
Aula 5
Disponibilize estopa e cera pastosa incolor para aplicação sobre a pintura com guache, visando à impermeabilização;
Mostre a importância da escovação para lustrar a pintura como forma de acabamento;
Identifique o trabalho com etiqueta exposta próximo à composição plástica.
Paisagem Urbana - Pintura Muralista
Desenho e pintura co guache encerado sobre pranchas de papelão
(24 peças de 40 X 60 cm)
SUPORTE – Material que serve de base – o papel para o desenho, a tela para a pintura, etc. (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.92)
GUACHE (fr., gouache) – forma opaca de tinta a base de água. Diversamente da aquarela, os pigmentos do guache são ligados com cola, e os tons mais claros obtém-se pela adição de pigmento branco. (CHILVERS, Ian. DICIONÁRIO Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 241)
IMAGÉTICO - Imagético – adj. (neol.) Que se exprime por meio de imagens.
(Disponível em: <http://imagetico.blogspot.com/> Acesso em: 28 maio 2008)
COMPOSIÇÃO – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86)
CROQUI – 1 Esboço de desenho ou pintura. 2 Representação gráfica; esboço. (ROCHA, Ruth. Minidicionário. São Paulo: Scipione, 1996, p. 178)
PINTURA MURALISTA – Estilo de pintura que teve início em torno de 1922 no México e que ganha uma unidade fundamental ao renegar a pintura de cavalete, de consumo individual, ao propor-se como uma arte monumental e heróica, uma arte para todos, uma arte pública. (Soraia Lelis)
• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.
Recursos educacionais
Nome Tipo
Aula expositiva Teórica
Apreciação de imagem de obras Teórica
Desenho e Pintura Prática
Construção de painel muralista Prática
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