11/11/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer as técnicas de golpes e torções que estão presentes em diversas formas de lutas (movimentos gerais), mas com execuções diferentes.
Aproximaremos do judô, jiu-jitsu e akidô nas atividades das aulas.
Reconhecer os movimentos das lutas como culturalmente desenvolvidos pelo homem, vivenciando e compreendendo como esses movimentos tão presentes em nossa cultura.
O professor poderá consultar os sites abaixo que contém informações sobre o universo das lutas.
Links para consultas:
http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm
http://www.olimpiadas.etc.br/historia-das-lutas-e-artes-marciais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais
O professor deverá aplicar em seus alunos, o plano de aula com título de “Lutas e os movimentos gerais”, “lutas e os movimentos gerais (técnicas de amortecimento de quedas)”, lutas e os movimentos gerias (socos e chutes), anteriormente a este plano.
Atividade 1
O professor deverá pedir aos alunos na aula anterior que venham com casaco de moletom, de preferência mais usados que possa ser agarrado, para facilitar a execução dos movimentos desta aula.
O professor necessitará de um local adequado a quedas (tatame, colchões ou grama).
O professor deverá dividir a turma em duplas que se aproximem tanto na altura como no peso.
A primeira atividade será o aprendizado de um golpe de judô, um dos mais fáceis de ser executado, cujo nome é Osotogari
Professor deverá explanar aos alunos o que caracteriza este golpe. Explicar sobre o desequilíbrio, (no judô como o próprio nome em japonês fala, “Ju” caminho e “dô” suave, o lutador ultliza-se do desequilíbrio do adversário para aplicar o golpe mais facilmente), a pegada (geralmente é feita com uma mão na gola e a outra na manga, podendo ser migui, pegada de direita ou hidari pegada de esquerda) o trabalho de pernas (funciona para dar equilíbrio ao atleta, movimentação e força para auxiliar nos golpes).
Poderá ainda fazer a relação entre força e técnica, questionando se o mais forte é quem vence um luta. Um judoca nunca aplicará um golpe puxando o outro atleta para seu lado, quando o outro puxa na direção contrária, ele estudará o melhor momento onde poderá aplicar um golpe, sendo assistido pela força do oponente.
Após a explicação do golpe, um dos alunos da dupla o aplicará no outro e em seguida se inverte.
O detalhe é que o aluno que estiver aplicando o golpe deverá segurar ao máximo seu colega para ele não cair com força no chão. As figuras a baixo mostram a movimentação de pernas e a pegada de formas corretas. Detalhe que a mão que estiver segurando na manga, puxa para baixo, e a da gola ou colarinho desequilibra o adversário.
http://www.judodaunicamp.hpg.com.br/gifs/naguewaza/osotogari.gif
http://web-japan.org/kidsweb/virtual/judo/images/osotogari.gif
Os movimentos deverão ser executados por todos algumas vezes para pegarem confiança no movimento.
Atividade 2
Para trabalhar o próximo movimento com os alunos, o professor deverá pedir cuidado e atenção para ninguém se ferir. Quando os atletas treinam as torções, no momento em que o golpe é encaixado, ele (aluno que está recebendo a chave) bate 3 (três) vezes nas costas do companheiro ou no chão. Assim ele avisa o colega que o golpe foi bem sucedido e que pode parar por ai, senão poderá deslocar ou mesmo quebrar sua articulação.
Como na atividade anterior em duplas os alunos farão uma chave de braço. Um faz o movimento de passagem até aplicar o golpe corretamente, depois o seu colega cumpre o mesmo papel.
Chave de braço: Demonstração;
http://www.meutatame.com.br/chaves/chaves.htm
Atividade 3
Com a mesma idéia de segurança da atividade anterior, o professor deverá demonstrar um estrangulamento em duas formas para as duplas executarem.
http://www.judodaunicamp.hpg. com.br/Shime/n amijujijime.gif
Lembrando que este estrangulamento também pode ser aplicado com o adversário em pé e de costas.
ATIVIDADE 4
Realizar pequenas lutas tendo como regras a utilização dos golpes vivenciados durante a aula.
Estabelecer quais serão os critérios para se vencer a luta, como por exemplo: estrangulamento ou torção se encerra a luta; duas quedas vence.
Trocar os parceiros para realização das pequenas lutas.
O professor deverá avaliar os objetivos dos conhecimentos tratados na aula: os objetivos forma alcançado? Por exemplo, ao final da aula seus alunos sabem avaliar o que é um golpe? O que é uma torção? O que é uma chave? Reconhecem os locais de sua prática, distinguindo de uma briga?Os alunos respeitam as regras colocadas?
Ao final desta aula o professor deverá alertar os alunos que os movimentos e técnicas que eles aprenderam, não têm o fundamento de serem utilizados em brigas, mas sim, foi ensinado para eles poderem conhecer o incrível mundo das artes marcais.
E se algum aluno se interessou, poderá procurar aulas de qualquer arte marcial que tenha a filosofia e o respeito como seus pressupostos básicos.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/10/2012
Três estrelasBoas posições mais poucos detalhes o que faz delas mais eficientes.
15/03/2012
Cinco estrelasGostei Muito da aula apesar de ser minha 1° Aula eu gostei bastando e aprendi muitos truques eu gostei muito da atividade sobre a derrubada do oponente e tbm a do estrangulamento.
09/08/2011
Quatro estrelasAula muito boa. Já me deu algumas idéias. Valeu.
24/03/2010
Cinco estrelasessa aula ta ootima