Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lutas e os movimentos gerais: golpes e torções

 

11/11/2009

Autor e Coautor(es)
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as técnicas de golpes e torções que estão presentes em diversas formas de lutas (movimentos gerais), mas com execuções diferentes.
Aproximaremos do judô, jiu-jitsu e akidô nas atividades das aulas.

Reconhecer os movimentos das lutas como culturalmente desenvolvidos pelo homem, vivenciando e compreendendo como esses movimentos tão presentes em nossa cultura.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor poderá consultar os sites abaixo que contém informações sobre o universo das lutas.

Links para consultas:

http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm

http://www.olimpiadas.etc.br/historia-das-lutas-e-artes-marciais

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais

O professor deverá aplicar em seus alunos, o plano de aula com título de “Lutas e os movimentos gerais”, “lutas e os movimentos gerais (técnicas de amortecimento de quedas)”, lutas e os movimentos gerias (socos e chutes), anteriormente a este plano.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

O professor deverá pedir aos alunos na aula anterior que venham com casaco de moletom, de preferência mais usados que possa ser agarrado, para facilitar a execução dos movimentos desta aula.

O professor necessitará de um local adequado a quedas (tatame, colchões ou grama).

O professor deverá dividir a turma em duplas que se aproximem tanto na altura como no peso.

A primeira atividade será o aprendizado de um golpe de judô, um dos mais fáceis de ser executado, cujo nome é Osotogari

 Professor deverá explanar aos alunos o que caracteriza este golpe. Explicar sobre o desequilíbrio, (no judô como o próprio nome em japonês fala, “Ju” caminho e “dô” suave, o lutador ultliza-se do desequilíbrio do adversário para aplicar o golpe mais facilmente), a pegada (geralmente é feita com uma mão na gola e a outra na manga, podendo ser migui, pegada de direita ou hidari pegada de esquerda) o trabalho de pernas (funciona para dar equilíbrio ao atleta, movimentação e força para auxiliar nos golpes).

Poderá ainda fazer a relação entre força e técnica, questionando se o mais forte é quem vence um luta. Um judoca nunca aplicará um golpe puxando o outro atleta para seu lado, quando o outro puxa na direção contrária, ele estudará o melhor momento onde poderá aplicar um golpe, sendo assistido pela força do oponente.

Após a explicação do golpe, um dos alunos da dupla o aplicará no outro e em seguida se inverte.

O detalhe é que o aluno que estiver aplicando o golpe deverá segurar ao máximo seu colega para ele não cair com força no chão. As figuras a baixo mostram a movimentação de pernas e a pegada de formas corretas. Detalhe que a mão que estiver segurando na manga, puxa para baixo, e a da gola ou colarinho desequilibra o adversário.

http://www.judodaunicamp.hpg.com.br/gifs/naguewaza/osotogari.gif

undefined

http://web-japan.org/kidsweb/virtual/judo/images/osotogari.gif

Os movimentos deverão ser executados por todos algumas vezes para pegarem confiança no movimento.

Atividade 2

Para trabalhar o próximo movimento com os alunos, o professor deverá pedir cuidado e atenção para ninguém se ferir. Quando os atletas treinam as torções, no momento em que o golpe é encaixado, ele (aluno que está recebendo a chave) bate 3 (três) vezes nas costas do companheiro ou no chão. Assim ele avisa o colega que o golpe foi bem sucedido e que pode parar por ai, senão poderá deslocar ou mesmo quebrar sua articulação.

Como na atividade anterior em duplas os alunos farão uma chave de braço. Um faz o movimento de passagem até aplicar o golpe corretamente, depois o seu colega cumpre o mesmo papel.

 Chave de braço: Demonstração;

undefined

http://www.elginjudoclub.co.uk/uploads/image/techniques%20use%20this%20folder%2022%20september%2008/armlocks/juji%20gatame.jpg

undefined

http://www.meutatame.com.br/chaves/chaves.htm

Atividade 3

Com a mesma idéia de segurança da atividade anterior, o professor deverá demonstrar um estrangulamento em duas formas para as duplas executarem.

undefined

http://judocacandido.zip.net/

undefined

http://www.judodaunicamp.hpg. com.br/Shime/n amijujijime.gif

Lembrando que este estrangulamento também pode ser aplicado com o adversário em pé e de costas.

ATIVIDADE 4

Realizar pequenas lutas tendo como regras a utilização dos golpes vivenciados durante a aula.

Estabelecer quais serão os critérios para se vencer a luta, como por exemplo: estrangulamento ou torção se encerra a luta; duas quedas vence.

Trocar os parceiros para realização das pequenas lutas.

Avaliação

O professor deverá avaliar os objetivos dos conhecimentos tratados na aula: os objetivos forma alcançado? Por exemplo, ao final da aula seus alunos sabem avaliar o que é um golpe? O que é uma torção? O que é uma chave? Reconhecem os locais de sua prática, distinguindo de uma briga?Os alunos respeitam as regras colocadas?

Ao final desta aula o professor deverá alertar os alunos que os movimentos e técnicas que eles aprenderam, não têm o fundamento de serem utilizados em brigas, mas sim, foi ensinado para eles poderem conhecer o incrível mundo das artes marcais.

E se algum aluno se interessou, poderá procurar aulas de qualquer arte marcial que tenha a filosofia e o respeito como seus pressupostos básicos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • winicios, Projeto vicentinos , Rio de Janeiro - disse:
    vinibobb@hotmail.com

    08/10/2012

    Três estrelas

    Boas posições mais poucos detalhes o que faz delas mais eficientes.


  • Renan, Aula , Espírito Santo - disse:
    renancarloszibel@hotmail.com

    15/03/2012

    Cinco estrelas

    Gostei Muito da aula apesar de ser minha 1° Aula eu gostei bastando e aprendi muitos truques eu gostei muito da atividade sobre a derrubada do oponente e tbm a do estrangulamento.


  • Eduardo Sá, CEES , Rio de Janeiro - disse:
    edu_2000@yahoo.com.br

    09/08/2011

    Quatro estrelas

    Aula muito boa. Já me deu algumas idéias. Valeu.


  • gabriel, judu clube sol nascebte de aracaju , Sergipe - disse:
    gabbi_ru@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    essa aula ta ootima


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.