23/11/2009
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Elaborar um esquema a partir da estrutura de um texto argumentativo.
Utilizar estratégias de argumentação.
Redigir textos de natureza argumentativa a partir das informações de um esquema
Noção da existência de diferentes gêneros textuais.
Introdução ao texto argumentativo.
Esta etapa tem como objetivo levar os alunos a planejarem o texto que vão escrever e, com base em um esquema previamente elaborado, redigirem um texto de natureza argumentativa.
Solicite aos alunos que elaborem um esquema sobre o tema drogas e juventude. Esta etapa pode ser feita em duplas.
Em seguida peça que, individualmente, escrevam um artigo de opinião para ser publicado na seção “Ponto de vista” de uma revista para adolescentes. Lembre-se de que os artigos de opinião são textos assinados. Dê subsídios para que eles se informem sobre o assunto.
Atividade 3:
Agora é com você! Imagine que você tenha que escrever um artigo de opinião sobre o tema drogas e juventude para a seção “Ponto de vista” de uma revista lida por adolescentes. Antes de escrever seu texto, faça um planejamento em forma de esquema. Você deverá usar, como estratégia argumentativa, dados de pesquisa e argumento de autoridade. Não se esqueça de dar um título ao texto nem de assiná-lo. As informações que se encontram abaixo do esquema poderão ajudá-lo em sua tarefa.
ESQUEMA
TEMA: drogas e juventude
PROBLEMA:
HIPÓTESES:
H1:
H2:
TESE:
ARGUMENTOS:
CONCLUSÃO:
Informe-se sobre o tema:
- Estudo de 1997 do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid): vinte e cinco por cento dos estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas já experimentaram algum tipo de droga, além do tabaco e do álcool.
- Possíveis fatores de iniciação, segundo dados do Grea (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas da Universidade de São Paulo):
a) curiosidade: 9 em cada 10 jovens;
b) desejo de se integrar a algum grupo de amigos: segundo lugar entre os fatores
- Outros fatores:
a) desejo de experimentar sensações diferentes;
b) desejo de transgredir regras e limites;
c) vazio emocional deixado pelas famílias.
- Idade do primeiro contato com drogas lícitas ou ilícitas: caiu de 14 para 11 anos em uma década.
- Opinião do psiquiatra Jairo Bouer sobre o assunto:
“A informação traz o mundo da razão, o mundo das regras, o mundo do real para a vida do jovem. Talvez em alguns momentos ele queira justamente esquecer esse mundo real para viver em outro, mais livre, sem limites, mais emocional, onde possa fazer o que quiser. Nessa hora, ele entende que a informação atrapalha e, assim, desliga o filtro e deixa a vida exposta ao risco acontecer.”
Orientando-se pelo esquema elaborado, escreva seu texto:
Sugestões para aprofundamento do tema:
ABREU, Antônio Suárez. Macroestrutura do texto e uso dos tempos verbais. Cap.6. Curso de Redação. 12. ed. São Paulo: Ática, 2003.
Kock, Ingedore. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Contexto, 1997.
Faça uma pesquisa entre os alunos sobre quais temas eles gostariam de discutir. Promova a visita de especialistas que possam ter opiniões diferentes sobre um mesmo tema de interesse dos alunos, de modo que possa haver um confronto de pontos de vista.
Apresente alguns tema polêmicos aos alunos e peça que escolham um deles.
Eis alguns temas possíveis:
a) Permissão para dirigir aos 16 anos.
b) Redução da maioridade penal.
c) Legalização do aborto.
Uma vez escolhido o tema preferido, os alunos devem ser instruídos a planejarem o texto, elaborando um esquema. Com base nas informações desse esquema, deverão escrever um texto para a seção "Ponto de vista" de uma revista voltada para o público jovem. Os alunos deverão ser orientados a buscarem informações sobre o tema abordado em fonte confiáveis.
Quatro estrelas 1 classificações
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06/04/2010
Quatro estrelasAqui è a Lurdes de Moçambique, a aula foi excelente, pois ajudou-me muito na persepção da materia sobre os textos argumentativos, eu tinha algumas duvidas mais ja as consegui elimina-las graças a aula. Agradecer ao Ministério da educação e o Ministério da ciencia e tecnologia, pois a iniciativa de transmitir mais conhecimentos aos estudantes é de louvar. Desta forma dispeço-me respeitosamente e deixo aqui ficarem os meus comprimentos.