24/11/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Professor, no início da aula peça aos alunos que digam o que é uma bacia (bacia normal, tigela) e para que serve? (Uma de suas utilizações será a de armazenar água para uma utilização posterior), você poderá levar uma bacia de plástico para melhor ilustrar o conteúdo da aula.
Converse com seus alunos que a bacia é um ponto de captação de água que a recebe, a canaliza e é também por onde ela flui.
Lembre-se de falar aos alunos que o que diferencia uma bacia normal e a bacia hidrográfica é que a bacia hidrográfica apresenta divisores de água, que são áreas mais altas que separam as águas provenientes da chuva.
Uma sugestão é que se apresente aos alunos o vídeo "Terra das Águas" disponível em:
Professor, peça aos alunos que abram o site
http://www.rededasaguas.org.br/bacia/bacia_01.asp
e leia juntamente com eles as informações disponíveis sobre bacias hidrográficas para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
Nesse momento, a cada parágrafo do texto, vá explicando e formulando, juntamente com os alunos, os conceitos referentes às bacias hidrográficas, como por exemplo, o conceito de área drenada ou o conceito de divisores de água.
Professor você também poderá pedir aos alunos que acessem o site
http://www.abagrp.org.br/monitoramento/areas/hidrografia.htm
e vejam a representação de uma bacia hidrográfica.
Representação de uma bacia hidrográfica
Professor, peça aos alunos que, depois de visualizar a representação de bacia hidrográfica, leiam o texto sobre o conceito de bacia disponível no site
www.infoescola.com/hidrografia/bacia-hidrografica/
Selecione alunos e peca que eles leiam o texto, parágrafo a parágrafo. Aproveite a oportunidade e vá explicando os conceitos que estão sendo apresentados. Nesse sentido, você poderá perguntar aos alunos onde o rio nasce, para onde vai à água. Pergunte também se os rios são iguais ou vão variar de acordo com o relevo do local. Use a ilustração acima para explicar esses fatos levando-os a perceber as características locais.
Solicite, por fim, que os alunos respondam às seguintes perguntas:
• O que são bacias hidrográficas? Quais são as suas funções?
• Que rios formam uma bacia hidrográfica? Espera-se que o professor tenha comentado sobre os rios principais e afluentes.
• Qual a utilização da água de uma bacia hidrográfica?
• Quem divide as águas?
Temas correlatos
O professor poderá discutir temas como a importância da conservação da água, a importância de preservação do manancial e das nascentes como forma de conservar todo o curso de água. Além disso, o professor poderá trabalhar diferenças entre rio, lago e lagoa.
Nome | Tipo |
---|---|
Terra das águas | Vídeo |
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2014
Quatro estrelasDinâmico e objetivo, próprio para alunos do nono ano da fundamental ao terceiro do médio.