23/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher e Lívia R. Bardy.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre a forma de construção do genêro reportagem em diferentes veículos, comparando o tratamento dado a um mesmo assunto por jornais diferentes. Assim como promover a reflexão sobre o aproveitamento dos materiais, especialmente sobre o uso de sacolas plásticas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
- Aula interativa;
- Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Inicie esta aula com os alunos sentados em roda e estimulando um debate sobre o uso de sacolas plásticas.
Pergunte aos alunos se eles utilizam as sacolas plásticas, ou seus pais, para carregar compras ou para outro uso doméstico as utilizam. Para contribuir com o debate o professor poderá apresentar o vídeo disponível no portal do professor “No uso bolsas plásticas” que trata dos impactos para o meio ambiente do uso excessivo de sacolas plásticas.
Sugestão:
O professor poderá baixar o recurso no computador e salvá-lo em DVD para apresentá-lo à turma na sala de vídeo, se este espaço estiver disponível na escola.
Importante: Este recurso está disponível no idioma espanhol. Se o professor considerar pertinente sua reprodução poderá pedir ajuda do professor de espanhol da escola ou ainda assistir o vídeo antes para se preparar para possíveis dúvidas de compreensão que por ventura possam surgir.
Recurso:
O recurso é um vídeo que discute os prejuízos do uso de sacolas plásticas para o meio ambiente. Recurso disponível no idioma espanhol!
Atividade 1
No laboratório de informática, disponibilize as reportagens sobre o dia sem sacola, comemorado no dia 15 de outubro (Figs. 1, 2, 3 e 4), e peça que os alunos façam individualmente ou em duplas a leitura do material.
Figura 1 – Portal de notícias UOL. Disponível em: http://economia.uol.com.br/ultn ot/infomoney/2009/10/1 6/ult4040u22611.jhtm. Acesso em: 20. Out. 2009.
Figura 2 – Portal de notícias do Jornal Nacional. Disponível em: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1343056-10406,00-AMBIENTALISTAS+INSTITUEM+O+DIA+SEM+SACOLAS.html
Acesso em: 20 Out. 2009.
Figura 3 – Portal de notícias do jornalista Sidney Rezende. Disponível em: http://www.sidneyrezende.com/noticia/60272+carlos+minc+partici pa+da+campanha+do+dia+mundial+sem+sacola+plastica+no+rio
Acesso: 20 Out. 2009.
Figura 4 – Portal de notícias Ambiente-se. http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/colunas-artigos-e-blogs/ambiente-se-1.11001/dia-sem-sacola-plastica-1.24926 Acesso em: 20 Out. 2009
O professor poderá sugerir, após a leitura do material, que os alunos façam a comparação das informações dada por cada veículo para o mesmo tema. O professor poderá direcionar a comparação lançando algumas questões:
Com a ajuda do roteiro o professor poderá ajudar os alunos a perceberem que os jornais diários apresentam menos informações que os blogs especializados em notícias sobre o meio ambiente. Ajude os alunos a compreender que essas diferenças estão relacionadas a natureza de cada veículo, os jornais diários cobrem um número mais abrangente de assuntos e os especializados procuram cobrir menos assuntos de forma mais aprofundada.
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá sugerir que os alunos pesquisem mais sobre o desafio de ficar um dia sem usar sacolas plásticas, que foi lançado no dia 15 de outubro. Como sugestão propomos que as pesquisas sejam feitas no blog da campanha (Fig. 5), desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, e pel o site do Instituto EcoDesenvolvimento (Fig. 6).
Recurso:
Link do blog Saco é um saco.
Disponível em : http://blog.mma.gov.br/sacolasplasticas/
Figura 5 - Imagem do Blog da campanha Saco é um saco.
Link do site do Instituto EcoDesenvolvimento.
Disponível em:
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/desafio-um-dia-sem-sacola-plastica.-topa Acesso em: 20 Out. 2009.
Figura 6 - Imagem do sitedo Instituto Ecodesenvolvimento.
Após as pesquisas o professor poderá dialogar com os alunos sobre o tema buscando identificar os conceitos formados sobre preservação e reciclagem a partir do material consultado.
O professor também poderá retomar as reportagens lidas anteriormente e questionar os alunos se há algum err o ou imprecisão ou falta de alguma informação importante nas reportagens lidas. Ao final, o professor poderá sugerir que os alunos desenvolvam um novo texto que tenha como objetivo divulgar na escola a campanha contra o uso de sacolas (Fig. 7), o texto poderá s er em formato de reportagem (como as notícias analisadas) ou um cartaz que chame atenção do restante da escola para a campanha.
Figura 7 – Imagem da sacola da campanha lançada para desestimular o uso de sacos plásticos. Disponível em:
http://www.vladimircampos.com/img/blog/tamar_plastico.jpg Acesso em: 20 Out. 2009.
Nome | Tipo |
---|---|
No uso bolsas plásticas | Vídeo |
Glossário de jornalismo:
Fonte de notícias: pessoa, material ou lugar em que o jornalista busca as informações que irá usar na fundamentação e no relato de suas notícias.
A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma em relação aos diferentes tratamentos dado por diferentes jornais à um unico assunto, procurando identificar e estimular no aluno o espírito crítico aos temas abordados pelos meios de comunicação. Também o professor deverá avaliar a compreensão dos alunos em relação ao tema motriz, o prejuízo para o meio ambiente do uso de sacolas plásticas, e deverá considerar a participação no processo de composição do texto proposto.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/09/2011
Quatro estrelasAchei maravilhosa as sugestões das aulas com jornal. Parabéns.