Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Era uma vez...

 

05/11/2009

Autor e Coautor(es)
Alessandra Fernandes de Azevedo
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ler e compreender o texto.
• Interpretar o texto.
• Produzir um texto (conto de fadas)

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (Ensino Fundamental 6º ano)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Habilidades básicas de leitura.
• Conhecer contos de fada.

Estratégias e recursos da aula
                   

1ª AULA:

Professor, inicie a aula perguntando aos alunos:
• Vocês conhecem algum conto de fadas? Qual?
Peça a alguns alunos que resumam algum conto de fadas que eles conheçam. Em seguida, questione-os sobre a importância dessas histórias: se há importância, qual é? Entregue aos alunos a matéria “Era uma vez...” publicada na revista Ciência Hoje das Crianças disponível no site:
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3830

(acesso em 15 de outubro de 2009). Solicite uma leitura silenciosa e depois realize uma leitura coletiva do texto.

 TEXTO

Artes e literatura


Era uma vez...

Sabia que ler contos de fadas estimula a imaginação e ainda pode nos afastar da violência?


Bela Adormecida, Branca de Neve, A Bela e a Fera... Esses e outros contos de fadas são nossos velhos conhecidos. Mas você sabia que ler histórias como essas, além de fazer a gente sonhar, pode nos afastar da violência? Pois é. Uma pesquisa divulgada recentemente sugere que quem costuma ler contos infantis dá menos atenção aos jogos eletrônicos – alguns muito violentos –, solta a imaginação com mais facilidade e, como ouve e lê mais histórias, tem respostas na ponta língua sobre vários assuntos.

O estudo foi feito pelo psicólogo Carlos Brito, da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com suas alunas Karlise Maranhão Lucena e Bruna Roberta Pires Meira. Juntos, eles analisaram a importância da fantasia, presente nos contos de fadas, na vida de crianças como você. Para isso, fizeram uma verdadeira maratona: percorreram lan houses – casas de jogos eletrônicos – e diversas escolas particulares de Pernambuco, que usam formas diferentes de ensinar.

O trio entrevistou 80 meninos e meninas de oito a nove anos, sendo que metade era de colégios que educam de maneira tradicional, onde a criança não tem que dar opiniões e os livros infantis estão sempre ligados às provas. A outra metade entrevistada foram alunos de escolas que optam pela educação construtivista, em que a criança é encorajada a construir seu próprio saber, a desenvolver sua imaginação e a aprender por meio de experiências que vive no dia-a-dia, como ouvir histórias infantis.

Com as entrevistas, Carlos e suas alunas concluíram que as histórias infantis, principalmente no caso das crianças das escolas construtivistas, estimulam a imaginação, a fantasia e ajudam a lidar melhor com a agressividade. Além disso, as crianças que gostam de contos infantis se ligam menos nos jogos eletrônicos e até criticam os games que têm muita violência. Já as matriculadas em escolas tradicionais preferem os videogames – em especial, aqueles que têm luta –, não se interessam muito pelos contos de fadas e até dizem que os livros como esses são feitos para crianças pequenas.

Na conversa com os estudantes, os pesquisadores ainda perceberam que os que gostam de contos de fadas se expressam com mais facilidade em relação aos que não têm muito interesse por essas histórias. “O contato com os livros de literatura infantil, especialmente de contos de fadas, permite às crianças falar, ler e se expressar de maneira harmoniosa, além disso, ela é capaz de analisar e desenvolver certos assuntos com mais facilidade”, diz Carlos Brito.

Depois dessa pesquisa, quem gosta de um bom conto de fadas vai, com certeza, querer ler muito mais. Já os que dizem que não gostam, podem se animar e abrir um bom livro. Afinal, quem não gost a de viajar de graça em tap etes mágicos, carruagens ou até num bom cavalo alazão? Tudo isso é per mitido se você soltar a imaginação e experimentar a magia dos contos de fadas.
Cathia Abreu
Ciência Hoje das Crianças
26/09/05
Disponível no site: http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3830

2ª AULA

Professor, seguem abaixo algumas sugestões de atividades de interpretação de texto para serem realizadas nessa aula.

Atividades

1) Qual o assunto da matéria “Era uma vez...” publicada na revista Ciência Hoje das Crianças?
2) De acordo com o texto, o que a pesquisa nos revela quanto à leitura de contos de fadas?
3) Com base no texto, responda:
a) Quem é o responsável pela pesquisa? Quem são seus parceiros?
b) O que eles pesquisaram?
c) Como se deu a pesquisa?
d) Quais foram as conclusões obtidas pelos pesquisadores?
4) Releia o trecho: “ ‘O contato com os livros de literatura infantil, especialmente de contos de fadas, permite às crianças falar, ler e se expressar de maneira harmoniosa, além disso, ela é capaz de analisar e desenvolver certos assuntos com mais facilidade’, diz Carlos Brito.”. O que esta afirmação do pesquisador nos revela?

Recursos Complementares

• Cópia do texto “Era uma vez...” (Disponível no site
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3830)
(acesso em 15 de outubro de 2009)

Avaliação

AVALIAÇÃO

1) Observe a imagem que foi publicada na matéria, de autoria Cathia Abreu, “Era uma vez...” da revista Ciência Hoje de Crianças em 26/09/05. Ela retrata vários personagens de contos de fadas. Quem são esses personagens?

2) Escolha um dos contos de fadas representados através de seus personagens na imagem acima e reproduza a história com suas palavras.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • miriam, EE PROFA LIDIA ONELIA KALIL AUN CREPALDI , São Paulo - disse:
    tavaresmr@yahoo.com.br

    10/02/2015

    Cinco estrelas

    Maravilha !!! adorei essa atividade! meus parabéns!


  • rosimeire coelho de oliveira, professora , São Paulo - disse:
    rcomessias@hotmail.com.br

    05/06/2011

    Quatro estrelas

    Adorei o texto, a aula. Estarei sempre visitando o site. Rosimeire


  • Katyúcia Altoé Alves Soares, EMEB PROF. ELISIO CORTES IMPERIAL , Espírito Santo - disse:
    katyuciaaltoe@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A valorização da literatua infantil precisa ser valorizada e explorada. Precisamos despertar o interesse de nossos alunos pela leitura, através dda leitura dos contos de fada e estórias variadas, despertaremos a imaginação e também estimularemos a produção de textos.Gostei muito desta sugestão de trabalho.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.