Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo a si mesmo e ao outro através dos elementos da natureza

 

12/11/2009

Autor y Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Ampliar o conhecimento de si e do outro, reconhecendo as diferenças inerentes ao modo de pensar, sentir e agir nas relações cotidianas.
2. Respeitar as diferenças individuais ao tomar decisões, ao fazer julgamentos, ao conviver socialmente.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante e facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos saibam quais são os quatro elementos da natureza, com uma breve análise da importância de cada um deles.
Estratégias e recursos da aula

 Comentários para o professor:
Professor, a consciência de nós mesmos e dos outros é considerada um aspecto fundamental para o crescimento ético, no sentido de desenvolver características da personalidade que possibilitam formar bons julgamentos sobre como agir e como viver. A maneira como vemos e valorizamos a nós mesmos e aos outros interfere nas relações interpessoais. Chegamos a nos conhecer melhor compartilhando experiências, pensamentos, idéias e sentimentos com as outras pessoas. Portanto, o desenvolvimento ético deve encorajar a criança/adolescente a ampliar a percepção de si, a se sentir bem consigo mesmo, a identificar e exercitar seus próprios interesses. Além disso, é necessário conhecer melhor o outro, entendendo que assim como ela/ele tem seus próprios desejos, objetivos, interesses, sonhos, também os têm as outras pessoas, e que isto precisa ser respeitado e levado em conta ao conviver socialmente, ao tomar decisões e ao fazer julgamentos de natureza ética.


Momentos da aula:


1º momento: Para iniciar a aula, o professor deverá acessar o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=dZyxtURAgbk&feature=related onde encontrará o vídeo: TOMAZ LIMA CANTA : os quatro elementos, que deverá ser apresentado aos alunos. A letra da música poderá ser digitada e entregue a eles.

Os quatro elementos

Os Quatro Elementos

Tomaz Lima Homem de Bem

Composição: Tomaz Lima

Busque a Harmonia e saiba que o Amor faz bem ao
Coração
Busque a Harmonia e saiba que o Amor faz bem ao
Coração
Terra, Água, Fogo e Ar
Terra, Água, Fogo e Ar
Proteja a Natureza e saiba respeitar os quatro
Elementos
Proteja a Natureza e saiba respeitar os quatro
Elementos
Terra, Água, Fogo e Ar
Terra, Água, Fogo e Ar
Escolha com Cuidado os seus Desejos
Cuide do seu Corpo e de seus Sentimentos
Descubra o Prazer de Viver em Harmonia
Descubra o Prazer de Viver em Harmonia
Acredite e tenha Fé o importante é ser Feliz
Acredite e tenha Fé o importante é ser Feliz
Acredite e tenha Fé o importante é ser Feliz

Professor, a letra desta música poderá ser encontrada no sítio: http://letras.terra.com.br/tomaz-lima-homem-de-bem/952075/


Após assistir ao vídeo, o professor deverá abrir espaço para que os alunos façam comentários: o que mais chamou atenção no vídeo; o que teriam a falar sobre a importância dos 4 elementos da natureza; quais as características atribuídas a cada um deles.


2° Momento: Em seguida, o professor convidará os alunos a se sentarem confortavelmente e a fechar os olhos, para que possam se concentrar apenas no que for sendo solicitado a eles:
Imaginem uma paisagem com vários detalhes: Nesta paisagem tem flores? Animais? Cachoeira? Riacho? Montanhas? Vento? (Pausa). Imaginem ainda que nesta paisagem estejam presentes os quatro elementos da natureza – água, fogo, terra e ar. Agora, escolha um desses elementos, o de sua preferência. Quais as qualidades deste elemento escolhido por você? O que ele tem a ver com você, com as suas características, com o seu jeito de ser e de se relacionar com os outros? (Pausa).
Agora, aos poucos, você vai abrindo os olhos, lembrando da paisagem imaginada e do elemento da natureza escolhido por você: fogo, terra, águ a ou ar? Represente no papel, o elemento e scolhido por você. Para isto , poderá utilizar os seguintes materiais : papel sulfite A4, gi z de cera, canetas hidrocor, carvão, cola, revistas, tesourinhas. Em seguida, escreva por que escolheu determinado elemento e o que ele tem a ver com você, com suas características.


(Considerações para o profe ssor: O elemento Ter ra pode remeter à idéia de sustentação, suporte, “pé no chão”, concretude... ; o elemento Água sugere fluidez, flexibilidade, movimento...; o elemento Ar – abstração...; o elemento Fogo – transformação, mudança... No entanto, é importante abrir espaço para que os alunos estabeleçam as suas relações, que podem aproximar ou não destes sentidos atribuídos aos elementos da natureza. Outro ponto a ser considerado refere-se à possibilidade do aluno escolher mais de um elemento caso seja necessário para complementar as suas qualidades pessoais).

Professor, acesse o sítio http://www.acasadoaprendiz.com.br/osquatroelementos.html onde você encontrará uma breve análise sobre características relativas aos quatro elementos da natureza.

3º Momento: O professor deverá solicitar aos alunos que formem grupos, de acordo com os elementos escolhidos: terra, fogo, água e ar. (Provavelmente os grupos ficarão com números diferentes de participantes e também pode acontecer de um dos elementos da natureza não ser escolhido por nenhum aluno. Caso um elemento seja escolhido por um grande número de alunos, estes poderão ser divididos em mais de um grupo). Em seguida, deverão compartilhar as produções feitas (expressão gráfica e justificativa) e comparar o que têm em comum e em que se diferem, apesar de terem escolhido o mesmo elemento. Escolher um relator, para expor o que foi discutido por cada grupo, no momento da socialização.


4º Momento: Após a socialização pelos grupos, o professor juntamente com os alunos, sintetiza as qualidades que predominaram no grande grupo. Discutir, também, em que estas diversas características podem contribuir para ampliar o conhecimento de si e do outro, favorecendo uma convivência grupal mais respeitosa, ética e solidária.

Recursos Complementares

Professor, como complemento para a aula, você poderá utilizar o vídeo "Os 4 elementos da terra", acessando o sítio

http://www.youtube.com/watch?v=N-FWtvggxjw&feature=fvw

 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.


Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. Em que a atividade contribuiu para ampliar a percepção de si e do outro e a importância de conviver e respeitar as diferenças.


Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e produções (escrita e desenho). Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade imaginativa, criativa e de fazer associações entre os elementos da natureza e os jeitos de ser e de conviver de cada um.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Lucila, Escola de Ensino Médio Murilo Braga , Ceará - dijo:
    mlucilac@yahoo.com.br

    26/08/2010

    Quatro estrelas

    Aula muito interessante, pois desperta o interesse de como cuidar melhor do meio ambiente e preservar os elementos na natureza.


  • José Ricardo Carvalho, Sesi/Senai , Rio de Janeiro - dijo:
    joca543@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O texto sobre os quatro elementos é excelente. Gostaria de saber quem é o autor. Entrei no site indicado: http://www.acasadoaprendiz.com.br/osquatroelementos.html No entanto, não consegui contato com o webmaster.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.