05/11/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno aprenderá a identificar e definir os ângulos de acordo com suas medidas (ângulo reto, ângulo agudo e ângulo obtuso) e conhecer um pouco sobre o movimento artístico Abstracionismo Geométrico.
Materiais sugeridos para realização da atividade:
- Papel 240g/m²;
- Tinta acrílica ou guache colorida;
- Copo com água para limpar pincéis;
- Pincéis;
-Papéis coloridos;
- Cola;
- Tesoura de ponta arredondada;
- Jornais antigos.
- Introdução ao tema
Professor, inicie a aula comentando sobre o tema e sugerindo aos alunos que procurem no dicionário, o significado de cada nome de classificação do ângulo (agudo, reto e obtuso). Se os alunos não estiverem com o dicionário em mãos, escreva no quadro as definições das palavras e faça desenhos de cada tipo de ângulo. Os instigue a relacionar seus sinônimos com seus desenhos.
Mostre imagens para que possam identificar exemplos de ângulos agudos, retos e obtusos. A seguir, há algu mas sugestões de imagens que podem ser usadas:
Imagem 1 – Foto de dançarinos: http://www.dicasdedanca.com.br/wp-content/uploads/2009/06/kathak-300x225.jpg
Imagem 2 – Foto de bailarino: http://www.centrocultural.sp.gov.br/danca/capadanca2.jpg
Imagem 3 – Foto de bailarino: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2009/08/321_97-bailarino.jpg
Imagem 4- Foto de edificação desconstrutivista, o Centro de Arte Wexner, de Peter Eisenman: http://www.bluffton.edu/~sullivanm/ohio/columbus/wexner/frontdistant.jpg
Imagem 5 – pintura geométrica de Gisana Dalvi: http://gazetaonline.globo.com/_midias/jpg/115629-49f8b1e72114f.jpg
Imagem 6 – Arte de Romero Britto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Romero-Britto-002.jpg
- Atividade
Converse brevemente com os alunos sobre Abstracionismo Geométrico. Informações sobre o movimento podem ser encontradas nos links http://www.historiadaarte.com.br/abstracionismo.html e http://www.itaucultur al.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete =346 ou em CAVALCANTI, Carlos. Como entender a pintura moderna. Rio de Ja neiro: Editora Rio, 1978.
Exiba imagens características do movimento artístico. Sugestões:
Imagem 1 – Pintura de Piet Mondrian: http://www.anthroposophie.net/bibliothek/kunst/malerei/mondrian/bib_mondrian.htm
Imagem 2 – Pintura de Kasimir Malevitch: http://www.diretoriodearte.com/wp-content/uploads/2008/05/malevitch-sem-titulo-small.jpeg
Imagem 3 - Pintura de Kasimir Malevitch; Peasant Field: http://www.diretoriodearte.com/wp-content/uploads/2008/05/peasant-field-small.jpeg
Ao mostrar as imagens, peça que os alunos identifiquem os ângulos aprendidos e fale um pouco da técnica usada pelos artistas (pintura, colagem).
Sugira aos alunos que, baseando-se nas obras apresentada s, façam composições abstratas utilizando ângulos retos, agudos e obtusos. Para isso, disponibilize folhas de p apel com gramatura suficiente para aplicação de tintas, tinta acrílica colorida (ou guache), pincéis, copos com ág ua (para fazer limpeza dos pincéis), papéis coloridos, cola e tesoura.
Divida a turma em grupos de 4 alunos, aproximadamente, para que possam compartilhar os materiais.
Deixe os alunos livres para criar, mas os oriente para que façam uso adequado dos materiais. Se possível, forre as mesas com jornais velhos, para que as mesmas não sujem com as tintas.
Ao final do trabalho, peça para que os alunos escrevam um pequeno relatório sobre o que aprenderam nessa aula, como foi feita a sua composição e quais os tipos de ângulos que utilizaram nela.
Se houver tempo, é interessante que os alunos apresentem seus trabalhos para a turma e/ou façam uma pequena exposição para mostrá-los à escola ou somente na classe.
Avalie os alunos pelos trabalhos produzidos, observando se atenderam às solicitações feitas pelo professor e se, durante a realização das atividades, souberam identificar e desenhar os ângulos corretamente.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/09/2010
Cinco estrelasache lindo os desenhos bjksssssssssssssssssssssssss rsrsrsrs