Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Festival de animações: a água em nossas vidas

 

10/11/2008

Autor y Coautor(es)
BEATRIZ ANSARAH RIZEK
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Como funciona o ciclo da água, de que forma ela se manifesta na natureza - Papel do homem com relação a conservação dos recursos naturais (poluição, desperdício, danos à fauna e à flora) - Linguagem artística: stop motion: como funciona a técnica e como produzir animações - Produção de um roteiro e animações que serão socializados com toda a escola ou até mesmo em outros espaços (Web, CD-ROM) - A importância e como desenvolver estratégias para trabalhar em equipe - Levantar hipóteses e observar o próprio desenvolvimento da aprendizagem
Duração das atividades
6 a 8 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para levantamento dos conhecimentos prévios o professor poder propor algumas questões sobre a água: onde existe água? De que forma ela aparece na natureza? E em nossa casa? Temos realmente muita água no mundo? Observação: a partir da discussão com os alunos e levantamento de conhecimentos prévios, será possível que o professor perceba quais os aspectos que devem ser melhor trabalhados com o grupo.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a seguir são sugestões e podem ser adaptadas e até mesmo discutidas com os alunos. É muito importante discutir com o grupo toda a proposta e contar desde o início sobre a forma de socialização das produções. Certamente eles ficarão bastante motivados se souberem que serão autores/produtores de animações que serão socializadas na escola ou fora dela, por isso esta discussão fará com que fiquem mais envolvidos com toda a proposta.

Etapas:

1. Organizar uma caixa com várias questões motivadoras escritas em tiras de papel  que serão dobradas  e pedir que cada aluno  pegue um dos papéis para debater em grupo.

2. Os grupos devem ser organizados da seguinte forma: uma pessoa responsável por registrar as idéias do grupo, um membro responsável por observar se o grupo está discutindo de acordo com o assunto proposto (evitando dispersões), um avaliador crítico responsável por trazer novas questões a partir das s idéias do grupo para que possam elaborar uma resposta mais completa e um mediador, responsável pela qualidade das discussões de modo que todos possam respeitar as idéias da equipe.

3. As questões disponíveis na caixa devem abordar os conceitos prévios relacionados aos objetivos aqui propostos, como por exemplo: de onde vem a chuva? De onde vem a água de nossa escola e de nossa casa? Como a água chega limpa em nossa casa? Onde existe água limpa? Podemos beber a água do mar? Onde temos água? A água aparece sempre na forma líquida? De que outras formas ela pode aparecer?

4. Após as discussões realizadas pelos grupos, o professor solicita que cada grupo socialize as descobertas e deve elaborar uma pequena síntese coletiva utilizando a lousa, projetor e notebook ou outro recurso que facilite a visualização dos alunos.

5. Utilizando os computadores os alunos podem propor questões ao Robô Ed, disponível na área de interações do Portal do Professor,  e complementar as respostas a partir da interação com o robô.
 

6. Após esta etapa, utilizando ainda os computadores, o professor deve disponibilizar as animações sobre o ciclo da água, para que os alunos comparem com os conhecimentos prévios levantados:
 



Ciclo da água

7. Depois que os alunos explorarem a animação, o professor deve voltar ao registro construído com a turma e perguntar: o que já sabíamos a respeito da água? Quais foram as novas descobertas? O que ainda queremos saber?

8. A partir desta discussão, separar dentre o que foi aprendido alguns temas para que os alunos possam produzir animações com massinha e outros recursos para socializar o que aprenderam com outras turmas

9. Explicar aos alunos como funciona a técnica de animação Stop Motion que pode ser feita utilizando câmera digital ou webcam e o programa Windows Movie Maker. Observação: se não for possível usar o movie maker pode ser pesquisado outro programa ou utilizado um editor de apresentações, configurando o tempo para passagem rápida entre os slides.

10. Mostrar antes aos alunos algumas animações feitas utilizando Stop Motion. Basta acessar o Youtube e utilizar esta palavra para conhecer algumas produções.

11. A partir do conhecimento da idéia, combinar com os alunos:
-  Um roteiro para a animação. O roteiro deve ser curto e cada grupo deve abordar um aspecto, para que uns possam aprender com os outros e para que a socialização das produções seja mais interessante.
- Divisão de tarefas: quais os recursos que o grupo precisará (massinhas, brinquedos, papéis, etc)? Quem trará o que? Quem será o responsável por tirar as fotos? Quem será o responsável pela edição do vídeo? Quem será o responsável por organizar o cenário? O que todos farão juntos e quais atividades serão divididas? Quem será o responsável por pesquisar imagens? Quem será o responsável por pesquisar músicas? Quem será o responsável por conferir se os conceitos abordados no roteiro estão adequados?
-  Cronograma: o que cada um fará em cada etapa?
- Como utilizar o programa? Alguém no grupo já utilizou o movie maker? Como o grupo pode aprender a utilizar o programa? O que é preciso saber sobre o programa para produzir as animações (importar imagens, configurar o tempo de intervalo entre uma imagem e outra, inserir músicas, inserir títulos, créditos e legendas). 
-  Pesquisar no youtube “tutorial para uso do Movie maker” ou acessar estes tutoriais disponíveis em: http://www.vivenciapedagogica.com.br/como_produzir_videos  
-  Distribuir aos alunos uma tabela de apoio com os principais recursos que poderão ser utilizados. É importante que os alunos consultem os tutoriais e a tabela e até mesmo os colegas para aprenderem a lidar com o programa. O professor deve apenas ajudar orientando e não ensinando sobre o programa, pois a leitura de instruções e exploração de tutoriais é também uma forma de contato co texto instrucional, uma competência cada vez mais importante para que os alunos sejam mais autônomos.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1034/imagens/tabela_apoio_movie_maker.jpg

12. Socializar as produções e pedir que cada grupo comente a do outro discutindo: conceitos abordados (o que foi possível aprender), qualidade e criatividade da produção e como foi o relacionamento da equipe no desenvolvimento do projeto

13. Organização de um evento na escola para socialização das animações: escolher um nome para o evento, organizar os convites e decidir quem deverá ser convidado (comunidade, alunos de outras turmas, etc) e programação do evento: terá um apresentador? Alguma outra atração além das animações? Qual a ordem de apresentação das animações?

14. Verificar com os alunos se eles acham interessante que o projeto seja divulgado em outras localidades. Como o trabalho poderia ser divulgado para alunos e pessoas interessadas em outras localidades? Pode ser que os alunos sugiram organizar um CD, um DVD (é possível também transformar as animações em DVD utilizando programas apropriados) ou até mesmo em um blog (www.blogger.com , http://wordpress.com ) ou videolog (www.youtube.com.br ) para que possa ser comentado por outras pessoas.
 

Outras sugestões:
 

 1. Utilizar o livro “Aventuras de uma Gota d’Água”. Este livro conta a história de Carolina, que tenta saber se a água do mar é viva ou não. A menina coloca um pouco de água em um vidro e, chegando em casa, percebe uma gota aflita se mexendo. Ao abrir a tampa, ela e a gota começam a conversar. Falam sobre a formação das nuvens, evaporação e o caminho da água por córregos, rios e mares, sempre lembrando, com tristeza, a poluição causada pelo homem que insiste em jogar neles todo tipo de sujeira. No fim, as duas se despedem e Carolina descobre que a água é viva, não por se mexer, mas porque pode dar vida a todos os seres.

2. Observação vivenciada de alguns dos temas estudados – ciclo da água, poluição do ar e da água, variedade de fauna e flora em rios, riachos, lagos e no mar (quando for possível). Esta atividade requer visita a um parque que disponha de lago ou similar ou até mesmo uma visita à estação de tratamento de água, sendo esta última mais adequada aos alunos mais velhos.


3. Acessar o site do Projeto Vamos Cuidar do Brasil (http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=144 ) e, junto com seus alunos, visitar e explorar os links mais adequados a cada faixa etária. É importante que você, professor, visite o site antes de indicá-lo aos alunos, para que saiba, exatamente, o que será encontrado e o que pode ser acrescentado à pesquisa. Normalmente, dados locais, próprios da cidade, precisam ser levantados, pois o objetivo maior do Projeto é fornecer referências regionais.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo da água Animação/simulação
Ciclo da água Animação/simulação
Avaliação
Avaliação 1. Recuperar com o grupo os conhecimentos prévios apontados e pedir que registrem, comparando com o início do projeto o que aprenderam. O que eles sabiam no início do projeto, o que descobriram depois. É importante incentivar que abordem competências relacionadas a aprendizagem de conceitos, habilidades e também atitudes relacionadas às questões ambientais e também oralidade e escrita, conforme os objetivos apontados anteriormente. 2. Perguntar se a proposta despertou novas curiosidades. Há interesse em aprender mais sobre o tema? O que por exemplo? 3. Perguntar se os alunos desenvolveram outras habilidades: como foi trabalhar em grupo? Cada um cumpriu a sua parte? O que poderia ser melhorado? Qual foi o maior desafio? O que aprendeu neste trabalho que poderá utilizar em outras situações? 4. Pedir um registro escrito: se você tivesse que contar a um amigo distante sobre como foram os dias na escola em que participou destas atividades. O que diria a ele de mais significativo? Você o aconselharia a participar de uma atividade como essa? Por que? Fique a vontade para dizer tudo o que você pensa a respeito, afinal, o objetivo é que as aulas sejam cada vez melhores para todos e você pode contribuir com isso contando o que pensa. 5. Dar feedback sobre os relatos!
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • José de Maria Torres Menezes, PROFESSORA ELIZABETE OLIVEIRA , Amazonas - dijo:
    j.torres91@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A forma como ocorre a transmissão dos conteúdos foi muito boa, logo os professores que forem fazer uso desta aula poderá enriquecer ainda mais, vai depender da criatividade, do momento e da disponibilização de materiais e equipamentos. Ressalto ainda, que a animação promovida pela professora leva ao educando um número maior de informações, haja vista que a mesma mostra como ocorre o processo da água do início ao fim. Muito boa aula, professora parabens!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.