15/12/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- desenvolver a coordenação motora ampla a partir de brincadeiras;
- expressar seus sentimentos.
Para realização desta aula a professora deve conversar com as crianças sobre o que seja uma parlenda e diagnosticar as parlendas já conhecidas por elas.
1º Momento:
A professora deverá apresentar para os alunos algumas parlendas e ensinar as crianças o texto, verso a verso. Escrever a parlenda no quadro à medida que as crianças forem falando.
2º Momento:
A professora deverá sugerir que as crianças escolham uma dessas parlendas e a represente com movimentos no próprio corpo. Para isso é necessário levar as crianças para um espaço amplo, discutir as regras e vivenciar a brincadeira.
3º Momento:
Após vivenciar a brincadeira no grande grupo, a professora deverá levar as crianças de volta para sala e pedir que registrem em forma de desenho a experiência vivenciada.
O trabalho com parlendas permite a criança o desenvolvimento da oralidade, na medida em que são textos fáceis de ser decorados por estas. Uma vez sabendo-os de cor, passa a fazer parte de seu repertório oral e são inseridas em suas brincadeiras cotidianas na sala de aula e em casa.
Com esta aula é possível avaliar a criança quanto a sua oralidade, o estabelecimento de relação entre o falado e escrito; ao cumprimento de regras durante a brincadeira, a livre expressão, além do nível de desenho e representação da criança.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!