Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Vôo dos “Arcos” e das “Bolas”

 

12/11/2009

Autor y Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a manejar os aparelhos “Arco” e “Bola” da ginástica rítmica. Experimentar e realizar elementos básicos dos aparelhos, tais como lançamentos, recuperações, manejos, giros, quicadas, rolamentos sobre o corpo e sobre o solo. Explorar os movimentos corporais em conjunto com os aparelhos, tais como os giros em torno do próprio eixo, os saltitos, os deslocamentos e passagens através do arco.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Pesquisando sobre a Ginástica Rítmica: O Arco e a Bola
Recursos: Pesquisa na internet
Duração: Aproximadamente de 30 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos e pedirá para que os mesmos pesquisem na sala de informática (internet) imagens e vídeos relacionados à ginástica rítmica, especificando os aparelhos “Arco” e “bola”. Peça para que neste momento memorizem alguns movimentos realizados pelas(os) ginastas, tais como lançamentos, recuperações, giros com o corpo, manuseio dos aparelhos, saltitos. Professor(a), circule nos grupos e ajude-os no momento da pesquisa, esclarecendo as dúvidas.

Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:

Bola:

http://www.youtube.com/watch?v=iYrTcwWNRrg

http://www.youtube.com/watch?v=aOBpNpFbnTs

Arco:

http://www.youtube.com/watch?v=P8KZE318uxo

http://www.youtube.com/watch?v=HE6106QER4s

Arco e Bola

http://www.youtube.com/watch?v=6K2Xut6q7Zo

Atividade 2: Conhecendo os aparelhos “Arco” e “Bola” da ginástica rítmica.
Recursos: Arcos (bambolês) e Bolas de borracha tipo iniciação.
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Descrição: Na quadra divida a turma em dois grupos. Cada grupo ficará responsável por um dos aparelhos. Após distribuir os materiais, proponha aos grupos o manejo dos aparelhos, pedindo para que explorem as possibilidades de lançamentos, recuperações, equilíbrio, passagem pelo arco, giros em torno do próprio eixo com os materiais, saltitos, deslocamentos, etc, memorizados na atividade anterior. Em seguida, deixe os grupos trocarem de aparelho.

Atividade 3: Coreografando os vôos dos “Arcos” e das “Bolas”
Recursos:
Aparelhos “Arco” e “Bola”
Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição: Após o manejo dos aparelhos, peça aos alunos que formem 4 grupos. Os grupos podem conter aparelhos diferentes. Cada grupo irá elaborar ações de arremesso ao alto, giros com o corpo e recuperações dos aparelhos. É permitido correr, saltar, passar sobre o arco, fazer pausas com os aparelhos em mãos, girar o arco na mão, passar a bola sobre qualquer parte do corpo. Professor(a), enfatize que é necessário haver arremessos e recuperações durante todo o momento e que cada apresentação deverá ter no máximo 2 minutos. Deixe os grupos de sobreaviso a respeito da posterior apresentação para os demais colegas da turma. Professor(a), circule nos grupos ajudando-os com os elementos da ginástica.

Atividade 4: O vôo dos “arcos” e das “bolas”.
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Descrição: Após os grupos terem elaborado a apresentação, organize um pequeno festival na quadra. Os grupos apresentarão as coreografias elaboradas com os aparelhos.


Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Utilize um local aberto para possibilitar os arremessos e lançamentos dos aparelhos.

Quanto ao Corpo do Colega: No momento em que os(as) alunos(as) estiverem criando e reproduzindo os movimentos com os aparelhos, incentive-os a realizarem movimentos em duplas, trios e grupos maiores.

Quanto ao Material: Deixe os(as) alunos(as) explorarem da forma que desejarem o material. Faz-se interessante o(a) aluno(a) experimentar os dois aparelhos. Além dos vídeos, o uso de imagens é uma boa escolha para auxiliá-los no momento da pesquisa. Caso não possua internet disponível imprima algumas imagens e distribua aos alunos.

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos realizam o trabalho de pesquisa e no momento da experimentação dos movimentos, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como eles estão pesquisando o tema? Os grupos se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Como eles registraram? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos em outros espaços? Relatam o que aprendem? Relatam o que aprendem? dentre outras. Faça essas indagações com os(as) alunos(as) no intervalo entre as atividades.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Quais atividades acharam mais interessantes? Como pesquisar a respeito do tema? O que acharam dos vídeos? Foi difícil manusear os aparelhos? Como avaliam a própria participação durante a aula? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.