Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhando com a oralidade por meio de uma propaganda de brinquedos

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Miriam Maria Roberto Marmol; Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, pretendemos que os alunos elaborem uma propaganda para vender determinado produto, com o objetivo de trabalhar a linguagem oral, para isso as crianças deverão:

• Usar a língua falada em determinada situação, buscando empregar a variedade lingüística adequada.

• Planejar a fala a partir de um tema proposto.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Propaganda

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor(a), antes de iniciar a aula é interessante que você tenha separado previamente panfletos de lojas com preços (neste caso escolhemos o de uma loja de brinquedos¹ ) para que as crianças possam visualizar o produto o qual farão a propaganda.

Divida as crianças em grupos de até quatro pessoas e entregue a elas os panfletos da loja (o qual deverá conter ilustrações, preços de diversos brinquedos, o tempo estipulado para esses preços, etc.). Peça para que elas explorem os panfletos, observando as informações referentes ao mesmo: as imagens, suas legendas e enunciados, preços, faixa etária para o qual o brinquedo se destina, etc...

Obs: Mesmo as crianças que ainda não dominam a habilidade de leitura, poderão fazer inferências baseadas nas ilustrações do panfleto e dos conhecimentos prévios, relativos aos brinquedos.

Em seguida peça para que cada grupo escolha um brinquedo e apresente às crianças a proposta da aula: elaborar uma propaganda, baseada naquelas que vemos na televisão, para vender o brinquedo escolhido.

Para isso o professor pode alertar as crianças para:

Planejarem a fala considerando o tema central (nesse caso vender um brinquedo) e seus desdobramentos, preparando sua fala de modo adequado;

O fato de que não se fala sempre do mesmo jeito, em todas as circunstâncias;

Uma vez se tratando de uma propaganda, que está relacionada a uma situação pública, é necessário ter certo controle sobre o tempo;

Fazerem exposições claras e bem organizadas.

O(a) professor(a) poderá orientar os alunos no planejamento destas falas, oferecendo critérios de escolhas como no uso da linguagem (formal ou coloquial), por exemplo. Para isso sugerimos algumas questões para serem dirigidas aos alunos:

Quem é o público alvo desta propaganda? Mulheres, homens, crianças, adolescentes, idosos? (No caso escolhido, os brinquedos, o público alvo seriam crianças).
É um brinquedo mais adequado para qual idade, na opinião de vocês? Se for um brinquedo destinado a bebês, por exemplo, quem seria o público alvo? Os bebês ou os pais, pessoas adultas?
Como seria então, uma propaganda dirigida às crianças? E aos adultos, haveria diferença?
Quanto tempo tem, mais ou menos, uma propaganda que a gente vê na TV? Quanto tempo terá a nossa?

Professor(a), você, poderá passar nos grupos auxiliando as crianças nestes critérios de escolhas, sugerindo, inclusive o uso de outros recursos que possa facilitar a compreensão dos ouvintes, como cartazes, figuras, etc.

Dica: Procure trabalhar junto aos alunos qual é o objetivo de quem fala, nesse cas o o de convencer uma pessoa a comprar um brinquedo, assim como as expectativas e disposições de quem ouve (o que tem de interessante neste brinquedo, por exemplo).

Ao final, cada grupo poderá ir até a frente da sala e “encenar” a sua propaganda.
Neste momento, é importante que o professor(a) converse com as crianças sobre a importância de se manterem em silêncio e concentrados durante a apresentação dos colegas.

O professor(a) poderá ainda eleger, por meio de uma votação, a propaganda mais criativa!

¹Esta atividade pode ser realizada também com panfletos de supermercado, sacolão (quitandas, distribuidor de hortifrutigranjeiros, etc.), lojas de eletrodomésticos, etc.

Recursos Complementares

Panfletos (impressos) de loja de brinquedos.

Avaliação

O professor deverá avaliar se os alunos foram capazes de planejar a fala nos grupos e colocar este planejamento em ação, no momento da apresentação, se atentando para os aspectos já foram descritos:

Planejar a fala considerando o tema central e seus desdobramentos, preparando sua fala de modo adequado;

O fato de que não se fala sempre do mesmo jeito, em todas as circunstâncias;

Uma vez se tratando de uma propaganda, que está relacionada a uma situação pública, é necessário ter certo controle sobre o tempo;

Fazer exposições claras e bem organizadas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.