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Emprego dos pronomes oblíquos o e a

 

23/11/2009

Autor y Coautor(es)
Isabella Fernandes Pessoa
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula contribuirá para que o aluno identifique, classifique e empregue adequadamente os pronomes oblíquos o e a em situações textuais.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos, incluindo a avaliação escrita.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deverá saber o conceito de pronome, sua classificação e função textual.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

O professor sugere que os alunos façam individualmente o seguinte exercício.

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Em seguida, o professor deverá corrigir o exercício em sala, socializando as respostas.

Após a correção do exercício, o professor apresenta aos alunos algumas tiras para exemplificar alguns pronomes oblíquos. Durante a exposição das tiras, o professor pergunta aos alunos a que ou a quem se referem os pronomes:

1 –

Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/09/peanuts-1959-tira-242.html (acessado em 14 de outubro de 2009)
• Levá-la: levar a menina (Sally)

2 -

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Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/09/peanuts-1959-tira-239.html (acessado em 14 de outubro de 2009)
• Eliminá-lo: eliminar o adversário

3 -

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Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/09/peanuts-1959-tira-237.html (acessado em 14 de outubro de 2009)
• Olhá-lo: olhar ele
4 –

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Fonte: http://tiras-snoopy.blogspot.com/2006/08/peanuts-1959-tira-231.html (acessado em 14 de outubro de 2009).
• Selecioná-las: selecionar as pedras


É importante dizer aos alunos que lo, las, la e no, na e nos, nas referem-se aos pronomes oblíquos o, a, os e as, os quais sofrem modificações no som e na escrita, quando vêm após alguns verbos, como exemplificado nos exemplos dados.
Como lição de casa, o professor solicita que cada aluno cole em seu caderno frases de artigos de revistas e/ou jornais que apresentem essas modificações nos pronomes oblíquos.

2ª aula:

O professor pergunta aos alunos se eles tiveram dificuldades em encontrar exemplos de pronomes oblíquos. Em seguida, será feita a correção coletivamente. O professor deixa livre para quem quiser responder.
Após ouvir todas as respostas e discuti-las, o professor deverá provocar discussões, tais como:
• Por que os pronomes o e a sofreram mudanças e se transformaram em lo(s), la(s)?
• Essa mudança tem alguma relação com os verbos? Explique.
• Por que os pronomes o e a sofreram mudanças e se transformaram em no(s) e na(s)?
Depois de ouvir todas as respostas, o professor deverá fornecê-las aos alunos:
1. Verbos terminados em -r, -s ou –z acrescenta-se "-l" antes da forma do pronome (-lo, -la, -los, -las).

Exemplo:
a) Os meninos vão tirar a bola dali.

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Os meninos vão tirar + (l)a dali.

                   

Os meninos vão tirá-la dali.

b) Vou vender um cachorro.

            &nb sp;

Vou vender + (l)o.

          

Vou vendê-lo.

2. Verbos terminados em ditongo nasal (-am, -em, -ão e -õe) acrescenta-se "-n" antes da forma do pronome (-no, -na, -nos, -nas).
Exemplo:
a) Eles tinham aquele cachorro como seu.

     ;   & nbsp;    

Eles tinham-o como seu. (Inadequado)

           

Eles tinham-no como sei. (Adequado)
b) Enviaram a carta pelo correio.

                

Enviaram-a pelo correio. (Inadequado)

                   

Enviaram-na pelo correio. (Adequado)

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita da seguinte forma: serão dadas duas fábulas aos alunos e eles deverão reescrevê-las, substituindo pelos pronomes oblíquos adequados. Segue sugestões de duas fábulas ( Liga das Nações e A galinha dos ovos de ouro), disponível no site:  Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=30392.0 (acessado em 14 de outubro de 2009).  Lembrando aos professores que deverá ser feita alterações nas fábulas para que os alunos as reescreva com os pronomes oblíquos adequados.

Após o exercício ser concluído, o professor deve reler o texto, mostrando os locais corretos para o emprego dos pronomes oblíquos e tirando as dúvidas dos alunos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • sandra maria oliveira, EURIDES BRANDAO C E E FUND MED , Paraná - dijo:
    oliveirasandra@usa.com

    16/10/2010

    Quatro estrelas

    aula simples e completa, o aluno consegue, facilmente, determinar o que está escrito e assimilar o conteúdo sem complicações vocabulares.


  • maria luzia de carvalho, Col.Est. Parque Amazõnia , Goiás - dijo:
    MARIALUZIACB@HOTMAIL.COM

    12/05/2010

    Quatro estrelas

    As tirinhas são ótimas para os alunos perceberem o uso dos pronomes oblíquos


Sem classificação.
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