25/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
O aluno poderá experiênciar o processo de criação coletiva e apresentação de uma coreografia.
Os elementos coreográficos e os níveis de altura introduzidos na aula: “Compreendendo os mistérios da dança”. Além disso, o professor deverá pedir previamente que seus alunos se dividam em trios e que cada grupo traga para a aula uma música que goste.
Atividade I
Duração: aproximadamente 25 min
Em uma sala com recursos audiovisuais apresentar para os alunos o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=7EYAUazLI9k&annotation_id=annotation
Nele vemos uma apresentação surpresa com aproximadamente 200 bailarinos em uma estação de trem na Bélgica. Todos os passantes ficam maravilhados e, em determinado ponto, não se sabe quem é bailarino e quem simplesmente aderiu à dança. O professor então deve pedir que seus alunos imaginem como poderíamos pensar uma coreografia na escola. Quais espaços poderiam ser utilizados? Um palco fixo e plano, uma escadaria, uma quadra, uma sala de aula, um auditório? São inúmeras as possibilidades de espaços e cada uma com uma intenção diferente. Por exemplo, se o grupo decide que quer uma coreografia interativa, é interessante que a dança aconteça em um lugar onde a diferença entre público e dançarinos esteja diluída, como a cantina, ou um pátio. No entanto se o objetivo for que o público somente aprecie a dança, sem muitas interferências externas, pode ser pensado um auditorio, em que a plateia fique sentada e a acústica seja melhor.
O professor então deverá apresentar rapidamente para os alunos as músicas que cada trio trouxe e pedir que eles observem questões como o ritmo, a melodia, a velocidade, se a música e convidativa, se com ela temos vontade de dançar, ou se é mais calma e passa a idéia de tranquilidade. São infinitas as possibilidades de combinações e de diálogos entre a música, o espaço, os movimentos, o número de bailarinos e etc...
Atividade II
Duração: aproximadamente – 25 min
O professor deverá pedir que seus alunos se dividam em quatro grupos A, B, C, e D. O grupo “A” ficará responsável por criar a coreografia do refrão da música enquanto os outros três deverão criar uma pequena seqüência de movimentos. É importante ressaltar para os alunos que as coreografias devem ser simples para que todos consigam executa-las mas, mesmo com movimentos simples, os recursos coreográficos podem e devem ser explorados juntamente com os níveis espaciais.
Durante todo esse tempo, a música escolhida deve estar tocando repetidamente para que os alunos fiquem bem familiarizados com ela.
Atividade III
Duração: aproximadamente – 30 min
As coreografias B, C e D deverão ser somadas e se constituirão na base da música, sendo repetidas ininterruptamente ate o refrão que terá sua própria coreografia. Passado o refrão, a seqüência volta a ser repetida. Todos devem praticar e procurar decorar essas seqüências construídas.
Atividade IV
Duração: aproximadamente – 20 min
Os alunos agora devem resolver a ordem das entradas, se estarão todos dançando ao mesmo tempo desde o inicio da dança até o final, ou se em cada momento teremos um número diferente de bailarinos em cena. Alem disso, podem ser explorados diferentes desenhos no espaço cênico como meia-luas, círculos, colunas ou qualquer forma que o grupo consiga criar com o número de bailarinos disponíveis.
Avaliação:
Uma forma interessante de avaliação é pedir que alguém grave em vídeo a coreografia, mas que o cinegrafista se concentre somente na dança, mas também na reação das pessoas que são surpreendidas pela performance. Feito isso, os alunos podem se ver, observar de fora a coreografia montada, observar detalhes que não conseguem perceber na hora e avaliar de forma critica a experiência, o que significou para eles e para aqueles que estavam assistindo. O cinegrafista pode completar o registro perguntando para algumas pessoas do publico o que eles acharam da coreografia.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/10/2012
Quatro estrelasA divisão das atividades para esta aula foi muito boa! Fiz com meus alunos e encontrei dificuldades já previstas, como a resistência de alguns alunos inicialmente, porém, depois tudo se ajustou! Obrigado!
13/03/2011
Cinco estrelasessa atividade é exelente pra trabalhar com alunos do fundamental.