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Grandes Metrópoles, grandes problemas

 

24/11/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Desenvolvimento da geografia urbana mundial
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Reconhecer e localizar, no mapa do mundo, as maiores metrópoles. 2) Conhecer os problemas ambientais existentes nos grandes centros urbanos e perceber que eles comprometem a qualidade de vida dos seus habitantes. 3) Analisar a situação ambiental dos grandes centros urbanos do mundo. 4) Perceber que a urbanização é acompanhada de crescimento populacional, o que promove uma conseqüente intensificação do uso e da ocupação do solo, gerando diversos problemas ambientais. 5) Identificar os problemas ambientais presentes na cidade onde se encontra a escola. 6) Propor quais mudanças seriam necessárias para solucionar os problemas ambientais encontrados.
Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Caro professor (a), trabalhar a urbanização é um quesito fundamental para entendimento da dinâmica de uso e ocupação dos territórios. Inicie sua aula fazendo um breve histórico do processo de urbanização mundial. Cite que a cidade surgiu das tentativas, durante muitos séculos, do homem, em dominar as forças da natureza. As cheias periódicas dos rios fertilizavam a terra próxima, favorecendo a sua produtividade.

Somente com o desenvolvimento da agricultura irrigada nas planícies dos grandes rios e um trabalho coletivo da população de várias aldeias, para a abertura de canais de irrigação, a drenagem de pântanos e a construção de represas e poços é que os campos de cultivo puderam crescer.

Com o controle das águas, a produtividade agrícola aumentou de modo a gerar excedentes para abastecer a cidade. A ausência de meios de transporte que possibilitassem a circulação desses excedentes fazia com que a vida urbana ficasse restrita apenas aos vales dos rios. O aperfeiçoamento dos meios de transporte fluvial, marítimo e terrestre e o cultivo de alimentos menos perecíveis venceram esse limite à expansão urbana.

A partir do século 19, com a Revolução Industrial, começou um novo período na história das relações entre a cidade e o meio ambiente natural. Os últimos obstáculos presentes na natureza para o crescimento populacional e físico das cidades foram extintos. Como conseqüência, surgiram diversos problemas ambientais nas cidades industriais européias e norte-americanas, sobretudo o da poluição atmosférica ocasionada pela queima de combustíveis fósseis pelas indústrias e o despejo de resíduos industriais em corpos d'água e no solo.

Até a Segunda Guerra Mundial, os problemas ambientais urbanos estavam reduzidos a um conjunto de países industrializados do mundo, pois neles se concentrava grande parte das metrópoles e das regiões industriais. Nas nações em desenvolvimento, a urbanização se intensificou a partir de 1950, graças ao processo de industrialização.

Atualmente, o mundo passa por acelerado processo de urbanização, afetando principalmente os países em desenvolvimento, os menos equipados para prover transporte, habitação, água e esgoto. O inchaço populacional das cidades tem sérias conseqüências ambientais, econômicas e sociais nesses países.
 

Para saber mais sobre os impactos ambientais das cidades acesse:

www.ambientebrasil.com.br/composer.php3

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1133/imagens/urbano.JPG

 

A atividade

Inicialmente, solicitar que os alunos pesquisem quais são as maiores metrópoles do mundo, com mais de 10 milhões de habitantes. As cidades encontradas deverão ser indicadas num mapa-múndi.

Depois, escrever na lousa o nome das maiores metrópoles e pedir para os alunos realizarem correções, se necessário. Aproveite para definir "urbanização", bem como outros temas, como "área metropolitana" e "metrópole".

Dividir os alunos em grupos. Cada grupo ficará encarregado de pesquisar em jornais, revistas ou livros os problemas ambientais que existem em algumas cidades de diferentes continentes. Também, se possível, é importante os alunos conseguirem imagens das metrópoles pesquisadas. Pedir para que observem as imagens, comparando-as aos problemas no meio ambiente que podem se manifestar, em decorrência da concentração populacional.

Eles também poderão pesquisar no sítio do IBGE. Eis o link:

www.ibge.gov.br/paisesat/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1133/imagens/mapasibge.jpg

 

Solicitar aos grupos que apresentem, na forma de seminários, as cidades que foram pesquisadas e os seus problemas ambientais. Enquanto isso, na lousa, elabore uma tabela com duas colunas: na primeira deve ser escrito o nome da cidade pesquisada; na outra, os problemas ambientais levantados pelos alunos. Após as apresentações dos grupos, chamar a atenção para o fato de que em todas as metrópoles - as localizadas nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento - existem praticamente os mesmos problemas ambientais, ocasionados, sobretudo, pelo crescimento populacional.

Em seguida, na lousa, listar, explicar e caracterizar cada problema ambiental presente nas metrópoles. Cientes dessas informações, os alunos, ainda divididos em grupo, devem pesquisar sobre a cidade onde está localizada a escola, com o objetivo de identificar se os problemas ambientais explicados anteriormente existem ali. Peça para que observem o trajeto casa-escola e registrem no caderno se há poluição (visual, atmosférica ou sonora), carência de arborização, esgoto a céu aberto, congestionamentos, etc.

Após essa etapa, os grupos deverão mostrar os registros feitos à classe e chegar a um consenso quanto aos problemas ambientais observados. Quando uma lista desses problemas estiver elaborada, promover uma discussão com os alunos sobre o que pode ser feito para modificar a situação. Ao final, escrever, junto com os alunos, um documento para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou para a prefeitura do município, destacando os problemas ambientais e a sugestão dos alunos para resolvê-los. Peça para o órgão municipal enviar uma resposta, informando o que, de fato, está sendo feito.

 

Avaliação
Deve-se fazer uma avaliação qualitativa contínua da atividade, acompanhando o desenvolvimento do aluno, avaliando-o no seu dia-a-dia em sala de aula. Deve-se avaliar o desenvolvimento de habilidades (raciocínio, aplicação de conceitos, capacidade de observação e de crítica, etc.), bem como de atitudes (responsabilidade na execução das tarefas, sociabilidade, etc.).
Opinión de quien visitó

Três estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/6 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33,33%
  • Três estrelas 1/6 - 16,67%
  • Duas estrelas 1/6 - 16,67%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

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Opiniones

  • célio roberto da silva pacheco , undime , Rio Grande do Norte - dijo:
    celiogeo64@hotmail.com

    08/06/2010

    Três estrelas

    É bastante pertinente para chamar a atenção do aluno para a sua ralidade , na sua cidade em especial aqueles que moram em grandes centros urbano. Penso que é uma forma dos alunos perceber os problemas urbanos com maior criticidade.


  • Iracema Pereira Ramos da Anunciação, ESCOLA EST. PROFª MARINÊS FÁTIMA DE SÁ TEIXEIRA , Mato Grosso - dijo:
    cema.nunes39@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otima.


  • Demi Lovato, Estados Unidos - dijo:
    dami_devonne@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    [portuguese] achei este site muito bom e muito legal para os estudantes =* só queria mandar um grande beijo para uma fã muito especial : Victoria Maria Albuquerque Piancó! Ela é uma otima pessoa concerteza ela vai gosta desse site ♥


  • Marciana Gomes Sampaio, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - dijo:
    marciana.duda@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Caro professor gostei muito da forma com qual trabalha os impactos ambientais e a metodologia utilizada,pois faz com que os alunos tenham um maior interesse pelo o assunto.


  • milena Teixeira de Almeida, EEFM JOSE RIBEIRO GUIMARAES , Ceará - dijo:
    milena_pent@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Caro professor gostei muito da forma de trabalhar os impactos ambientais provocados pelo progresso da Humanidade, principalmente por vc nao ter pedido de foco o contexto historico e acima de tudo pela metodologia abordada ao fazer desse aluno sujeito de seu conhecimento, ao tratar questões do cotidiano e do entorno desse aluno e de sua comunidade. Queria deixar ao nobre colega uma simples sugestão de video UMA VBERDADE INCOVINIENTE (documentário) e UM DIA DEPOIS DE AMANHÃ.


  • sonia carvalho, professora de Geografia (SEDUC-MA) , Maranhão - dijo:
    soniacatolica@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Achei que as sugestões para aprofundamento são legais. Os recursos utilizados são também bons, porém o que pegou um pouco foi o excesso destes recursos para pouco tempo de pesquisa e aprendizagem. Acho que aumentando o tempo de estuco e pesquisa a didática é viável.


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