Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Infográfico: A criação do texto na representação visual da informação

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, durante o desenvolvimento desta aula, poderá:

Construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s).

Identificar características das modalidades oral e escrita em diferentes suportes textuais: infográficos, vídeos explicativos, textos informativos, verbetes de dicionário.

Inferir relações entre as palavras do texto.

Desenvolver interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si.

Inferir sobre os propósitos do autor do infográfico ao escolher determinada forma textual para a sua expressão.

Empreender pesquisa sobre as profissões que quase não existem mais no Brasil.

Aprimorar a interpretação e a compreensão de textos lidos.

Produzir um infográfico.

Compreender a função de um infográfico, cuja finalidade é associar imagem, texto e informação para explicar de forma eficiente algum aspecto ou tema importante.

Reconhecer e corrigir problemas de textualização do discurso em uma legenda de um infográfico.

Reconhecer algumas convenções típicas do gênero "legendas".

Utilizar recursos mais adequados à produção de legendas: tipo de linguagem mais usual, expressões utilizadas, apresentação da estrutura do texto, recursos gramaticais, etc.

Utilizar procedimentos e recursos próprios da produção de textos: planejar o que se vai escrever, utilizar rascunhos, revisar seu próprio texto simultaneamente à produção

Retextualizar os textos de um infográfico.

Duração das atividades
5 aulas ou encontros (1hora e 40 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor,
É preciso que os alunos tenham conhecimentos mínimos de internet e das ferramentas que ela oferece para utilização, bem como entender o que é um infográfico, quais as suas funções e conhecer as ferramentas básicas que ele oferece e em quais suportes ele pode aparecer.
É importante compreender a importância e a objetividade na elaboração e na estrutura de legendas. Algumas informações sobre como inserir e redigir uma legenda podem ser encontradas nos links:

http://docs.kde.org/stable/pt_BR/kdeedu/kig/text-labels.html [Acesso em 01/11/2009]

http://aimagem.wordpress.com/2009/04/27/entre-palavras-e-imagens-texto-legenda-e-legenda-como-se-faz/  [Acesso em 01/11/2009]

http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_edicao_l.htm [Acesso em 01/11/2009]

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

A proposta desta sequência de aulas é criar infográficos em que os alunos possam expor as imagens e legendas sobre as profissões que hoje já estão quase extintas. Portanto, professor, note que esta sequência de aulas dará apenas o suporte para a criação de infográficos, que poderão ser utilizados no decorrer do ano letivo como recurso visual de informação com outros temas de pesquisa.

Para iniciar as aulas, é importante que se tenha algum infográfico em sala de aula. Mostre aos alunos que esse recurso visual vem sendo utilizado com frequência em variados suportes de comunicação. Apresente alguns exemplos sob a forma de slides, transparências em retroprojetor ou uma apresentação em power point. Eis alguns exemplos:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/galeria_imagens.htm

[Acesso em 01/11/2009]

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2006/novoprojetografico/0002.shtml

[Acesso em 01/11/2009]

Explique que infografia ou infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica: em mapas, no jornalismo, em manuais técnicos, educativos ou científicos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto.
No design de jornais, por exemplo, o infográfico costuma ser usado para descrever como aconteceu determinado fato, quais suas consequências. Além de explicar, por meio de ilustrações, diagramas e textos, fatos aquilo que o texto ou a foto não consegue detalhar com a mesma eficiência. Também são úteis para cientistas como ferramentas de comunicação visual, sendo aplicados em todos os aspectos da visualização científica.


Obs: Comente com seus alunos a respeito da origem da Infografia e mostre, inclusive algumas feitas há muito tempo. Tais informações você também terá acesso no mesmo site.

Estudo de Embriões de Leonardo da Vinci (1510-1513)

Infográfico de Charles Minard (1861)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia

[Acesso em 30/10/2009]

Depois de apresentadas as primeiras informações sobre os infográficos, mostre o tema da pesquisa que viabilizará a criação de uma ou várias infografias: "Profissões antigas"

No mural da sala, faça um painel com a lista de profissões que eles conhecem, aquelas exercidas pelos familiares, algumas que consideram com melhor remuneração e, por fim, as profissões antigas que dificilmente encontram pessoas que ainda exercem. Você, p rofessor, pode propor que os alunos entrevistem familiares ou pessoas idosas do bairro onde moram para saber que profissões já não existem ou pode organizar uma visita a museus que tratam do assunto. (Em Belo Horizonte, por exemplo, há o Museu de Artes e Ofícios, situado na Praça da Estação. Nele há muitas informações e peças interessantes usadas por diferentes profissionais e trabalhadores em nossa história passada.) No caso das entrevistas, os alunos podem tentar montar uma exposição com objetos, utensílios e ferramentas usadas nas profissões citadas pelos entrevistados. Seria muito interessante que eles pudessem vislumbrar que, em outros tempos a tecnologia e o que se chamava vida moderna erma bem distintas do que hoje eles conhecem.

Peça que os alunos consultem o dicionário para estabelecer diferenças entre as palavras:

Ofício

http: //houaiss.uol.com.br /busca.jhtm?verbete=of %EDcio&stype=k [Acesso em 0 2/11/2009]

Ocupação

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=ocupa%E7%E3o&stype=k [Acesso em 02/11/2009]

Emprego

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=emprego&stype=k [Acesso em 02/11/2009]

Função

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=Fun%E7%E3o&stype=k [Acesso em 02/11/2009]

Trabalho

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=trabalho&stype=k&x=16&y=8 [Acesso em 02/11/2009]

Profissão

http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=profiss%E3o&stype=k [Acesso em 02/11/2009]

Em sala de aula, peça que os alunos apresentem suas considerações sobre os significados das palavras encontradas e registrem um texto coletivo como conclusão das diferenças observadas quanto ao uso correto em diferentes contextos.

Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Releia com os alunos as profissões antigas que eles listaram. Caso lembrem de mais alguma, acrescente-a no painel.  Eis algumas sugestões: ama de leite,
Carpinteiro, sapateiro (ainda temos alguns, mas a ocupação principal deles hoje é consertar e não fabricar calçados), celeiro, alfaiate, engraxate, alfarrábio, amolador, ourives, lavadeira, engomadeira, costureira, limpador de chaminé, vendedor de jornal, boticário, ferreiro, cocheiro, telegrafista, guarda-chaves, foguista (que cuidava da fornalha do trem), tipógrafo, acendedor de lampiões, datilógrafo, fotógrafo de rua(lambe lambe), retratista, moleiro, chapeleiro, boticário, relojoeiro, rendeira, bordadeira, tecelão, governanta, parteira, posticeiro, charuteiro manual, lavador de peles, lavadeira, soleiro, cerzideira, sineiro, entre outras.

Seria interessante passar um vídeo para a turma assistir sobre as profissões quase extintas no Brasil.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1054187-7823-PESSOAS+QUE+TRABALHAM+EM+PROFISSOES +QUASE+EXTINTAS,00.html

[Acesso em 30/10/2009]

Divida a turma em grupos, de modo que cada um fique responsável por 3 a 5 profissões. Eles podem escolher as profissões ou você pode sorteá-las entre eles. O momento seguite é o de pesquisa no laboratório de informática. É preciso que os grupos registrem as informações sobre cada profissão e que selecionem as imagens correspondentes. Ressalte a importância de se registrar os sites pesquisados ao final da pesquisa e a data de acesso a eles. Eis algumas sugestões de imagens para essa atividade (todas as imagens abaixo foram acessadas em 03/11/2009):

Sapateiro

http://lenteoculta.blogspot.com/2007/10/profisses-antigas-i.html

Alfarrabista

h ttp://diasquevoam.blo gspot.com/2007_02_01_d iasquevoam_archive.ht ml

Lavadeira - engomadeira

http://www.museulourinha.org/pt/etno_prof_7 .htm

Fotógrafo de rua ( Lambe-lambe)

http://profissoes.web.simplesnet.pt/

Calista

http://profissoes.web.simplesnet.pt/

Barbeiro e Engraxate

http://profissoes.web.simplesnet.pt/

Tecelão

http://www.publicdomainpictures.net/view-image.php?picture=tejedor&image=183&jazyk=PT

Obs: Todas as imagens acima foram acessadas em 02/11/2009

Na sala de aula, apresente infográficos, explicando como se cria uma infografia, que elementos devem constar e a forma de organização da equipe que elabora tal informação visual.

http://infografia24horas.blogspot.com/2007/08/apresentaao.html

[Acesso em 01/11/2009]

http://infografiaembasededados.wordpress.com/2009/03/16/metodologia-para-os-infograficos/

[Acesso em 01/11/2009]

Professor,

Discutidas as imagens e informações, assista a um vídeo explicativo de como se faz um Infográfico. Ao assisti-lo, peça que os alunos registrem as informações relevantes sobre o processo de criação.

http://www.youtube.com/watch?v=06VbAQodPhY

[Acesso em 30/10/2009]

Todos estes recursos são importantes nest e momento para que os alunos possam apreender e compreender as etapas de produção dessa forma textual.

Juntamente com os infográficos acima, coloque em exposição no mural da sala de aula:

6 regras básicas da infografia, por Luiz Iria

1.A leitura do infográfico deve ser contínua, com começo meio e fim.
2.Destaque as imagens. Uma imagem mostra o ponto principal e traz emoção.
3.Estude o estilo de trabalho. Defini-lo com antecedência ajuda a ganhar tempo no processo de produção.
4.Cuidado com o texto. Ele não pode ser longo, nem invadir o espaço das imagens.
5.Deixe o leitor respirar. Áreas em branco suavizam a leitura e destacam as imagens.
6.Planeje. Ter o tempo a seu favor permite antecipar e eliminar erros na finalização do infográfico.

http://cursoabril.abril.com.br/servico/noticia/materia_257943.shtml

[Acesso em 01/11/2009]

Diante de todas as informações, peça que os a lunos elaborem um texto coletivo dos passos a serem seguidos para a criação de uma infografia com o tema "Profissões antigas do Brasil" . Tal registro deverá ser colocado no mural da sala.

Esse tema pode ser subdividido em "Profissões extintas" e "Profissões quase extintas".

Aula 3: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Antes dos grupos começarem a escrever as legendas, explique a eles as regras de elaboração desse gênero textual:

1. Em geral, não existe ponto final nas legendas (apenas intermediário, caso se trate de uma legenda com duas frases).

2. As legendas devem, sempre que possível, cumprir duas funções simultaneamente: descrever a foto, com o verbo de preferência no presente, e dar uma informação.

3. Evitar descrições óbvias. Apesar de muitas legendas de jornal se apresentarem dessa forma.

Cada grupo escreverá as legendas das imagens selecionadas das profissões. Depois de elaboradas, troque os trabalhos entre os colegas para que estes façam a revisão textual das legendas.

Devolvidos os trabalhos para os grupos de origem, promova a retextualização das legendas, caso seja necessário.

Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Relembre com a turma algumas dicas dadas pelo jornalista Luiz Iria, no vídeo assistido sobre como elaborar um infográfico:

1. Apuração das profissões - seleção e texto informativo.
2. Escolha da imagem principal a ser colocada no infográfico - Que critérios de escolha serão adotados? Serão imagens coloridas, preto em branco ou envelhecidas? Eis algumas sugestões de imagens:

http://www.busatocanoas.com.br/cidades/turismo372.php

http://blogdosenadinho.blogspot.com/2008/04/joo-pessoa-antigapb.html

http://padornelo.blogs.sapo.pt/2008/10/

[Imagens acessadas em 30/10/2009]

3. Escolha das ilustrações da pesquisa - as imagens das profissões
4. Escrita das legendas
5. Montagem, diagramação do infográfico - localização de imagens e suas legendas.

Professor,

Para confeccionar os infográficos, você pode convidar seus colegas da área de Belas Artes e da Informática para ajudá-lo na orientação dos alunos.

É importante registrar es ses momentos para uma futura exposição dos trabalhos. Fotografe e/ou filme.

Aula 5: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)

Professor,

Organize a exposição dos infográficos na escola ou na própria sala de aula. No momento da Amostra, peça que os alunos que empreenderam o projeto expliquem o processo de criação de um Infográfico, suas características e funções. Estimule-os a falar do processo de criação do inforgráfico e o que aprenderam, as utilidades e a função desse texto, que informações podem ser "lidas" nos dados ilustrados e como essa leitura se realiza.

Convide primeiramente os alunos que estiverem terminando o Ensino Médio. Esse trabalho de profissões é interessante para estes alunos que vivem a angústia da escolha de uma profissão a ser seguida na fase adulta. Note que o "designer" de um infográfico é uma profissão e muito valorizada nos dias de hoje, em detrimento das profissões apontadas na pesquisa feita pelos alunos. Uma extensão desta proposta de aulas, pode ser um estudo sobre as profissões de nossa época, tendo como alvo necessidade de ajudar os alunos a se localizarem em relação às demandas profissionais de sua cidade, estado, país e identificar as próprias aptidões...

Faça um Painel do Visitante para que este deixe uma observação, recado ou a sua assinatura de comparecimento à Amostra de Infográficos. Esta também é uma forma de avaliação a ser feita de quem observa/lê o trabalho.

Recursos Complementares

http://www.eca.usp.br/pjbr/arquivos/ensaios7_c.htm - Um Estudo sobre a elaboração de texto-legenda e legenda. [Acesso em 01/11/2009]

http://infograficos.blogspot.com/ - Um Estudo sobre os Infográficos. [Acesso em 01/11/2009]

http://laboratoriodeinfografia.wordpress.com/lab/ - Como fazer Infografias. [Acesso em 01/11/2009]

http://aimagem.wordpress.com/2009/04/27/entre-palavras-e-imagens-texto-legenda-e-legenda-como-se-faz/ - Como elaborar uma legenda [Acesso em 01/11/2009]

http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_edicao_l.htm - Função e característica de uma legenda. [Acesso em 01/11/2009]

Avaliação

Professor, esta proposta desenvolvida permite que seja observado como está o desenvolvimento do aluno/turma. Pode-se avaliar, no processo, o desempenho do aluno quanto à capacidade de produção oral e escrita, as estratégias de pesquisa, a criatividade na seleção de recursos utilizados no infográfico, a sua capacidade de ler, de selecionar, de relacionar, de sintetizar e de produzir novos textos, entre outros. Na proposta de produção da legenda, em específico, observe a capacidade de produção escrita, a informatividade, a criatividade na seleção de recursos com vistas a atingir o objetivo desejado.

Avalei os modos de interação dos alunos nos  grupos de trabalho  e na construção de reflexão sobre os temas em discussão: ele produz seu próprio ponto de vista? Como se dá essa construção?

Em relação aos temas gramaticais, aspectos textuais e leitura/escrita de diferentes gêneros textuais, você deve eleger o foco do que deseja avaliar e trabalhar. Por exemplo, como se constrói sínteses? Como extrapolar as informações dos textos lidos? Que elementos gramaticais são importantes para que os alunos construam textos coerentes e coesos? Enfim, decida com base nas necessidades de seus alunos que conteúdos serão trabalhados conjuntamente para a melhoria da qualidade dos textos a serem produzidos ao fim da proposta de aula. Disso tudo, selecione o que será priorizado na avaliação. O infográfico pode servir como um suporte textual em que os alunos e você poderão  postar as considerações sobre avaliação. Você certamente descobrirá com os seus alunos outros temas que poderão ser expressos por essa forma textual.

 Aproveite ao máximo as possibilidades de interação com os alunos.

É ainda muito importante ouvir os alunos na hora da avaliação, para que se descubra realmente o nível de aprendizado que tiveram sobre o assunto específico e a forma como fazem uso da expressão escrita e oral da língua.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.