21/11/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Aula 1
Professor, inicie a aula considerando alguns aspectos necessários à manutenção da vida dos animais:
• Obtenção de alimento;
• Obtenção de oxigênio (considerando a maioria do tipo aeróbio);
• Sucesso reprodutivo.
Apresente, em seguida, os seguintes questionamentos:
• Qual a importância do MOVIMENTO para a realização dessas atividades?
• Como é produzido o MOVIMENTO?
Disponha os alunos de alguns minutos para, em pequenos grupos, discutirem essas questões e em seguida apresentá-las à turma.
A partir da segunda questão, no laboratório de informática, peça que os alunos acessem o recurso “Contração Muscular” do Portal do Professor, no endereço abaixo:
O recurso apresenta de maneira simplificada o processo de contração muscular. Os alunos podem observar as posições das proteínas actina e miosina no músculo relaxado ou contraído.
Professor, neste momento você pode apresentar algumas informações sobre a contração muscular, utilizando transparências que mostrem o processo em nível celular e seu controle através do sistema nervoso.
Lembre os alunos de que para que um movimento ocorra não basta que um músculo se contraia. É necessário que esteja conectado a outra estrutura. No caso dos vertebrados como o ser humano, a conexão ocorre através dos tendões e a estrutura onde se ligam são os ossos.
Explore também, no recurso do portal, a função de músculos antagônicos (flexores e extensores). No exemplo do braço, o tríceps contrai-se endireitando o cotovelo, o que ocorre com a ajuda da gravidade (por isso o músculo é menor). Antagonicamente o bíceps puxa o antebraço para frente para levantar a mão, contra a gravidade, exigindo uma força maior e consequentemente um músculo mais forte.
O mesmo modelo apresentado no recurso do portal pode ser facilmente construído utilizando poucos materiais. Veja na figura.
Permita que os alunos manuseiem o modelo. Descreva a função do modelo: as mangueiras de borracha representam os músculos (quando esticadas – músculo relaxado, quando encolhidas – músculo contraído) e para gerar o movimento um músculo relaxa enquanto o outro se contrai e vice-versa.
Dica! – O modelo pode ser construído utilizando molas presas aos ganchos.
Trabalhar este tema permite realizar a INTERDISCIPLINARIDADE com a disciplina de Física, por exemplo.
Articulações podem ser comparadas com alavancas – como bastões que giram num certo ponto chamado fulcro. Alavancas movem pesos usando uma força, chamada esforço.
No corpo humano, os ossos constituem as alavancas, os músculos fornecem o esforço e a carga é o peso das próprias partes do corpo ou objetos que estão sendo carregados.
Dica! – Peça para que os alunos movimentem as partes do seu corpo e tentem identificar diferentes tipos de alavancas. Também é possível analisar onde diferentes tipos de movimentos exigem maior esforço e que danos podem ocasionar.
Dica! – Converse com o professor de Física para ver que cálculos podem ser feitos sobre o esforço necessário em cada tipo de alavanca.
Outra opção para desenvolver a interdisciplinaridade é explorar o assunto CÃIBRA, conversando com o professor de Educação Física para estudar como ela ocorre, quais as formas de prevenção (que exercícios e alimentação podem ser benéficos contra esse problema)
(Comente com seus alunos)
Músculos grandes e pequenos
Existem músculos grandes como o da coxa, mas também pequenos como aqueles presentes em cada pêlo do corpo. Sempre que um músculo se contrai ocorre a liberação de calor. Percebemos isso facilmente quando nos exercitamos e sentimos o músculo mais quente. Quando estamos com frio, uma reação reflexa promove a contração de todos os músculos dos pêlos (perceptíveis quando nos arrepiamos) gerando calor em toda a superfície do corpo. Em outros animais, a elevação dos pêlos também cria uma camada de ar entre a pele e o ambiente, funcionando como isolante térmico.
Atividade 1
Se músculos são comuns em outros animais, como os invertebrados, por exemplo, como eles funcionam para promover o movimento?
Pesquise os seguintes animais para descobrir como isso ocorre: LOMBRIGA, MINHOCA e INSETOS.
Atividade 2
Vegetais também se movimentam. O MOVIMENTO é característico dos animais, mas em vegetais ele também está presente, como resultado do CRESCIMENTO. No entanto, é bastante limitado e lento.
Pesquise como os vegetais, sendo “praticamente imóveis”, conseguem de maneira relativamente eficiente, realizar a obtenção de alimento e reprodução?
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço o mecanismo da contração muscular.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que a contração muscular é responsável pelo movimento.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o a relação entre contração muscular e movimento existente em diferentes animais.
MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo o a relação entre contração muscular e movimento e a importância deste para a obtenção de alimento e reprodução em diferentes seres vivos.
Nome | Tipo |
---|---|
Contração muscular | Animação/simulação |
Três estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/08/2013
Cinco estrelasgostei foi otimo uma boa coisa para eu apresentar o trabalho de ciencias
18/12/2012
Uma estrelaeu nao gostei da aula porque nao precebi qual e o movimento de contraçao e o movimento de distensao