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Músculos / Movimento

 

21/11/2008

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a contração muscular. Perceber a relação que a contração muscular têm com o movimento e este, por sua vez, permitem a execução de variadas atividades necessárias à vida dos animais.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre anatomia do corpo humano. Saberes sócio-culturais a respeito do tema.
Estratégias e recursos da aula


Aula 1

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1156/imagens/problematizacao.gif

Professor, inicie a aula considerando alguns aspectos necessários à manutenção da vida dos animais:
• Obtenção de alimento;
• Obtenção de oxigênio (considerando a maioria do tipo aeróbio);
• Sucesso reprodutivo.

Apresente, em seguida, os seguintes questionamentos:

• Qual a importância do MOVIMENTO para a realização dessas atividades?
• Como é produzido o MOVIMENTO?

Disponha os alunos de alguns minutos para, em pequenos grupos, discutirem essas questões e em seguida apresentá-las à turma.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1156/imagens/nolaboratorio.gif

 

A partir da segunda questão, no laboratório de informática, peça que os alunos acessem o recurso “Contração Muscular” do Portal do Professor, no endereço abaixo:

http://www.adobe.com/shockwave/download/download.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash&Lang=BrazilianPortuguese

Contração muscular
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1156/imagens/musculo.png

O recurso apresenta de maneira simplificada o processo de contração muscular. Os alunos podem observar as posições das proteínas actina e miosina no músculo relaxado ou contraído.

Professor, neste momento você pode apresentar algumas informações sobre a contração muscular, utilizando transparências que mostrem o processo em nível celular e seu controle através do sistema nervoso.

Lembre os alunos de que para que um movimento ocorra não basta que um músculo se contraia. É necessário que esteja conectado a outra estrutura. No caso dos vertebrados como o ser humano, a conexão ocorre através dos tendões e a estrutura onde se ligam são os ossos.

Explore também, no recurso do portal, a função de músculos antagônicos (flexores e extensores). No exemplo do braço, o tríceps contrai-se endireitando o cotovelo, o que ocorre com a ajuda da gravidade (por isso o músculo é menor). Antagonicamente o bíceps puxa o antebraço para frente para levantar a mão, contra a gravidade, exigindo uma força maior e consequentemente um músculo mais forte.

 O mesmo modelo apresentado no recurso do portal pode ser facilmente construído utilizando poucos materiais. Veja na figura.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1156/imagens/musculos_braco.jpg

Permita que os alunos manuseiem o modelo. Descreva a função do modelo: as mangueiras de borracha representam os músculos (quando esticadas – músculo relaxado, quando encolhidas – músculo contraído) e para gerar o movimento um músculo relaxa enquanto o outro se contrai e vice-versa.

Dica! – O modelo pode ser construído utilizando molas presas aos ganchos.

Trabalhar este tema permite realizar a INTERDISCIPLINARIDADE com a disciplina de Física, por exemplo.
Articulações podem ser comparadas com alavancas – como bastões que giram num certo ponto chamado fulcro. Alavancas movem pesos usando uma força, chamada esforço.
No corpo humano, os ossos constituem as alavancas, os músculos fornecem o esforço e a carga é o peso das próprias partes do corpo ou objetos que estão sendo carregados.
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1156/imagens/alavancas.jpg

Dica! – Peça para que os alunos movimentem as partes do seu corpo e tentem identificar diferentes tipos de alavancas. Também é possível analisar onde diferentes tipos de movimentos exigem maior esforço e que danos podem ocasionar.

Dica! – Converse com o professor de Física para ver que cálculos podem ser feitos sobre o esforço necessário em cada tipo de alavanca.

Outra opção para desenvolver a interdisciplinaridade é explorar o assunto CÃIBRA, conversando com o professor de Educação Física para estudar como ela ocorre, quais as formas de prevenção (que exercícios e alimentação podem ser benéficos contra esse problema)


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1156/imagens/curiosidade.png

(Comente com seus alunos)
Músculos grandes e pequenos

Existem músculos grandes como o da coxa, mas também pequenos como aqueles presentes em cada pêlo do corpo. Sempre que um músculo se contrai ocorre a liberação de calor. Percebemos isso facilmente quando nos exercitamos e sentimos o músculo mais quente. Quando estamos com frio, uma reação reflexa promove a contração de todos os músculos dos pêlos (perceptíveis quando nos arrepiamos) gerando calor em toda a superfície do corpo. Em outros animais, a elevação dos pêlos também cria uma camada de ar entre a pele e o ambiente, funcionando como isolante térmico.


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1156/imagens/atividadecomplementar.gif

Atividade 1
Se músculos são comuns em outros animais, como os invertebrados, por exemplo, como eles funcionam para promover o movimento?
Pesquise os seguintes animais para descobrir como isso ocorre: LOMBRIGA, MINHOCA e INSETOS.

Atividade 2
Vegetais também se movimentam. O MOVIMENTO é característico dos animais, mas em vegetais ele também está presente, como resultado do CRESCIMENTO. No entanto, é bastante limitado e lento.
Pesquise como os vegetais, sendo “praticamente imóveis”, conseguem de maneira relativamente eficiente, realizar a obtenção de alimento e reprodução?


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1156/imagens/AUTOAVALIACAO.gif
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?


INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço o mecanismo da contração muscular.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que a contração muscular é responsável pelo movimento.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o a relação entre contração muscular e movimento existente em diferentes animais.

MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo o a relação entre contração muscular e movimento e a importância deste para a obtenção de alimento e reprodução em diferentes seres vivos.

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Contração muscular Animação/simulação
Recursos Complementares
Veja no final da aula.
Avaliação
As respostas apresentadas para as questões propostas no decorrer da aula permitem ao professor verificar o grau de compreensão dos alunos sobre o tema apresentado. Os alunos também podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula apresento um exemplo de uma rubrica a ser utilizada nesta aula.
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