27/11/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Mínimo Múltiplo Comum” com seus alunos. Para iniciar verifique como esta os conhecimentos sobre múltiplos e máximo divisor comum. Para isto, faça alguns questionamentos como:
• Quando dividimos 10 por 2, a divisão é exata?
• 10 é múltiplo de 2? Por quê?
• Quando dividimos 10 por 3, a divisão é exata?
• 10 é múltiplo de 3? Por quê?
• Quando dois números são primos entre si?
• 10 e 2 são primos entre si?
• 10 e 3 são primos entre si?
Para iniciar, seria interessante que você colocasse aos seus alunos alguns problemas para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
• “João recebe visitas periódicas de três amigos. O primeiro o visita a cada 20 dias, o segundo a cada 5 dias e o terceiro a cada 8 dias. No seu aniversário, em 2 de junho, os três foram visitá-lo. Depois dessa data, quando coincidirá a visita dos amigos?”.
Peça aos alunos que tentem resolver os problemas, não importa qual o nível de conhecimento que eles tenham e em seguida proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.
Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/mmc1.htm e, com o mouse, cliquem no botão . Aparecerá a tela abaixo:
Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre mínimo múltiplo comum.
Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.
Seria interessante também que você, Professor, informasse aos seus alunos que existe outra forma de calcular o MMC de números dados, é o método da decomposição simultânea de fatores primos; dessa forma, todos os fatores, tomados cada um com o seu maior expoente, o resultado do é obtido com maior rapidez.
Professor, destaque também a propriedade: “Dados dois ou mais números diferentes de zero, se um deles for múltiplo de todos os outros, então esse número será o m.m.c. dos números dados”. Como exemplo, considere o cálculo anterior com os números 6, 12 e 24; observe que 24 é múltiplo de 6 e de 12, portanto o m.m.c.(6, 12, 24) = 24.
Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo mínimo múltiplo comum. Peça aos seus alunos que cliquem no botão , aparecerá uma tela como a da figura abaixo:
Existem dois tipos de exercícios. No primeiro, a tela nos orienta que este exercício, contêm 15 questões () e para acessar a próxima ou para mostrar todas, devemos clicar com o mouse em:
• Mostrará a próxima questão.
• Mostrará a lista completa de questões.
Para responder a questão, clique com o mouse, em de cada um dos itens da questão, caso esteja errada, aparecerá a mensagem , mas caso esteja certa, aparecerá a mensagem, .
Já no segundo tipo de exercício:
seus alunos deverão digitar os resultados no aplicativo e em seguida, clicar no botão localizado no final dos exercícios.
Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento adquirido na aula. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem e verifiquem os resultados no aplicativo. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.
Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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08/08/2011
Cinco estrelasexcelente recurso. Otino direcionamento de suas aulas. parabens.