21/11/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Motivação/introdução
Conhecer corretamente o conceito de aceleração é importante, pois normalmente quando pensamos em aceleração, essa palavra vem associada a um aumento de velocidade, o que nem sempre é verdade, pois um movimento acelerado indica uma variação na velocidade, que pode se crescente ou decrescente.
Na Sala de aula (20 min)
Nesta aula trabalharemos o conceito de aceleração, que é definida como a taxa de variação da velocidade de um corpo, a aceleração mede a rapidez com que a velocidade varia no tempo, a unidade de aceleração no SI é o [m.s2]. Algebricamente, a aceleração é dada por :
a = v / t
No cotidiano existem muitos movimentos que ocorrem com variação de velocidade, ou seja, com aceleração, um carro aumentando a sua velocidade numa pista é um exemplo de aceleração progressiva, que ocorre com aumento da velocidade, quando o carro começa a parar, a sua velocidade decresce, neste caso a aceleração é retrógrada, ou retardada. Quando a velocidade do móvel é constante, a sua aceleração é nula, podemos visualizar algumas situações através dos gráficos do movimento acelerado:
O primeiro gráfico, espaço em função do tempo, é representado por uma parábola, pois a função horária do movimento uniformemente acelerado é do segundo grau, dada por:
S= S0 + V0t + ½ at2
No segundo gráfico, velocidade em função do tempo, o gráfico é uma reta passando pela origem, se a aceleração for positiva, a reta é ascendente, pois a velocidade está aumentando, se a aceleração for negativa, a reta é decrescente, pois a velocidade está diminuindo.
No terceiro gráfico, aceleração em função do tempo, a reta no gráfico acompanha o eixo do tempo, mostrando a aceleração como um valor constante.
Atividade no laboratório de informática.(30 min)
Para a compreensão e visualização desse fenômeno, vamos utilizar um objeto de aprendizagem que permite visualizar situações do cotidiano em que temos movimentos que ocorrem com aceleração, e exercitar os conhecimentos de cinemática com exercícios e atividades. O nome do objeto é “Aceleração: elementos e funcionamento”.
Escolhendo a aba simulador, é possível escolher o valor da posição inicial, da velocidade inicial e da aceleração, e com esses valores visualizar os gráficos do movimento acelerado:
Escolhendo a aba vídeo, podemos assistir um filme retirado das câmeras de segurança de uma rodovia movimentada, em que podemos perceber a variação da velocidade de um carro num instante de tempo curto, o vídeo mostra um acidente na rodovia:
Nas abas atividades e exercícios, são encontradas orientações para o professor trabalhar com os alunos, São disponibilizados exercícios para fixação dos conceitos e aprimoramento pelos alunos. Com essa orientações o professor pode desenvolver um trabalho baseando-se no cotidiano, mas utilizando exercícios pra reforço do conteúdo.
Formulário de avaliação:
Nome | Tipo |
---|---|
Aceleração: elementos e funcionamento | Animação/simulação |
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/12/2010
Quatro estrelasotimo planejamento so nao entendi onde encontrar o programinha da simulaçao.