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O Acordo ortográfico e a Reforma ortográfica: implicações no Brasil

 

06/12/2009

Autor y Coautor(es)
Liliane Gomes Falcão
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

EDNA MARIA SANTANA MAGALHÃES

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula, o aluno poderá:

1) entender o processo histórico da evolução da língua;

2) estabelecer a relação entre a língua e seu uso pelos falantes;

3) perceber a língua  como um sistema interativo, em constante processo de evolução em consonância com o desenvolvimento da sociedade;

4) ter conhecimento dos países falantes de Língua Portuguesa;

5) entender a diferença entre Acordo Ortográfico e Reforma Ortográfica;

6) compreender as mudanças implantadas no sistema ortográfico brasileiro a partir do início de 2009;

7) utilizar corretamente as regras de acentuação e grafia das palavra;.

8) avaliar as implicaçõess da reforma ortográfica para os países participantes e, principalmente, o Brasil.

Duração das atividades
aproximadamente 9 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, pressupõe-se que os seus alunos já tenham condições de inferir informações e reconhecer diferentes formas de linguagem e usá-las para a sua expressividade. O fato de ele já estar adaptado a trabalhar com diferentes suportes  textuais e fontes de informação facilitará certamente a compreensão dessa proposta de aula.

Estratégias e recursos da aula

Professor, solicite aos alunos que pesquisem previamente, no dicionário, os verbetes: ACORDO e REFORMA. Indague-os se é possível estabelecermos a sinonímia dessas palavras. Instigue-os a se posicionarem a respeito da utilização das nomenclaturas Acordo Ortográfico e Reforma Ortográfica. Faça as anotações no quadro negro das opiniões que os alunos levantarão a respeito, não manifeste nenhum conceito, permita que os alunos sintam a liberdade de formular hipóteses.

1ª AULA - Discutindo o Novo Acordo Ortográfico.

Professor, prepare o ambiente. Reuna materiais que tratem do tema : Acordo Ortográfico, extraídos de diversas fontes :  revistas, jornais, internet etc.

Em seguida, organize a sala de aula pequenos círculos (grupos) de, no máximo 5 alunos. Deixe todo o material que você preparou à disposição dos grupos, dê a eles a liberdade de escolherem com qual material desejarão trabalhar.

Solicite que os grupos analisem o conteúdo dos textos e que destaquem quais as informações que eles consideraram mais interessantes (pode ser uma regra específica, uma nova forma de escrita de um vocábulo, algumas diferenças entre oo português do Brasil e o de Portugal, enfim).

Após a análise do material e feito o levantamento pelos grupos, reuna-os em um único grupo (grupão). Solicite que cada grupo aponte quais foram as informações que destacaram do material analisado. Faça as anotações no quadro negro, eliminando ocorrências repetidas e peça aos alunos que registrem no caderno as informações.

Em seguida, esclareça que este será o ponto de partida para o estudo do Novo Acordo Ortográfico ou a Reforma Ortográfica.

Nesse momento você fará uso do material solicitado aos alunos anteriormente, ou seja, trará para a discussão o significado de ACORDO  e REFORMA.

Professor, essa discussão pretende que o aluno estabeleça critérios de sinonímia e ainda, permite que você introduza as duas nomenclaturas utilizadas e a implicação da utilização de cada uma delas. Para que você se prepare para essa abordagem, sugerimos a leitura do texto abaixo:

Reforma Ortográfica ou Acordo Ortográfico?

Não aguento mais ouvir e ler tantas asneiras. É reforma ortográfica aqui, é reforma ortográfica ali, é reforma ortográfica lá, etc.Se não bastasse as lacunas (que não são poucas!) do Acordo, agora muitas pessoas, bem como obras do gênero estão confundindo esses dois conceitos.Vamos à distinção:

Reforma Ortográfica: uma reforma é estabelecida de forma unilateral, independente, isto é, sem laço ou compromisso com outros países. Cada país faz os ajustes, as mudanças, os acréscimos que julgar necessários à língua oficial de seu próprio território. Numa reforma ortográfica ocorrem mudanças de sintaxe, morfologia, entre outras coisas. No Brasil foram elaboradas duas reformas ortográficas: em 1943 e 1971.

Acordo ortográfico: um acordo é instituído de forma multilateral, i sto é, com a co ntribuição de várias nações, instituições ou pessoas. É necessário que haja nução de ideias entre os participantes para que as novas regras sejam colocadas em vigência. Ele é resultado de uma negociação (por meio de protocolos modificativos) entre seus vários membros.Portanto, os países lusófonos, de Língua Portuguesa, fizeram um acordo ortográfico e não uma reforma ortográfica.

Acessado em 03/11/2009

Fonte: http://jeinformalinguaelinguagem.blogspot.com/2009/04/reforma-ortografica-ou-acordo.html 

A título de informação, o professor Pasquale Cipro Neto, em palestra promovida pela Editora Abril, em Belo Horizonte, esclareceu as diferenças da nomenclatura e argumentou que é possível que esse Acordo acabe resultando apenas em uma Reforma Ortográfica que abarcará apenas o Brasil.

2ª e 3ª AULAS - Um pouco de História

Professor, para que o aluno entenda o processo evolutivo da língua é necessário que você procure situá-lo historicamente o bservando como s e deu esse processo. Aborde o contexto histórico/e volutivo da língua. O material distribuído n o início do ano pela E ditora Moderna apresenta uma estrutura bem elaborada que facilitará muito o seu trabalho.

Para conhecer esse material, acesse: http://www.moderna.com.br/acordo/guia_acordo.pdf

Acesso em: 03/11/2009

IMPORTANTE: Para as aulas 2,3 e 4 sugerimos que você utilize o data-show, projete os textos em transparência ou utilize o laboratório de informática (caso a escola disponha de um)

Fonte: http://www.moderna.com.br/acordo/guia_acordo.pdf      [Acesso em: 03/11/2009]

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Fonte: http://www.moderna.com.br/acordo/guia_acordo.pdf

Acesso em: 03/11/2009

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Fonte: http://www.moderna.com.br/acordo/guia_acordo.pdf Acesso em: 03/11/2009

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Fonte: http://www.moderna.com.br/acordo/guia_acordo.pdf      [Acesso em: 03/11/2009]

4ª e 5ª AULAS - Entendendo os objetivos do Acordo e conhecendo os países lusófonos.

Professor, dando sequência às atividades da última aula, sugerimos que você trabalhe com os fatores que motivaram a implantação do Acordo Ortográfico.

Prepare o seu terreno: inquira os alunos a respeito de quais países têm como idioma oficial o Português. Possivelmente eles não conseguirão citar todos os países, você aproveitará a oportunidade para citar os países lusófonos. Nesse ínterim, questione-os a respeito da significação da palavra lusófono. Professor, nesse momento você estará auxiliando, estimulando o aluno a realizar inferências. Trabalhe com mapas, relembre as orientações para a leitura de informações cartográficas, se precisar, peça ajuda a um professor de geografia.

Utilize o video indicado que tem por objetivo: Mostrar a influência da cultura e da língua portuguesa nos países colonizados por Portugal

Língua [Além mar] [Acesso em 03/1 1/2009]

O video acrescentará mais informações e sintetizará o conteúdo até então abordado.

Em seguida, utilize o texto que ilustra os objetivos do Acordo.

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Fonte: http://www.moderna.com.br/acordo/guia_acordo.pdf     Acesso em: 03/11/2009

Explore o conteúdo do texto retomando informações do mesmo ou ainda, relacionando às discussões já efetuadas nas aulas anteriores.

6ª, 7ª e 8ª AULAS - Explicações teóricas a respeito das mudanças.

Professor,  sugerimos para esta aula a criação de um blog para a concentração do material a ser trabalhado e para estimular a interação com o aluno. A criação de um blog é muito simples, recomendo o site: www.blogger.com

Observe os passos para a criação de um blog:

criarblogblogger Como Criar um Blog Blogspot

Antes de lhe explicar como fazer um blog blogspot, pergunto ao leitor se já tem um mail Gmail? Para juntar todos os serviços Google num só, deve criar uma conta de email Gmail. Vai usar o seu login (ende reço de email e password) para aceder ao Blogger.

Pode aceder ao site do Gmail, preencher o formulário de inscrição, verificar se o username que está a criar ainda não foi registado e usar uma password que se lembre ma is tarde. A password deve ter duas letras e s eis numeros. Em seguida escolha uma pergunta de segurança e escreva a sua resposta. Adicione um email secundário, ou uma outra conta de email, para receber todos os dados de login da con ta que acabou de criar no gmail, directamente para essa outra conta. Se precisar de ajuda para criar email criar email gmail, clique no link e leia o post/tutorial.

Criar Blog no Blogger

Para criar blog blogger, acesse o post clicando no link, onde explico todos os passos para criar um blog blogpot.Vou deixar esse assunto para um post futuro. Continue seguindo os tutoriais nos posts seguintes. Aprenda como fazer um blog blogspot, e tornar o seu blog numa excelente fonte de rendimento, conseguindo ao mesmo tempo, a sua independencia financeira.

Qual o tema / assunto a desenvolver no blog?

Existe um número ilimitado de temas e assuntos que pode falar no seu blog. Fale de tudo e sobre todos. Fale o que quiser falar e o que os outros não gostam de ouvir, relate experiências vividas, opiniões, dicas, tutoriais, etc …

Qual o nome do Blog?

A pergunta que todos colocam é: Qual o nome a dar ao blog? O nome deverá ser algo relacionado com o tema a desenvolver no seu weblog. Se for um blog pessoal, sobre si e sobre a sua vida, então o blogue terá como título e endereço, o seu nome. Exemplo: O “Blog do Manuel”, ou o “O Blogue do Manuel”, se quiser usar a palavra weblog em português.

Aconselho a usar palavras-chave, que são as palavras mais pesquisadas ou muito procuradas, no titulo e no endereço do Blog. Ao usar palavras-chave no titulo e endereço do blog, faz com que o seu blogue apareça nos motores de busca e seja encontrado pelas pessoas que buscam por essas palavras-chave (keywords).

Vou desenvolver melhor o tema do nome dos blogs num post seguinte.

Criar Blog no Blogger

Para criar blog no blogger, acesse a página de login do blogger.

co mo criar um blog blogger login

Clique aqui para criar um blog no blogger.

Antes de colocar o título (nome), sugiro que primeiro verifique se o endereço do blog, ou URL, está disponível ou não. Só depois é que preenche o campo “titulo”.

Experimente vários endereços até encontrar o endereço que pretende para o seu blog. Caso o endereço que quer usar já exista, experimente usar o hifen entre palavras. Supondo que o nome e endereço que quer dar ao seu blogue, é: “O Blog do Mané”:

blog-do-mane.blogspot.com  – (acesso em 01/12/2009) digite esse endereço no navegador de internet. Professor, deixe que os alunos explorem o site e percebam os recursos disponibilizados para que saibam o que é a proposta de trabalho a ele apresentada.

Agora, vamos começar a criar um blog. Acesse o site e siga os passos propostos: Clique aqui para criar um blog no blogger.

como criar um blog blogger endereco disponivel

Depois de preencher os campos “Titulo”, com o nome do seu blogue, e o endereço (disponivel), preencha o campo de “Verificação de palavras”, ou Anti-Spam, digitando os caracteres que aparecem na imagem.

Por último, clique em “Continuar”.

Qual o template a usar?

Em seguida, escolha o seu template. O Blogger tem vários templates por defeito. Basta escolher qual o template (Theme ou Layout), que quer usar no seu “blogspot”. Não se preocupe muito com o layout (template) que vai escolher, pois pode alterar o mesmo mais tarde. Para efeitos de tutorial, escolha o template “Minim a” e clique em “Continuar”.

criar blog blogger escolher template

Num post futuro, vou explicar como fazer para mudar o template do seu blog, e quais os sites onde pode encontrar mais templates (themes ou layouts) para o seu blogue no bloguer (blog-do-mane.blogspot.com).

Postagens

A ultima página de registo do seu blogue, vai informar que “o seu blog está pronto!”, e que pode “Começar a usar o seu blogue”. Clique ai, onde diz “Começar a usar o Blog”, e será direccionado para a página de Postagem ou Mensagem, onde pode escrever o seu primeiro Post (Postagem).

criar blog blogger postagem

Fonte: http://fazerblogs.com/como-criar-blog-blogger/    Acesso em: 03/11/2009

IMPORTANTE:a criação do blog não contempla apenas esta ativ idade, trata-se de uma ferramenta q ue você poderá utilizar em diversas outras atividades e será um atrativo a mais em suas aulas. O endereço aqui citado não é o único. Caso você queira mais informações, pesquise no site www.google.com.br, adicionando a pergunta: COMO CRIAR UM BLOG? E ainda, vo cê poderá ter acesso a um video explicativo no youtube, acesse a página referenciada na fonte e acesse o video.

Partindo da criação do blog, você, professor, fará a inserção das atividades que deseja desenvolver com os alunos. Terá a opção de inserir videos, deixar espaço para comentários que também poderá ser utilizado para o envio de respostas às atividades propos tas, postar novidades, informações extras.


Professor, ca so queira visualizar essa proposta de utilização do blog para o desenvolvimento do trabalho, a cesse o meu blog, endereço: www.portuguesmaxxieducacional.blogspot.com e veja as atividades e os videos

Para esta aula será necessária a utilização da sala de informática ou do aparelho de dvd com o projetor ou a televisão.

Caso não seja possível a utilização da sala de informática, sugerimos que você utilize a sala de video ou outra sala disponível preparada previamente com os equipamentos a serem utilizados já testados a fim de evitar transtornos.

O professor Pasquale Cipro Neto produziu uma série de vídeos explicativos a respeito das mudanças ortográficas, que você terá acesso, inicialmente, no meu blog: www.portuguesmaxxieducacional.blogspot.com. Os vídeos tem a duração de menos de um minuto cada e sintetizam as mudanças num contexto geral. Cabe ao aluno aplicar a regra nas demais situações, mas esse requisito ser á discutido posteriormente.

Para baixar os videos você deve acessar o endereço: www.4shared.com e pesquisar no campo Search Files: professor pasquale mudanças na ortografia e clicar em search. Você terá a opção de fazer o download de cada video em separado ou de todos os videos compactados. Depois de baixados os videos, você poderá salvá-los em mídia (DVD) ou inseri-los no blog que você criou.

Solicite aos alunos que tenham em mãos um caderno ou um bloco de notas, bem como lápis ou caneta para eles fazerem as anotações das informações que julgarem importantes.Utilize os videos como suporte para a sua orientação a respeito das novas regras. Como cada video tem um tempo curto de duração, você pode fazer as intervenções ao final de cada um deles. Elabore questões prévias a fim de ter um retorno por parte dos alunos se a regra foi assimilada. 

Professor, nesse momento você terá duas opções de explorar o conteúdo trabalhado:

* poderá postar atividades no blog e pedir que os alunos respondam como atividade de casa estipulando uma data limite para a postagem de respostas. Nesse caso, o aluno deverá ser orientado a utilizar o ícone comentários para responder as questões. Além de responder, o aluno deverá justificar a resposta com base na regra. Posteriormente, você deverá imprimir as respostas e discuti-las em sala com os alunos, sempre estimulando-os a analisarem as respostas dadas bem como as dos colegas.

* poderá ainda, elaborar exercícios de fixação contendo questões abertas e de múltipla escolha e solicitar que o aluno justifique a resposta dada em cada questão com bas e na regra específica.Também nessa vertente, prime pela interação, discuta as respostas com os alunos, não faça a correção imediatamente, permita que eles mesmos observem as respostas dadas e argumentem a respeito das mesmas.

Professor, você encontrará alguns exercícios propostos pesquisando no site de busca google: www.google.com.br. Veja nos recursos complementares algumas dicas de sites.

9ª AULA - Utilizando jogos para fixar o conteúdo

Professor, um estímulo no aprendizado é a utilização de jogos. A exploração do lúdico é mais uma aliada no desenvolvimento da aprendizagem. O grupo livroclip criou um game da reforma ortográfica. Você poderá ter acesso ao game através do blog portuguesmaxxieducacional.blogspot.com ou diretament e no site www.livroclip.com.br   (se você quiser adicioná-lo ao seu blog, é só preencher um cadastro e terá acesso).

Utilize a sala de informática ou o data show para uma aula mais interativa, elabore fichas, tais como as de bingo nas quais o aluno marcará os acertos e os erros e prepare uma premiação para os vencedores ( a premiação não deve ter o caráter de exclusão e sim de estímulo, portanto leve ao menos uma bal a para cada participante e defina um prêmio maior para os primeiros colocados).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Língua [Além mar] Vídeo
Recursos Complementares

Para obter materiais variados a respeito do novo acordo acesse www.4shared.com  e pesquise novo acordo ortográfico, você terá uma infinidade de materiais disponíveis.

Para saber mais sobre o desenvolvimento de blogs e uso deles na educação, leia o artigo entitulado Uso pedagógico do blog postado no seguinte endereço:

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=817 - [Acesso em 04/11/2009]

Dica de sites com propostas de exercícios

http://www2.almg.gov.br/hotsites/acordoOrtografico/exercicios.html   - [Acesso em 04/11/2009]

http://veja.abril.com.br/idade/testes/reforma-ortografica.shtml   - [Acesso em 04/11/2009]

http://www.webquestgloria.hpg.com.br/Provas/teste1.htm   - [Acesso em 04/11/2009]

http://oitavoanoa.wordpress.com/2009/08/10/exercicios-acordo-ortografico/  - [Acesso em: 04/11/2009]

Avaliação

Professor, avalie as atividades em dois momentos: individual e coletivo.

Nas avaliações individuais, tenha um controle das atividades por aluno. Sugerimos a criação de um formulário  para facilitar o acompanhamento individual. No formulário deverá conter o nome do aluno, a atividade desenvolvida, a data da atividade, o prazo estipulado (se ele cumpriu ou não), analise a pertinência das justificativas dadas. Deve ser feita também uma avaliação individual, tendo como premissa o fato de que todos os alunos devem estar envolvidos na realização das atividades. Em relação ao uso da língua, vale observar a capacidade de identificar informações e registrar de acordo com as especificidades de cada gênero textual estudado.

Na avaliação coletiva, observe a participação, o envolvimento e execução das atividades propostas, as sugestões e hipóteses levantadas.
 Observar se os alunos ampliaram, problematizaram e sistematizaram as mais variadas  leituras  e os usos sociais da língua e da escrita. 

Verificar se a sequência de aulas proporcionou aos alunos o acesso aos mais variados recursos educacionais para a leitura, escrita, interpretação de textos variados, revisão e adequação textual. Os aspectos sociais tais como, a cooperação, o respeito, a generosidade e o afeto avaliar se fizeram com que os alunos mostrassem uma evolução expressiva no decorrer das aulas.

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