20/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula01: Contextualizando
Atenção professor! Essa aula pode ser trabalhada junto com a disciplina de história, para isso combine com o professor responsável pela disciplina os conteúdos a serem abordados, as avaliações e o período a ser realizado a atividade.
O professor iniciará a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação a cultura asteca. Para contextualizar o tema ele poderá utilizar o áudio “Dia da Amazônia”.
Atenção professor! Esse áudio aborda vários temas, entre eles a cultura asteca que inicia no 15min. Para não dispersar a atenção da turma deixe o áudio no ponto exato que inicia o conteúdo.
Para complementar o texto o professor pode utilizar os vídeos: Tesouros Perdidos do Mundo - Astecas 01 e 02
http://br.youtube.com/watch?v=3NRTHIV_DPU
http://br.youtube.com/watch?v=PNeJobwQ29g
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a cultura asteca é hora de aprimorar os conteúdo. |
A turma será dividida em pequenos grupos, cada grupo receberá 3 ou 4 questões. De posse das questões deverão elaborar um texto sobre a civilização Asteca elencando os temas abordados nas questões. O texto deverá ser postado em um blog, junto com imagens, vídeos e áudios que complementam o assunto.
Sugestão de questões:
1) O Império Asteca era banhado por qual oceano?
2) O território habitado pelos Astecas corresponde a qual país atualmente?
3) Qual a principal atividade econômica do povo Asteca? Explique como funcionava.
4) Em que período surgiu o povo Asteca?
6) Fale sobre a religião na civilização Asteca.
7) Cite algumas características da arquitetura Asteca. Como eram construídos os templos
e outras edificações?
8) Relate como foi o governo do imperador Montezuma II.
9) Qual era o idioma utilizado pelos Astecas?
10) Relate o sacríficio dedicado a Tlaloc.
11) Cite 5 cidades históricas que pertenciam ao império Asteca.
12) Explique como era a linguagem dos Astecas (escrita).
13) Cite algumas caracteristicas da pintura Asteca.
14) Cite algumas características da escultura Asteca.
16) Cite algumas características da gravura Asteca.
17) Cite como era feito os adornos e acessórios utilizados pelos nobres Astecas.
18) Qual era a função dos xamãs e curandeiros?
19) Cite algumas características da culinária Asteca.
20) Explique como os deuses eram representados na religião Asteca.
Para realizar a atividade sugerimos o Blogger (disponível em https://www.blogger.com) que é simples, rápido e fácil de criar. Nele os alunos poderão inserir textos, imagens e vídeos relacionados a pesquisa. Caso os alunos tenham dificuldades para criar o blog poderão utilizar o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
Ao final da atividade os alunos deverão apresentar o resultado da pesquisa para turma. Professor deverá complementar os conteúdos não contemplados pelo grupo.
Atenção professor! Oriente seus alunos em relação a organização do grupo, as fontes de pesquisa, o uso de vídeos, imagens, textos e áudios, a data limite para postagem do material e os critérios a serem avaliados.
Em cada grupo deverá haver pelo menos 4 integrantes que deverão desempenhar as seguintes funções: Pesquisador: responsável pelo conteúdo da pesquisa e análise de fontes. Iconógrafo: responsável pela pesquisa de imagens, áudios e vídeos relacionados ao tema pesquisado. Editor: responsável por elaborar o texto que contemple o material fornecido pelo pesquisador e pelo Iconógrafo. Revisor: responsável por revisar o material e publicar o trabalho no blog. |
Professor após a data limite da postagem do material acesse os blogs e faça comentários sobre o resultado da pesquisa, se ela foi razoável, mediana, suficiente ou satisfatória.
Nome | Tipo |
---|---|
Dia da Amazônia | Áudio |
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente material, os recursos audiovisuais são motivadores tornando a aula prazerosa.