Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O que resta da cultura inca

 

20/01/2009

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A cultura inca e sua importância histórica, social, política, econômica e artística.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Invasão da América pelos portugueses e espanhóis, tratado de Tordesilhas, povos pré-colombianos.
Estratégias e recursos da aula

Aula01:
O professor iniciará a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação ao povo inca. Para contextualizar o tema ele poderá utilizar o áudio “Educação a distância”.

 Educação a Distância


Atenção professor: esse áudio aborda vários temas, entre eles a cultura inca que inicia no 17min. Para não dispersar a atenção da turma deixe o áudio no ponto exato que inicia o conteúdo.

Professor, caso seja possível, reúna alguns objetos relacionados a cultura Inca e apresente aos alunos. Caso não seja possível indicamos o  vídeo “Cultura pré-colombiana” fala sobre uma exposição de arte pré-colobiana na cidade de São Paulo, a entrevistada é a a curadora Márcia Arcuri. Disponível em http://br.youtube.com/watch?v=EvIFmfp4wxs

 Atividades: Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a cultura inca é hora de pesquisar: o que restou da cultura deles atualmente, quais construções e costumes que são preservados na atualidade.

O resultado da pesquisa será apresentado em um blog.

Como sugestão os alunos podem utilizar o Blogger  http://www.blogger.com/  Caso haja dificuldades para criar o blog os alunos podem utilizar o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1211/imagens/ROTEIROS.gif
A turma será dividida em pequenos grupos sendo que cada uma ficará responsável por uma parte da pesquisa, veja a seguir as funções:
- Pesquisador: buscará em livros, revistas, jornais, sites, etc. conteúdos sobre a cultura inca (textos, imagens, áudios e vídeos)
- Editor: ficará responsável por analisar o material pesquisado e escrever o artigo contemplando os temas da pesquisa. Ele também selecionará as imagens, vídeos e áudios a serem inclusos.
- Revisor: ficará responsável pela revisão ortográfica e de conteúdo, verificará a coerência entre texto, imagens, áudios e vídeos selecionados.
- Diagramador: ficará responsável pelo publicação do material no blog, fará a disposição dos materiais na tela, isto é, a integração visual entre texto, imagens e vídeo.

Atenção professor! Oriente seus alunos sobre a pesquisa, questões como direitos autorais, uso de imagens, citações, etc. Nos recursos complementares indicamos alguns sites que podem ser utilizados na pesquisa.

Aula 02:
Apresentação dos resultados.
O professor e alunos deverão visitar os blogs e fazer comentários sobre o conteúdo abordado de cada equipe. O professor deverá apontar aspectos positivos e negativos de cada artigo, se foi razoável, mediano ou satisfatório.

Veja abaixo uma tabela de critérios construída com o auxilio do Rubistar Teacher: 

Categorias 100 80 60 40
Divisão do trabalho e responsabilidades Cada integrante sabe explicar sobre as etapas do trabalho e domina os conteúdos utilizados. Cada integrante sabe explicar sobre as etapas do trabalho, porém, nem todos dominam os conteúdos utilizados. Nem todos os integrantes sabem explicar sobre o trabalho e dominam o conteúdo. São poucos os estudantes que sabem explicar sobre o trabalham e dominam parcialmente o conteúdo.
Organização das informações e articulação de idéias Os alunos desenvolveram um plano de trabalho claro para organizar a informação. As idéias estão articuladas e de fácil entendimento.  Os alunos desenvolveram um plano de trabalho razoável para organizar a informação. As idéias estão articuladas e de fácil entendimento.   Os alunos desenvolveram um plano de trabalho razoável para organizar a informação. As idéias estão confusas e apresentam dificuldades para o entendimento.  Os alunos não desenvolveram um plano de trabalho e as idéias estão desarticuladas.
Qualidade das fontes utilizadas  Os alunos utilizaram mais que  3 fontes confiáveis. Os alunos utilizaram apenas duas fontes confiáveis. Os alunos utilizaram apenas 1 fonte confiável. Os alunos não utilizaram nenhuma fonte confiável. 
Prazo de entrega  Artigo postado na data de entrega.  Artigo postado com uma aula de atraso. Artigo postado com duas aulas de atraso. Artigo postado com três aulas de atraso.

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Educação a Distância Áudio
Recursos Complementares
O site indica vários endereços sobre a cultura Inca: http://www.sobresites.com/culturaprecolombiana/incas.htm O império Inca: http://pt.wikipedia.org/wiki/Império_Inca http://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_Sagrado_dos_Incas Imagens sobre a cidade de Machu Picchu http://www.jqjacobs.net/andes/machu.html Site indica como criar rubricas para avaliação http://rubistar.4teachers.org/index.php Filme “A nova onda do imperador”.
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. Nesta atividade os alunos deverão desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em grupo, escrita colaborativa, criatividade, senso crítico e organização. O professor deverá ficar atento para que todos os integrantes do grupo desempenhem suas atividades de forma que construam juntos o conhecimento e não ações isoladas resultando idéias desarticuladas. Para conhecer novas formas de avaliação, sugerimos o site: http://rubistar.4teachers.org/index.php que aborda avaliação baseada em rubricas.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.