20/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula01:
O professor iniciará a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação ao povo inca. Para contextualizar o tema ele poderá utilizar o áudio “Educação a distância”.
Atenção professor: esse áudio aborda vários temas, entre eles a cultura inca que inicia no 17min. Para não dispersar a atenção da turma deixe o áudio no ponto exato que inicia o conteúdo.
Professor, caso seja possível, reúna alguns objetos relacionados a cultura Inca e apresente aos alunos. Caso não seja possível indicamos o vídeo “Cultura pré-colombiana” fala sobre uma exposição de arte pré-colobiana na cidade de São Paulo, a entrevistada é a a curadora Márcia Arcuri. Disponível em http://br.youtube.com/watch?v=EvIFmfp4wxs
Atividades: Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a cultura inca é hora de pesquisar: o que restou da cultura deles atualmente, quais construções e costumes que são preservados na atualidade.
O resultado da pesquisa será apresentado em um blog.
Como sugestão os alunos podem utilizar o Blogger http://www.blogger.com/ Caso haja dificuldades para criar o blog os alunos podem utilizar o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
A turma será dividida em pequenos grupos sendo que cada uma ficará responsável por uma parte da pesquisa, veja a seguir as funções:
- Pesquisador: buscará em livros, revistas, jornais, sites, etc. conteúdos sobre a cultura inca (textos, imagens, áudios e vídeos)
- Editor: ficará responsável por analisar o material pesquisado e escrever o artigo contemplando os temas da pesquisa. Ele também selecionará as imagens, vídeos e áudios a serem inclusos.
- Revisor: ficará responsável pela revisão ortográfica e de conteúdo, verificará a coerência entre texto, imagens, áudios e vídeos selecionados.
- Diagramador: ficará responsável pelo publicação do material no blog, fará a disposição dos materiais na tela, isto é, a integração visual entre texto, imagens e vídeo.
Atenção professor! Oriente seus alunos sobre a pesquisa, questões como direitos autorais, uso de imagens, citações, etc. Nos recursos complementares indicamos alguns sites que podem ser utilizados na pesquisa.
Aula 02:
Apresentação dos resultados.
O professor e alunos deverão visitar os blogs e fazer comentários sobre o conteúdo abordado de cada equipe. O professor deverá apontar aspectos positivos e negativos de cada artigo, se foi razoável, mediano ou satisfatório.
Veja abaixo uma tabela de critérios construída com o auxilio do Rubistar Teacher:
Categorias | 100 | 80 | 60 | 40 |
Divisão do trabalho e responsabilidades | Cada integrante sabe explicar sobre as etapas do trabalho e domina os conteúdos utilizados. | Cada integrante sabe explicar sobre as etapas do trabalho, porém, nem todos dominam os conteúdos utilizados. | Nem todos os integrantes sabem explicar sobre o trabalho e dominam o conteúdo. | São poucos os estudantes que sabem explicar sobre o trabalham e dominam parcialmente o conteúdo. |
Organização das informações e articulação de idéias | Os alunos desenvolveram um plano de trabalho claro para organizar a informação. As idéias estão articuladas e de fácil entendimento. | Os alunos desenvolveram um plano de trabalho razoável para organizar a informação. As idéias estão articuladas e de fácil entendimento. | Os alunos desenvolveram um plano de trabalho razoável para organizar a informação. As idéias estão confusas e apresentam dificuldades para o entendimento. | Os alunos não desenvolveram um plano de trabalho e as idéias estão desarticuladas. |
Qualidade das fontes utilizadas | Os alunos utilizaram mais que 3 fontes confiáveis. | Os alunos utilizaram apenas duas fontes confiáveis. | Os alunos utilizaram apenas 1 fonte confiável. | Os alunos não utilizaram nenhuma fonte confiável. |
Prazo de entrega | Artigo postado na data de entrega. | Artigo postado com uma aula de atraso. | Artigo postado com duas aulas de atraso. | Artigo postado com três aulas de atraso. |
Nome | Tipo |
---|---|
Educação a Distância | Áudio |
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!