29/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Professor, espera-se que, ao fim das aulas proposta,s sejam alcançados os seguintes objetivos:
Escrever, utilizando o código linguístico adequado para ao gênero textual.
Empreender uma pesquisa científica
Produzir textos a partir do gênero em estudo.
Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos.
Analisar a estrutura da linguagem publicitária.
Identificar as estratégias das campanhas de publicidade.
Aprimorar a interpretação e a compreensão de textos.
Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, finalidades e outras circunstâncias de interlocução.
Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso de imagens.
Fazer revisões das produções (auto-revisões e revisões recíprocas).
Comunicar-se oralmente e através da escrita (levantamento de suposições e dados, relacionar informações e construir conclusões).
. Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.
. Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. Reconhecimento da função do uso de um determinado suporte textual.
. Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
. Habilidade de identificação de informações explícitas.
Aula 1: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor, com a proximidade das festas de fim de ano ou de alguma data comemorativa em especial, desenvolva com seus alunos um projeto interdisciplinar – envolvendo a Matemática, a Ciência , as Artes Visuais e a Língua Portuguesa-, tendo a leitura e a escrita em diferentes linguagens e os gêneros textuais como base.
A ideia de se produzir um presente será o primeiro passo deste projeto. Sugiro o “esfoliante para pés”, que além de ser fácil de fazer, não requer a utilização de fogão ou algo que possa oferecer perigo à segurança dos alunos, independente da faixa etária.
Converse com seus alunos sobre essa ideia. Com certeza, despertará neles a curiosidade e o desejo de fazer algo útil e desejado principalmente pelo público feminino.
Num primeiro momento, apresente o que será produzido: uma pequena amostra com um esfoliante pronto para o uso.
Pergunte a eles se já conheciam esse produto e a sua utilidade. Peça que eles encontrem a palavra no dicionário e verifiquem o significado.
http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=Esfoliante&stype=k (significado da palavra esfoliante)
http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=esfoliar&stype=k (significado da palavra esfoliar) [Sites acessados em 17/11/2009]
Revele aos alunos o fato de que nem sempre o esfoliante foi industrializado. Já se fazia esse processo de limpeza profunda na pele há muito tempo, com ingredientes que encontramos na nossa cozinha.
- Meio mamão pequeno e uma colher de açúcar cristal.
- Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando bem.
- Enxágue bem o rosto.
- Passe um tônico facial ou loção adstringente.
- Uma colher de açúcar cristal e uma colher de mel.
- Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando levemente e bastante.
- Enxágue bem o rosto.
- Uma colher de aveia em flocos e uma colher de mel.
- Misture os ingredientes e aplique no rosto inteiro com movimentos circulares, esfoliando bastante.
- Enxágue bem o rosto.
- Passe um tônico facial para fechar os poros e hidratar a pele.
http://www.mulherbeleza.com.br/pele/esfoliante-caseiro-para-todos-os-tipos-de-pele [Acesso em 17/11/2009]
Converse com os alunos sobre a necessidade de organizar, planejar e registrar passo a passo o que será estudado e como isso será feito.
Apresente a eles, a ideia de se fazer um “Diário de Bordo”. Veja como fazê-lo e sua estrutura na seção dos Recursos Complementares.
Peça que eles registrem como foi a aula de hoje. Será a primeira página do “Diário de Bordo”, com a presentação do projeto e o que foi falado sobre ele.
Disponibilizo a primeira página do “Diário de Bordo” que meus alunos fizeram com essa mesma atividade.
Observação: São alunos com 8/9 anos. Dependendo da idade e maturidade de seus alunos, você pode exigir mais detalhes e informações no "Diário de Bordo".
Aula 2: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Antes de fazer o esfoliante é preciso fazer outras leituras.
A primeira leitura seria sobre os rótulos de cosméticos. Apresente um ou mais rótulos de cosméticos, de preferência cremes, e peça que os alunos listem o que estão observando. Registre os apontamentos deles no quadro de giz.
Atente para o nome do produto. Fale para os alunos sobre a importância da logomarca, de se ter uma marca registrada, na arte feita para valorizar o nome do produto e enfatizá-lo, nas relações que devem ter entre o nome e o produto.
Observe com os alunos que nas embalagens dos cosméticos também há a sua bula, contendo composição, modo de usar, precauções, prazo de validade, código de barras (caso o produto seja industrializado), indicação, data de fabricação. Todos estes elementos constarão na bula do esfoliante a ser feito? Obedecendo a que ordem de escrita? Como essas informações se organizam e com que função?
Peça que os alunos registrem a segunda página do “Diário de Bordo” com todos os fatos ocorridos nestas duas aulas.
Como fiz anteriormente, disponibilizo esse registro dos meus alunos.
Aula 3: duas aulas de 50minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Entregue para os alunos a receita do esfoliante que será feito.
Materiais:
1 Kg de base para creme hidratante
100ml de glicerina
100ml de água oxigenada 10vol.
10 comprimidos de Melhoral adulto triturados
30 ml de essência a sua escolha ( se optar por mais de uma, divida essa quantidade pelo número de essências)
Modo de Preparo
Triture ou soque os comprimidos em pó ou deixe de molho em um pouco de água para dissolverem. Acrescente a água oxigenada e a glicerina. Misture bem. Depois, coloque esta misture em 1 Kg de creme para pele. Acrescente a(s) essência(s) de sua preferênci a. Mexa bem. Você pode colocar também um pouco de água morna para diluir melhor a base de creme para pele.
Rendimento: em média, 30 potes de 100ml.
Com a receita em mãos, peça a colaboração dos alunos para a elaboração de um texto coletivo que será usado como bula do cosmético a ser feito. Utilize o roteiro dos itens que listaram na aula anterior como base para a escrita desse texto.
Não se esqueça de pedir aos alunos que façam o registro no “Diário de Bordo”. Eis o exemplo de meus alunos:
Aula 4: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor, inicialmente, retome a imagem do rótulo trabalhada na primeira aula. Enfatize a questão do nome.
Depois, faça referência ao produto que a turma fará: um esfoliante. Que nome poderia ter? Seria um nome único para todos os alunos? E o desenho das letras do nome? ( Você pode convidar um professor da área de Belas Artes para orientar melhor os alunos sobre a arte gráfica presente na logomarca de um produto).
Aproveite as ideias e peça que os alunos criem a logomarca do seu esfoliante.
Com meus alunos, a ideia surgiu assim, veja o registro no “Diário de Bordo” de meus alunos:
Professor,
Peça para que os alunos registrem estas aulas no “Diário de Bordo”.
Aula 5: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor,
Leve seus alunos para o Laboratório de Informática ou para a Biblioteca da escola para pesquisar a(s) erva(s) de caráter medicinal que será(serão) escolhida(s) para colocar no esfoliante.
Peça que os alunos verifiquem as propriedades e indicações da(s) erva(s) e qual(quais) seria(m) mais adequadas(s) para o pé.
Sugestões de ervas:
1.Erva-doce
2.Calêndula
3.Alecrim
Além de registrar as indicações e propriedades da(s) erva(s), escolher a(s) mais adequada(s) para esse tipo de esfoliante, peça que os alunos registrem mais uma página do “Diário de Bordo”.
Vej a a dos meus alunos:
Aula 6: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor, com o auxílio do professor da área de Ciências e/ou de Matemática, leve os alunos para o Laboratório de Ciências (caso tenha em sua escola) e faça o esfoliante com eles. Peça que releiam a receita, que verifiquem as medidas de cada ingrediente. Cada professor pode aproveitar essa pesquisa para detalhar questões de sua área e propor a criação de textos para compor o diário de bordo. Essa é uam forma de mostrar aos alunos que o cuidado que têm com a escrita nas aulas de Português deve ser o mesmo em outras aulas e mais: conhecer que os limites entre as disciplinas escolares está mais relacionada ao conteúdo específico de cada uma do que no modo de tratar, nas estratégias de ensino...
Neste momento, o professor de Matemática pode revisar os conhecimentos dos alunos acerca das diversas unidades de medida existentes e aquelas presentes na receita. Pode verificar, inclusive outros aspectos: proporcionalidade, divisão, multiplicação, dedução...
O professor de Ciências pode avaliar os conhecimentos dos alunos acerca das indicações e propriedades da(s) essência(s) escolhida(s) e pesquisada(s) anteriormente, incluir novos dados sobre para que serve cada ingrediente utilizado e a formação de novos produtos.
Depois de feito o esfoliante, retorne à sala de aula para o registro no “Diário de Bordo”.
Eis a página de meus alunos como exemplo:
Aula 7: duas aulas de 50 minutos (1 hora e 40 minutos)
Professor, peça aos alunos que elaborem o cartão para acompanhar o presente para as mães. Oriente-os na questão da escrita. Que regras devem ser escritas nesse tipo de texto? Relembre essas regras e peça que redijam as mensagens. Quando ficarem prontos os rascunhos, peça que troquem entre si, para uma revisão. Solicite que, se for necessário, faça as alterações necessárias e apontadas pelos colegas.
Para a confecção do cartão, você pode optar em convidar novamente o professor da área de Artes para ajudá-lo nesse momento.
Como atividade extra sala, peça que os alunos escrevam mais uma página no “Diário de Bordo”.
O registro dos meus alunos foi este:
Aula 8: duas aulas de 50 minutos(1 hora e 40 minutos)
Professor,
Faça uma exposição de todo o trabalho desenvolvido nestas aulas. Convide a comunidade escolar e promova a troca de presentes.
Além da exposição, que tal um oferecer um lanche gostoso? Você pode combinar com os alunos previamente o que cada um poderia contribuir para o lanche e o que a direção, enquanto escola, poderia oferecer também.
Não se esqueça de fazer fotos desse momento.
Professor, para enriquecer suas aulas , eis algumas sugestões de sites:
www.exames.org / como_se_faz_um_diario_de_bordo_falling_star.pdf - Orientações de como fazer um Diário de Bordo [Acesso em 17/11/2009]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Logomarca - Informações sobre Logomarca [Acesso em 17/11/2009]
http://www.plantamed.com.br/ - Site com ervas medicinais, suas propriedades e indicações, bem como fotos [Acesso em 17/11/2009]
Observar se os alunos ampliaram, problematizaram e sistematizaram as mais variadas leituras e os usos sociais da língua e da escrita.
Verificar se a sequência de aulas proporcionou aos alunos o acesso aos mais variados recursos educacionais para a leitura, escrita, interpretação de textos variados, revisão e adequação textual. Os aspectos sociais tais como, a cooperação, o respeito, a generosidade e o afeto avaliar se fizeram com que os alunos mostrassem uma evolução expressiva no decorrer das aulas.
Deve ser feita também uma avaliação individual, tendo como premissa o fato de que todos os alunos devem estar envolvidos na realização das atividades. Em relação ao uso da língua, vale observar a capacidade de identificar informações e registrar de acordo com as especificidades de cada gênero textual estudado.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!