02/12/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Reconhecer o verdadeiro significado do Natal através da leitura e da interpretação de um texto narrativo.
Produzir um cartão sobre a temática do Natal.
1. Iniciar a aula perguntando aos alunos:
a) O que é o Natal?
b) O que você faz no dia de Natal?
c) Você vai a algum lugar? Qual?
2. A seguir, conversar sobre o verdadeiro significado do Natal: nascimento de Jesus Cristo. Esclarecer que, muitas vezes, as pessoas não lembram sequer do aniversariante, dando mais importância a presentes, roupas, festas e comidas.
PROFESSOR: É importante lembrar que o Natal, uma das festas cristãs mais importantes, surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para nos ensinar muitas coisas boas como o amor, a caridade e o perdão. Seus símbolos são o presépio, que reconstitui a cena do nascimento de Jesus, a árvore de Natal, enfeitada com luzes, símbolo de Cristo, Luz do Mundo e, a troca de presentes como forma de confraternização. Mas, o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo. Também é importante salientar que, dependendo do país, o Natal não é comemorado. Por exemplo: Na África e no Oriente Médio, onde pratica-se o Islamismo e Jesus Cristo não é reconhecido; os judeus ainda esperam um Salvador e acreditam no Antigo Testamento; na Ásia, onde as pessoas só acreditam em Buda. Mas infelizmente, até nos países cristãos, o verdadeiro significado do Natal está sendo esquecido e a nova estrela da festa é mesmo o Papai Noel...
3. Entregar, em folha separada, o seguinte texto natalino e pedir para que os alunos leiam silenciosamente, por duas vezes.
André estava ajudando a sua mãe a arrumar a sala para o Natal. Armaram o presépio, penduraram bolas na árvore, enfeitaram as portas...
André quis saber:
_ Mãe, que é Natal?
_ É a festa do nascimento do Menino Jesus.
Nesse momento, a campainha tocou. Tia Marta e tio Valdemar estavam chegando. Ele estava contente e disse:
_ Minha loja está cheia de gente comprando coisas. Natal é tempo de ganhar dinheiro.
& nbsp; Mas tia Ma rta não parecia contente. Estava era muito cansada. Sentou na poltrona, tirou os sapatos, pediu um copo d'água e falou:
_ Esse negócio de comprar presentes me cansa. Natal é um tumulto! As lojas ficam lotadas, as pessoas muito aflitas para fazer suas compras.
André ouviu aquilo e ficou pensando. Não estava entendendo nada. Saiu da s ala e f oi para o quintal. No corredor, ouviu a irmã mais velha, Natália, falando ao telefone com uma amiga:
_ Estou louca para chegar logo o Natal, para eu usar meu vestido novo.
E na cozinha, a cozinheira Zenilda reclamava:
_ Eu não aguento. Todo Natal é esta trabalheira. Tenho que cozinhar tanto!
Cada vez André entendia menos.
Enquanto o menino pensava, viu que a avó vinha chegando. Depo is de lhe dar um beijo, ela perguntou:
&nbs p; _ Você está se comportando direitinho, André? Amanhã é N atal, dia de menino bonzin ho ganhar presente.
André, então, resol veu perguntar ao pai, de noite, o que era o Natal. E ouviu isto:
_ É um dia ótimo, feriado! Não tenho trabalho.
& nbsp; Antes de dormir , André ficou deitado, pensando naquilo tudo. A cabecinha dele lembrava todas aquelas coisas:
_ Natal... Natal... Natal...
Estudando o texto:
1. Leia o texto com atenção:
Numere os parágrafos do texto.
Você encontrou ______ parágrafos.
2. Invente um título para a história que você leu.
3. Dê respostas bem completas:
a) Qual era a maior dúvida que o menino dessa história possuía?
b) Como André auxiliava sua mãe na preparação do Natal?
c) Que explicação a mãe de André lhe deu sobre o Natal?
d) Tia Marta não gostava da época do Natal? Por quê?
e) Por que o pai de André achava que o Natal era um ótimo dia?
3. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna.
(1) Natália ( ) Ficava observando as pessoas de sua casa.
(2) Valdemar ( ) Vendia várias coisas no Natal.
(3) André ( ) Estava cheia de serviço na cozinha.
(4) Zenilda ( ) Comprou um vestido para o Natal.
4. Copie do texto as falas de cada personagem. Não esqueça do parágrafo e travessão.
ZENILDA-
AVÓ-
ANDRÉ-
5. Numere as frases, de acordo com os acontecimentos da história.
( ) André ajudou a mãe a preparar a festa de Natal.
( ) O pai de André voltou do trabalho.
( ) O menino queria saber o que é o Natal.
( ) Zenilda reclamou da trabalheira do Natal.
( ) Os tios chegaram à casa de André.
6. Quem são as seguintes personagens:
* André:
* Marta:
* Valdemar:
* Natália:
* Zenilda:
7. Complete livremente:
Eu acho que o Natal é ______________________________ porque __________________________________________________________________________.
8. Dentro destas caixas estão dois presentes para você. Imagine o que seja e escreva abaixo .
; & nbsp; __________________ e __________________
I - Ao terminar o trabalho com a leitura e interpretação do texto, o professor, mostrará aos alu nos vários modelos de cartões de Natal e pedirá que leiam as mensagens. Ressaltar que as pessoas costumam enviar cartões como forma de carinho e de lembrança das pessoas que m uito consideram.
Durante a leitura dos cartões o profes sor mostrará aos alun os que estes possuem u ma estrutura parecida com a do bilhete: saudação e o nome do destinatário, a mensagem, despedida, assinatura e data.
II - Em seguida, eleger, através de votação, uma pessoa da escola para redigirem, coletivamente, um cartão de Natal.
Exemplo; Querida funcionária Márcia..
Após a escrita no quadro, os alunos receberão um papel colorido para copiar o cartão e fixá-lo no caderno de aula como uma sugestão de modelo. Poderão também enfeitar o cartão com motivos de Natal.
A seguir, o professor entregará aos alunos folhas de rascunho e pedirá a cada um que escreva um cartão de Natal, desejando coisas maravilhosas (a critério de cada aluno) para um colega de sala de aula.
Observação: O cartão não deverá ter destinatário, somente remetente.
III - Após a confecção dos cartões, o professor ajudará cada aluno a fazer a sua revisão. Depois de feita a revisão, o aluno reescreverá no cartão colorido em forma de bolas de enfeites de árvores de Natal.
IV - Os cartões serão colocados como enfeites numa árvore de Natal, na sala de aula. No último dia de aula, cada aluno pegará um cartão, aleatoriamente.
Durante a realização das atividades o professor avaliará se os alunos:
* identificaram o significado do Natal como o nascimento de Jesus;
* compreenderam que o motivo de ter tantos significados o Natal está ligado ao momento que cada pessoa vive;
* leram e interpretaram adequadamente o texto narrativo;
* produziram um cartão coletivo tecendo comentários de acordo com a proposta solicitada;
* escreveram o cartão de Natal obedecendo a sua estrutura.
Quatro estrelas 15 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/12/2013
Quatro estrelasBem interessante esse texto, dá oportunidade do aluno conceituar o que é o Natal sobre sua ótica, e vivência. As atividades são boas para o trabalho de leitura e escrita. Parabéns.
15/11/2013
Quatro estrelasGostei muito,hoje as pessoas só se preocupam com presente, bebias e comidas, a essência do Natal está ficando de lado,e esse texto nos faz refletir sobre a história do NAtal. Obrigada.
11/11/2012
Cinco estrelasSou professora de Ensino Religioso no ensino fundamental e adorei essa atividade.
04/11/2012
Cinco estrelasadorei e muito bom concientizar as criancas de que o Natal e mudança de vida e comemorado o nascimento de Jesus Cristo.
02/11/2012
Cinco estrelasAdorei essa aula. Todas as atividades são bem elaboradas e de fácil entendimento para o educando. Parabéns!
04/12/2011
Quatro estrelasuma aula ótima para se discutir com a turma sobre o verdadeiro sentido do natal, hoje tão esquecido.
28/11/2011
Cinco estrelasMUITO CRIATIVO ADOREI...............
27/11/2011
Cinco estrelasACHEI EXCELENTE TODA A AULA...PARABÉNS PELO MATERIAL TÃO RICO QUE FOI COMPARTILHADO!!!
21/11/2011
Cinco estrelasAchei excelente. Me ajudou bastante.
11/11/2011
Cinco estrelasAchei jóia, muito bom!!
08/12/2010
Cinco estrelasmuito criativo. dá trabalhar bem com os alunos sem que a aula torne-se enfadonha.
08/12/2010
Cinco estrelasGostei da aula só que deveria tar respondido neh
30/11/2010
Cinco estrelasParabéns, o texto está ótimo e a interpretação também, aproveitei todas as sugestões e as utilizei com meus alunos.
29/11/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula obrigada pela sugestao bjos e feliz natal e um ano novo cheio de alegrias!!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a criatividade com um texto tão sugestivo. Parabéns! Obrigada pelas sugestões.