30/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Andreza Marques de Castro Leão.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Com estas aulas os alunos poderão aprender como a água chega até as torneiras de nossas casas, compreendendo, assim, como os recursos hídricos são gerenciados com vistas ao consumo humano, e qual é a importância disso para nós. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Leitura e interpretação de textos jornalísticos;
- Conhecimentos acerca do saneamento básico e seu funcionamento;
- Discussões sobre a importância do saneamento básico para a vida do ser humano e o direito que os cidadãos têm a ele;
- Língua escrita e Criatividade (confecção de um cartaz).
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática e/ou Sala de Vídeo.
Motivação:
Para dar início às discussões sobre o tema das aulas, sugerimos que o vídeo postado abaixo (Fig. 1) seja transmitido aos alunos para que eles possam compreender a importância do saneamento básico na vida dos seres humanos.
Link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=6KrLYhzooHM
Figura 1- Imagem do vídeo “Saneamento básico”
O vídeo tem a duração de 4 minutos e 9 segundos, e depois da sua transmissão é importante que o professor levante alguns questionamentos, tais como:
- Vocês já tinham pensado como o saneamento básico é importante para nossas vidas? A propósito, porque ele é importante?
- Vocês sabem que nem todas as pessoas têm acesso ao saneamento básico, apesar de ser um direito assegurado na Constituição Federal?
- Várias doenças podem ser evitadas se tivermos acesso ao um bom saneamento básico. Vocês sabiam disso?
Após ouvir os alunos e dialogar com eles, o professor poderá questionar e apontar que:
- Vocês sabem como a água que bebemos chega até as nossa torneiras?
- Sabem que não é algo fácil e rápido?
Vocês verão por meio de uma imagem como esse processo é realizado, por meio de um Recurso (Fig. 2) publicado no site do Portal do Professor:
Atividade 1
Neste momento, o professor deverá apresentar o Recurso “Como a água chega até as nossas torneiras?”, que tem o objetivo de mostrar por meio de imagens este processo, postado abaixo.
Recurso:
Link do Recurso disponível no Site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21501
Figura 2- Imagem do Recurso
O Recurso explicita, através de um exemplo, como a água é retirada da natureza e chega às torneiras de nossas casas. É possível visualizar desde sua captação na natureza, por meio de adutoras, passando por seu tratamento e armazenamento nas estações de tratamento de água até sua distribuição para a população, por meio de estações elevatórias e dos dutos da rede de distribuição.
Após a visualização do Recurso, as discussões iniciais deverão ser retomadas para que todos possam perceber como é importante termos acesso ao saneamento básico.
Para que o assunto seja mais aprofundado, sugerimos que os alunos sejam divididos em 3 grandes grupos, para que cada um destes faça a leitura de duas das reportagens abaixo que versam sobre esta temática:
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/saneamento_basico.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Saneamento (Fig.3)
http://www.jornalstylo.com.br/noticia.php?l=b42064f6afdb936fc1c1c6713586bc32
http://www.redenoticia.com.br/noticia/?p=15804
Figura 3– Imagem do site Wikipédia
Após a leituras das reportagens, sugerimos que os grupos se reunam em um círculo, por exemplo, para compartilhar as informações que obtiveram ao fazer a leituras das reportagens propostas.
Atividade 2
Neste momento, é importante que se estabaleça um diálogo entre o professor e os alunos, para que o professor possa perceber se possa perceber se eles (os alunos) entenderam o objetivo das aulas - que é o de propiciar conhecimento sobre a importância que o saneamento básico tem para a vida do ser humano, para que a saúde das pessoas seja preservada e acima de tudo, é um direito que todo cidadão tem!
Feito isso, os alunos poderão elaborar cartazes informativos sobre o tema das aulas (importância do saneamento básico e que este é um direito dos cidadãos).
Sugerimos que os 3 grandes grupos se reunam novamente para que cada um elabore um cartaz.
Sugerimos que os cartazes sejam expostos em um mural da escola para que os demais alunos, professores e funcionários possam visualizá-los. Os próprios alunos podem fazer um Mural no pátio da escola – “Mural do Saneamento Básico”. Para tanto, é necessário que vários tipos de papéis, como sulfite de diferentes cores, cartolina, crepom, laminado, giz de cera, lápis de cor, revistas, jornais e outros.
Atividade 3
Os alunos poderão fazer uma pesquisa na escola sobre a realidade em relação ao lixo produzido; o que é feito com ele. Após a pesquisa, os alunos deverão elaborar um vídeo sobre o que é feito com o lixo da escola, como o que foi apresentado na Motivação destas aulas, e se possível publicá-lo no site YouTube.
1. Link para a Constituição Federativa do Brasil:
http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/
2. Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com os alunos um Experimento Prático publicado no site do Portal do Professor que aborda sobre a utilização da água em nosso cotidiano:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12244
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância do saneamento básico para a vida do ser humano, para a sociedade, e sobretudo, para a vida em sociedade, porquanto é um direito de todo cidadão. É importante que o professor avalie também os seguintes aspectos:
- Leitura e interpretação de textos jornalísticos;
- Conhecimentos acerca do saneamento básico e seu funcionamento;
- Discussões sobre a importância do saneamento básico para a vida do ser humano e o direito que os cidadãos têm a ele;
- Língua escrita e criatividade (confecção de um cartaz).
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/07/2010
Quatro estrelasMuito bom...