09/01/2009
Carolina de Freitas Sampaio
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Para o desenvolvimento dessa estratégia, inicialmente a professora da turma apresentou a estagiária para a classe (que a partir desse momento será identificada no texto como professora), e esta explicou aos estudantes que a partir daquele encontro seria desenvolvido com eles uma seqüência de atividades ministrada por ela. Em seguida foi pedido aos alunos que desenhassem o horizonte como eles imaginavam que fosse, alguns alunos ficaram com dúvidas deveria ser feito o e desenho, foi dada uma explicação na tentativa de orientá-los. Assim que entregaram os desenhos, os alunos foram organizados em três grupos diferentes de mais ou menos dez sujeitos cada, em cada grupo havia uma atividade diferente para ser realizada, dois grupos tiveram como tema de estudo teorias relacionadas ao geocentrismo e heliocentrismo, receberam textos que versavam sobre a maneira pela qual Galileu Galilei, Ptolomeu, Aristóteles e Copérnico, explicavam estas questões, o outro grupo recebeu uma questão de um livro didático sobre essas teorias. Ao final da aula foi solicitado aos alunos que realizassem uma pesquisa sobre os diferentes tipos de calendários, ressaltando que eles deveriam apresentá-lo para a classe, sendo que a forma de apresentação seria livre e que a professora os orientaria na confecção do mesmo em todas as aulas de sexta-feira, Visto que estas por se constituírem de apenas 50 minutos, ficou reservada para pesquisa e orientação.
No terceiro encontro a aula expositiva-dialogada foi iniciada através de uma problematização sobre a ocorrência de dias e noites. Foi perguntado aos alunos o que eles achavam que era dia e noite, como acontecia o dia e a noite, qual era a utilidade do dia e da noite. Nesta aula foi discutido com os alunos, tropismos, pontos cardeais, orientação através do céu e com o auxílio de bússola e ciclos biológicos.
Os movimento de rotação e translação da Terra, foram discutidos na sala de aula, com o auxílio de um modelo que constava de um aparato que tinha em volta os meses do ano e uma extensão que girava em torno dele, a professora pediu que um aluno fosse na frente da sala, primeiro perguntou ao aluno onde era a posição do sol e da Terra em relação ao modelo, depois como eram realizados os movimentos de rotação e translação, respectivamente. O aluno com a ajuda dos seus colegas conseguiu desenvolver e demonstrar o que foi pedido, a professora em um diálogo com os estudantes esclareceu sobre o modo através do qual esses fenômenos aconteciam ao longo do dia.
Em seguida, a professora mostrou aos alunos figuras do verão, inverno, outono e primavera (anexo 3) para que os mesmos identificassem as estações do ano . Depois foram formados quatro grupos de acordo com as estações do ano e juntamente com as figuras, foram entregues aos grupos questões relacionadas a cada estação, tais como: quanto tempo dura a primavera? Por quê? Quais são as principais frutas encontradas na primavera? Ao mesmo tempo que é primavera aqui (hemisfério sul), é primavera no hemisfério norte?, o que é solstício, o que é equinócio?, Como as estações do ano interferem no comportamento e no metabolismo dos animais? Enquanto os grupos discutiam as questões, a professora chamava um grupo por vez para assistir à um filme sobre movimento de rotação e translação, o filme tinha a intenção de auxiliar os alunos a compreenderem como era a inclinação da Terra, como ela realiza os movimentos estudados e a incidência dos raios solares na Terra
Foi desenvolvida uma competição de perguntas e respostas, era feita uma pergunta e havia um tempo para que os alunos pensassem após a mesma, na seqüência eram sorteados números da chamada, se fosse um menino, algum representante dos meninos se dirigia à frente e explicava para todos a resposta e se fosse uma menina, a mesma atitude era esperada.
Para se trabalhar junto aos alunos o conceito de “horário de verão” foi perguntando aos estudantes se estes já tinham ouvido falar sobre o assunto e qual era a importância do horário de verão para a sociedade. A partir das respostas obtidas foi explicado a necessidade de economizar energia. Foi dada neste encontro continuidade à competição estabelecida na aula anterior, utilizando a análise de gráficos nas perguntas que deveriam ser respondidas pelas equipes.
Ao fim de nove encontros sendo que cinco constituíram-se em momento de orientação da pesquisa sugerida aos alunos sobre calendários, ocorreu o décimo encontro, momento no qual os alunos apresentaram seus trabalhos com perguntas da classe e da professora.
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