Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Escrevendo pequenos textos: quem sou eu?

 

19/11/2009

Autor y Coautor(es)
Araci Rodrigues Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Organizar as idéias em frases.
- Iniciar seu contato com textos descritivos
- Observar suas características físicas e seus gostos
- Desenvolver a capacidade de relacionar informações e formular hipóteses
- Comparar informações de dois ou mais textos
- Conhecer melhor a turma

Duração das atividades
3/ 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o sucesso dessa aula é importante que os alunos já estejam sabendo, mesmo que inicialmente, ler e escrever palavras. Caso estes conhecimentos não estejam consolidados, aproveitar para trabalhá-los.

Estratégias e recursos da aula

I- Produzindo um texto descritivo

Professor, comece a aula perguntando se os alunos acham que conhecem bem os colegas da turma. Provavelmente, a maioria dirá que sim. Outros podem dizer que não. Então, anuncie que vocês farão uma atividade para que os que acham que não conhecem tão bem a turma possam conhecê-la melhor e para aqueles que disseram conhecer bem possam verificar se isso é verdade. Explique a eles que trata-se de um jogo de adivinha e que o primeiro passo desse jogo é a produção ou complementação de um texto, contendo uma descrição sobre algumas das características fisicas e do jeito de ser de cada um, sem que seja mencionado seu nome. Chame a atenção para que não mostrem aos colegas o que estão escrevendo para não dar pistas e facilitar o momento da adivinhação.
De acordo com o nível da turma, professor, você pode apenas orientar os alunos, dando mais detalhes sobre o que devem escrever nesse texto e deixar que eles escrevam livremente. Caso seus alunos estejam se iniciando na produção de textos, você pode elaborar um texto para a aula, deixando espaços para que eles o complementem com suas caracterísitcas pessoais. Veja um exemplo do que pode ser um texto desse tipo:

                                Imagem elaborada pela autora
                                Fonte arquivo pessoal da autora

Após distribuir o texto, leia-o com os alunos, orientando-os como preencher os espaços, como por exemplo: a consultar qual é o seu número no seu sapato; a pedir ajuda a você ou a olhar no espelho se tiver um em sala (você também pode providenciar um para essa aula) para ver ou se certificar da cor dos seus olhos e cabelos. Peça a eles que solicitem sua ajuda para escrever aquelas palavra que não souberem ou tiverem dúvidas. A medida em que forem fazendo vá passando pelas carteiras ajudando-os a completar o texto corretamente. Reforce que não devem solicitar ajuda dos colegas nesse momento.

                                   Imagem elaborada pela autora
                                   Fonte: arquivo pessoal da autora


Quando acabarem de escrever o texto solicite que escrevam seu nome completo no espaço em branco na parte de baixo da folha. E que, em seguida, recorte-a abaixo da linha de “x”, separando o nome do texto. Dobre as duas folhas e depois confeccionem um envelope para guardá-las.

                         Imagem elaborada pela autora
                         Fonte: arquivo pessoal da autora

II- A adivinhação: leitura dos textos

Assim, iniciamos propriamente a adivinhação. Após os envelopes serem “em baralhados” pela professora uma criança pegará um deles e lerá o texto para a turma (com ou sem a ajuda da professora). Esse aluno ou toda turma tentará adivinhar quem é aquela pessoa descrita, ou qual aluno tem as características apresentadas naquele texto descritivo. A professora deverá dar um tempo para que a turma tente adivinhar e se isso não acontecer deverá tirar do envelope a outra parte da folha e ler o nome do aluno.
Observe se os alunos estão relacionando as informações para levantar as hipóteses sobre o “dono do texto”. Caso demonstrem dificuldades nisso, oriente-os para que a cada informação lida ele vá eliminando aqueles alunos que não se encaixam (por exemplo, conforme a primeira informação: “ eu sou menin__”, todos os meninos ou todas as meninas já são descartadas como prováveis donas do texto).
Após revelado o nome da criança, você pode pedir esclarecimentos sobre as informações dadas. Por exemplo, um aluno em minha turma disse que fica triste quando assiste tv. E a esse respeito esclareceu que só assite televisão, quando não tem nada mais para fazer, então acha isso triste. Outro não completou a frase a respeito da comida que mais gosta. Esclareceu que esqueceu de completar aquela frase e que macarrão é sua comida preferida.
A medida em que os textos forem lidos chame atenção para as preferências que coincidem ou para aquelas que mais se diferenciam entre eles. Isso  ajudará aos alunos na sistematização dos conhecimentos sobre sua turma.
Depois de lido e feito os esclarecimentos você pode entregar aos alunos para que façam correções e colem as folhas no caderno ou lhe devolvam novamente para que seja feito um mural com todos os textos.
Professor, conforme o perfil da turma pode ficar cansativo ler todos os textos de uma só vez, então você pode fazer esse exercício de leitura e adivinhação em mais de uma aula, para que todos os textos sejam ouvidos com interesse e atenção. Nesse caso, antes de recomeçar a leitura você pode retomar algumas informações obtidas no momento anterior, fazendo perguntas tais como: já lemos os textos de quais pessoas? Foi fácil adivinhar quem eles eram, tivemos dificuldades em adivinhar quem era algum dos colegas. Dos alunos que já lemos observamos características e gostos semelhantes? Quais?
Como finalização faça um balanço oral junto com a turma de quantos textos acertaram com facilidade, quantos textos tiveram dificuldades de adivinhar quem era ou de quantos não acertaram. E afinal, discutam se conheciam bem os colegas. As conclusões dessa discussão também podem ser registradas no quadro negro para que os alunos copiem no caderno.

Recursos Complementares

1) Professor, outra sugestão de finalização dessa aula, pode ser a proposição de que, a partir dessa experiência com um texto descritivo, cada aluno escolha um colega da turma e escreva um texto sobre ele, descrevendo-o para apresentá-lo para sua família.
2) Caso haja na turma crianças que ainda não escrevam alfabeticamente aproveite para trabalhar a “consciência fonêmica” quando estiverem completando as lacunas. Isole algumas palavras, escrevendo-as no quadro e pronuncie devagar cada “fonema”. O primeiro item do exercício, no qual aparece a palavra “MENIN___” é uma oportunidade interessante, pois apenas uma letra mudará a palavra. Assim, a pronúncia isolada de cada fonema com o acompanhamento na grafia (o professor deverá, ao pronunciar o fonema, apontar a letra correspondente) poderá favorecer a relação fonema-grafema, necessária para a compreensão e utilização da escrita alfabética.

Avaliação

Alguns momentos dessa aula podem ser usados para avaliação. Verifique nos momentos de escrita se o aluno é capaz, por exemplo, de observar suas características físicas e seus gostos, descrevendo e organizando suas idéias em frases. Nos momentos da leitura dos textos observe se estão desenvolvendo a capacidade de relacionar informações, de formular hipóteses e de comparar as informações entre dois ou mais textos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Carlos Alberto, Escola Maria de Lourdes Parada Franch , Bahia - dijo:
    casmagao@hotmail.com

    25/02/2013

    Quatro estrelas

    Gostei da forma como aula se desenvolve, porque ela propicia a integração do grupo e isso é fundamental para o desenvolvimento dos mesmos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.