11/12/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
• Identificar os animais que nascem de ovos;
• Conhecer as principais partes do ovo;
• Interagir, através de diferentes experimentações com o objeto de estudo, para a construção do seu conhecimento;
• Conhecer um pouco sobre a vida dos bichos que nascem do ovo;
• Diferenciar ovos de galinha, de codorna, de avestruz, etc;
• Ordenar e classificar de acordo com características próprias.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Na Educação Infantil é importante ter uma prática que relacione os conhecimentos adquiridos pelas crianças ao seu cotidiano. Portanto, tornar o dia a dia da sala de aula e da escola significativo para as crianças envolve “aproveitar” situações concretas e transformá-las em objetos de estudo e aprendizado para os pequenos. Nesse sentido propomos a seguinte aula para crianças de 4 e 5 anos:
Fonte: http://www.eb1-lisboa-n28.rcts.pt/animais.nascem.ovos.htm
Converse com as crianças sobre onde poderão encontrar as respostas para as perguntas surgidas. Com certeza elas dirão, e se não disserem é papel do professor acrescentar: poderemos buscar em livros, jornais, revistas, internet, entrevistas, museus, zoológico.
Terceiro Momento:
Envie uma tarefa de casa falando sobre o ovo encontrado na escola e pedindo que façam uma pesquisa com a ajuda dos familiares, procurando saber quais bichos nascem de ovos, Quem põe ovos? As informações podem ser trazidas em forma de lista e ainda com recortes de gravuras de animais que nascem de ovos. Com a chegada desse material na sala, você professor/a, pode conduzir as aulas do projeto organizando as informações trazidas. Pode-se ir observando os diferentes tipos de ovos que as crianças já conhecem e fazer uma lista com a imagem do ovo e o bichinho correspondente.
Quarto Momento:
Faça um mural com as gravuras dos bichos que nascem de ovos. Ao lado da gravura, escreva o nome do bicho correspondente. Essa organização ajudará as crianças a terem uma visão geral da quantidade de bichos que nascem de ovos. As crianças ainda terão a oportunidade de explorar diferentes linguagens dentro do mesmo tema: desenho, escrita, conhecimento de mundo e outras que o professor quiser inserir.
Fonte: http://www.eb1-lisboa-n28.rcts.pt/animais.nascem.ovos.htm
Visitas a museus para ver bichos empalhados;
Pesquisas em livros e revistas.
Professor/a observe se as crianças:
Interessam-se pelo tema estudado, dão sua opinião nos momentos de debates e trocas, compreende as informações adquiridas ao longo do projeto.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/11/2011
Cinco estrelasMuito legal a forma que foi conduzida a aula! O professor aproveitou o aparecimento do ovo, nada planejado, e em cima desse acontecimento surgiu uma aula interessante e um assunto que, com certeza, toda criança gosta de tratar,animais! O tema é interdisciplinar e vou usá-lo na aula de artes, com colagem de casca de ovo.Acho que eles vão adorar!
16/05/2011
Quatro estrelasLegal, já havia pensado numa aula falando sobre o ovo, ler essa me proporcionou novas ideias.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula esta ótima. O desenvolvimento transcorreu de forma agradável. Com certeza os alunos se deliciaram com esta atividade. Achei muito interessante. Continue sempre com essa garra e vontade de fazer algo que realmente chame a atençao dos educandos. um abraço