Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Bichos que nascem do ovo... parte 1

 

11/12/2009

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar os animais que nascem de ovos;
• Conhecer as principais partes do ovo;
• Interagir, através de diferentes experimentações com o objeto de estudo, para a construção do seu conhecimento;
• Conhecer um pouco sobre a vida dos bichos que nascem do ovo;
• Diferenciar ovos de galinha, de codorna, de avestruz, etc;
• Ordenar e classificar de acordo com características próprias.

Duração das atividades
5 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Na Educação Infantil é importante ter uma prática que relacione os conhecimentos adquiridos pelas crianças ao seu cotidiano. Portanto, tornar o dia a dia da sala de aula e da escola significativo para as crianças envolve “aproveitar” situações concretas e transformá-las em objetos de estudo e aprendizado para os pequenos. Nesse sentido propomos a seguinte aula para crianças de 4 e 5 anos:


Primeiro momento:

A partir de uma atividade de rotina das crianças que é a brincadeira no parque de areia, foi possível desenvolver um projeto de sala chamado “Bichos que nascem do ovo”. Uma criança encontrou um ovo pequeno no meio da areia. Parecia ser um ovo de passarinho. Começou então a inquietação das crianças para descobrir o que tinha dentro do ovo. É importante, professor, aproveitar as curiosidades das crianças para instigá-las no processo de descobertas. Faça indagações às crianças do tipo: Você sabe o que é isso? Quem será que deixou esse ovo aí? De qual bicho será esse ovo? O que será que tem aí dentro? Outras perguntas podem surgir entre as crianças. O professor deve guardar o ovo para as crianças.

Segundo Momento:
Em uma rodinha de conversa, apresentar o ovo para que todas as crianças tenham o contato. Nesse momento ir fazendo as indagações que levarão à necessidade de aprofundar a pesquisa. Por exemplo: alguém sabe dizer de que bichinho é esse ovo? Retome as questões feitas inicialmente com algumas crianças, só que agora com todas as crianças. Vá anotando todas as hipóteses. E também vá perguntando o que mais eles gostariam de saber sobre o ovo. Faça uma lista desses questionamentos e indagações. Nesse mesmo momento, apresente para as crianças outros ovos como o de codorna, de avestruz e o de galinha. Continue indagando:


E quem conhece esse ovo?
Esse é o ovo de codorna, apresenta o/a professor/a.
E qual o bichinho que nasce desse ovo?
“O dinossauro, ué!” resposta de uma criança, ao que o/a professor/a responde: “Será? Será que é de dinossauro?” Será que do ovo de codorna nasce um dinossauro?

Fonte: http://www.eb1-lisboa-n28.rcts.pt/animais.nascem.ovos.htm


Converse com as crianças sobre onde poderão encontrar as respostas para as perguntas surgidas. Com certeza elas dirão, e se não disserem é papel do professor acrescentar: poderemos buscar em livros, jornais, revistas, internet, entrevistas, museus, zoológico.

Terceiro Momento:

Envie uma tarefa de casa falando sobre o ovo encontrado na escola e pedindo que façam uma pesquisa com a ajuda dos familiares, procurando saber quais bichos nascem de ovos, Quem põe ovos? As informações podem ser trazidas em forma de lista e ainda com recortes de gravuras de animais que nascem de ovos. Com a chegada desse material na sala, você professor/a, pode conduzir as aulas do projeto organizando as informações trazidas. Pode-se ir observando os diferentes tipos de ovos que as crianças já conhecem e fazer uma lista com a imagem do ovo e o bichinho correspondente.


Quarto Momento:

Faça um mural com as gravuras dos bichos que nascem de ovos. Ao lado da gravura, escreva o nome do bicho correspondente. Essa organização ajudará as crianças a terem uma visão geral da quantidade de bichos que nascem de ovos. As crianças ainda terão a oportunidade de explorar diferentes linguagens dentro do mesmo tema: desenho, escrita, conhecimento de mundo e outras que o professor quiser inserir.

Fonte: http://www.eb1-lisboa-n28.rcts.pt/animais.nascem.ovos.htm

Recursos Complementares

Visitas a museus para ver bichos empalhados;

Pesquisas em livros e revistas.

Avaliação

Professor/a observe se as crianças:
Interessam-se pelo tema estudado, dão sua opinião nos momentos de debates e trocas, compreende as informações adquiridas ao longo do projeto.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • NATÁLIA CASTILHO, E.M.Profª Maria de Lourdes Pinheiro , Minas Gerais - dijo:
    natylulu6@yahoo.com.br

    18/11/2011

    Cinco estrelas

    Muito legal a forma que foi conduzida a aula! O professor aproveitou o aparecimento do ovo, nada planejado, e em cima desse acontecimento surgiu uma aula interessante e um assunto que, com certeza, toda criança gosta de tratar,animais! O tema é interdisciplinar e vou usá-lo na aula de artes, com colagem de casca de ovo.Acho que eles vão adorar!


  • Natali Aquemi Fugimoto, escola municipal frei milton , Mato Grosso - dijo:
    nanafugimoto@hotmail.com

    16/05/2011

    Quatro estrelas

    Legal, já havia pensado numa aula falando sobre o ovo, ler essa me proporcionou novas ideias.


  • Marinalva Faria, CEI Bruno Leonardo da Costa Campos , Mato Grosso - dijo:
    marinalvafaria14@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula esta ótima. O desenvolvimento transcorreu de forma agradável. Com certeza os alunos se deliciaram com esta atividade. Achei muito interessante. Continue sempre com essa garra e vontade de fazer algo que realmente chame a atençao dos educandos. um abraço


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.