Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


“O que é que tem na sopa do neném? :aprendendo sobre a alimentação"

 

20/11/2009

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Aprender sobre a importância da alimentação para uma boa saúde;
• Reconhecer e diferenciar alimentos;
• Brincar e cantar com rimas;
• Conhecer a preferência alimentar de cada família;
• Construir uma pirâmide alimentar com recortes de revistas.

Duração das atividades
4 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Objetivos da aula:

Colaborar com a construção de noções básicas sobre a importância da alimentação para a saúde das crianças. A aula destina-se à crianças de 4 e 5 anos.

Primeiro Momento:

Em uma rodinha conversar com as crianças sobre a importância da alimentação para a nossa saúde. Fazer perguntas do tipo: o que vocês costumam comer em casa? Será que tudo que comemos faz bem para nossa saúde? Vamos assistir ao DVD “Sopa” do grupo Palavra Cantada? Levar as crianças para a sala de vídeo e assistir ao vídeo-clipe. A música pode ser ouvida no endereço eletrônico http://www.palavracantada.com.br/final/videos_youtube.aspx.

 

Segundo Momento:

Depois de assistir ao vídeo-clipe, apresentar às crianças uma pirâmide alimentar e explorar com elas as partes da pirâmide, conversar sobre a importância dos alimentos da base que contém carboidratos, os alimentos do segundo grupo que contém vitaminas e sais minerais, os alimentos do terceiro grupo de que nos dão proteínas. E por fim, o quarto grupo de alimentos, que devemos consumir em quantidade moderada pois tem açúcar e gorduras.

Fonte:

http://www.webquestbrasil.org/criador/user_image/mczzok224610.jpg

Terceiro Momento:Após a exploração da Pirâmide, convidar as crianças para procurar em revistas os alimentos que mais gostam de comer. Depois de encontrar tais alimentos as crianças deverão recortar e colar na atividade elaborada para isso.

PAIVA, N. S. G. Atividade realizada em 20 de outubro de 2009.

Quarto Momento:

No mesmo dia da atividade de exploração da pirâmide e de recorte e colagem, enviar para casa uma atividade com uma pirâmide alimentar para que as crianças explorem com a família. Nessa atividade deve haver uma explicação simples de acordo com a linguagem das crianças, sobre o que cada grupo de alimentos traz de benefícios/prejuízos para a saúde. Deverá ter ainda, uma pirâmide em branco para que as crianças preencham com colagens diversas (recorte de revistas, alimentos sólidos, etc.) cada grupo que compreende a pirâmide.

PAIVA, N. S. G. Atividade realizada em 20 de outubro de 2009.

Quinto Momento:
Na volta da atividade o professor pode expor as pirâmides com as diferentes colagens e compor um mural para a apreciação de todas as crianças.

Recursos Complementares

CD Canções curiosas – grupo Palavra Cantada
DVD - Produzido por: Sandra Peres, Paulo Tatit e TV Cultura
O núcleo desse DVD (também disponível em VHS) é a série de clipes que vem pontuando a programação da TV Cultura com estas canções da Palavra Cantada: "Criança não Trabalha", "Pindorama", "Rato", "Ora Bolas", "Eu" e "Fome Come". Contém ainda três gravações ao vivo, no show realizado em 2001 na Sala São Paulo: "Sopa", "A barata" e a inédita "Irmãozinho". E, para completar, as crianças poderão ainda assistir aos clipes da produtora Pinguim "Noé" e "A Borboleta e a Lagarta".
Revistas para recorte;
Atividades de interação com a família.

Avaliação

Professor/a observe o que aparece nas falas das crianças com relação à alimentação, quais são os hábitos alimentares de cada família. As crianças demonstraram interesse pelas atividades? Mudaram seus hábitos alimentares na hora do lanche? Compreenderam o que é uma rima e criaram novas rimas?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.