20/11/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Aprender sobre a importância da alimentação para uma boa saúde;
• Reconhecer e diferenciar alimentos;
• Brincar e cantar com rimas;
• Conhecer a preferência alimentar de cada família;
• Construir uma pirâmide alimentar com recortes de revistas.
Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.
Objetivos da aula:
Colaborar com a construção de noções básicas sobre a importância da alimentação para a saúde das crianças. A aula destina-se à crianças de 4 e 5 anos.
Primeiro Momento:
Em uma rodinha conversar com as crianças sobre a importância da alimentação para a nossa saúde. Fazer perguntas do tipo: o que vocês costumam comer em casa? Será que tudo que comemos faz bem para nossa saúde? Vamos assistir ao DVD “Sopa” do grupo Palavra Cantada? Levar as crianças para a sala de vídeo e assistir ao vídeo-clipe. A música pode ser ouvida no endereço eletrônico http://www.palavracantada.com.br/final/videos_youtube.aspx.
Segundo Momento:
Depois de assistir ao vídeo-clipe, apresentar às crianças uma pirâmide alimentar e explorar com elas as partes da pirâmide, conversar sobre a importância dos alimentos da base que contém carboidratos, os alimentos do segundo grupo que contém vitaminas e sais minerais, os alimentos do terceiro grupo de que nos dão proteínas. E por fim, o quarto grupo de alimentos, que devemos consumir em quantidade moderada pois tem açúcar e gorduras.
Fonte:
http://www.webquestbrasil.org/criador/user_image/mczzok224610.jpg
Terceiro Momento:Após a exploração da Pirâmide, convidar as crianças para procurar em revistas os alimentos que mais gostam de comer. Depois de encontrar tais alimentos as crianças deverão recortar e colar na atividade elaborada para isso.
PAIVA, N. S. G. Atividade realizada em 20 de outubro de 2009.
Quarto Momento:
No mesmo dia da atividade de exploração da pirâmide e de recorte e colagem, enviar para casa uma atividade com uma pirâmide alimentar para que as crianças explorem com a família. Nessa atividade deve haver uma explicação simples de acordo com a linguagem das crianças, sobre o que cada grupo de alimentos traz de benefícios/prejuízos para a saúde. Deverá ter ainda, uma pirâmide em branco para que as crianças preencham com colagens diversas (recorte de revistas, alimentos sólidos, etc.) cada grupo que compreende a pirâmide.
PAIVA, N. S. G. Atividade realizada em 20 de outubro de 2009.
Quinto Momento:
Na volta da atividade o professor pode expor as pirâmides com as diferentes colagens e compor um mural para a apreciação de todas as crianças.
CD Canções curiosas – grupo Palavra Cantada
DVD - Produzido por: Sandra Peres, Paulo Tatit e TV Cultura
O núcleo desse DVD (também disponível em VHS) é a série de clipes que vem pontuando a programação da TV Cultura com estas canções da Palavra Cantada: "Criança não Trabalha", "Pindorama", "Rato", "Ora Bolas", "Eu" e "Fome Come". Contém ainda três gravações ao vivo, no show realizado em 2001 na Sala São Paulo: "Sopa", "A barata" e a inédita "Irmãozinho". E, para completar, as crianças poderão ainda assistir aos clipes da produtora Pinguim "Noé" e "A Borboleta e a Lagarta".
Revistas para recorte;
Atividades de interação com a família.
Professor/a observe o que aparece nas falas das crianças com relação à alimentação, quais são os hábitos alimentares de cada família. As crianças demonstraram interesse pelas atividades? Mudaram seus hábitos alimentares na hora do lanche? Compreenderam o que é uma rima e criaram novas rimas?
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/05/2013
Cinco estrelasMuito bom!
30/05/2012
Quatro estrelaseu amei essa aula! uma forma muito legal de instruir as crianças sobre os alimentos saudáveis!
07/05/2012
Quatro estrelasMuito bom, parabéns!!!
11/09/2011
Cinco estrelasVou trabalhar com a musica SOPA e adorei suas atividades... PARABÉNS!!
17/04/2011
Quatro estrelasAdorei sua aula. Eu aproveitaria também para trabalhar artes na visualização dos alimentos.
11/04/2010
Cinco estrelasAdorei o projeto. Parabéns!