Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brincadeiras: sinônimo de diversão

 

20/11/2009

Autor y Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Jogos recreativos.

Estabelecer relações entre o brincar, o competir e o cooperar.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min. /total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

 Aula 1

Atividade 1

Brincadeira Elástico

undefined

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que posibilite o desenvolvimento da atividade.

Materiais:  3 m de elástico e tesoura para cortar

Construir um elástico. Cortar um pedaço de 3 m de comprimento de elástico e unir as pontas com um nó. Depois colocar por entre os pés e tentar os comandos.

Dois alunos serão escolhidos para segurar o elástico. Eles ficam a aproximadamente 2 metros de distância um do outro, com o elástico na altura do tornozelo e com as pernas afastadas. O aluno que fica no centro do elástico tem de fazer os movimentos combinados com os colegas antes de iniciar a brincadeira. Pode ser pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro.

Conseguindo, ele passa para a próxima fase: executar a mesma sequência de movimentos com o elástico colocado em uma altura maior. Do tornozelo pasa para canela, depois para o joelho até chegar a coxa. Se o aluno errrar, troca de posição com um dos colegas que estão segurando o elástico. Ganha quem chegar mais alto sem errar.

undefined

Atividade 2

Corrida de revesamento com bastão (estafeta)

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que posibilite o desenvolvimento da atividade.

Materiais: cones (ou giz para demarcar o chão), pequenos bastões de madeira coloridos ou cabos de vasouras cortados em pedaços de 30 cm.

O professor dividirá a turma em quatro grupos e com o mesmo número de alunos em cada um. Caso, a turma tenha número ímpar, um aluno do grupo que estiver com um aluno a menos realizará a atividade duas vezes.

Organize os grupos em filas atrás de uma linha demarcada no chão e no final da quadra ou pátio. Os alunos de cada grupo devem aguardar a sua vez de correr. O primeiro aluno de cada grupo ficará com bastão nas mãos.

Coloque na frente de cada equipe, na distância combinada, um cone para que os alunos possam correr até ele, tocá-lo com o bastão e depois retornar correndo até seu grupo.

O aluno que estava correndo entregará o bastão ao companheiro que está na primeira posição da fila e irá para o final, até que todos tenham a oportunidade de correr. Vence o grupo que fazer todo o revezamento primeiro.

Aula 2

Atividade 1

Revezamento no banco

Espaços: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Materiais: quatro banco suecos ou bancos de madeiras.

Cada grupo ficará sentado em um banco na posicionado na diagonal. Quando chega ao seu banco, o aluno bate na mão do companheiro que está na primeira posição e senta-se na última. O aluno que recebeu o toque sairá correndo, e assim sucesivamente. Nesta variação, as equipes disputam simultaneamente

undefined.

At vidade 2

Centopéia Corre

Espaços: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Materiais: 4 bolas e cones

Peça aos alunos que formem quatro grupos e se posicionem em fila. Depois, todos deverão sentar com as pernas abertas, encaixando-se um atrás do outro, parecendo uma centopéia. A uma determinada distância, coloque um cone à frente de cada grupo.

O primeiro aluno passará a bola para os demais , por isso todos deverão estar com as mãos levantadas para receber a bola, que deve pasar de mão em mão até o último da fila. Não poderão jogá-la para trás para adiantar. Quando a bola chegar ao último integrante, ele correrá para sentar-se a frente do primeiro e recomeçar a passar a bola. Dessa forma, a centopeia se movimenta até chegar perto do cone, onde a bola será colocada para concluir a atividade.

undefined

Recursos Complementares
Avaliação

Dialogar com os alunos sobre como o brincar (divertir), o competir e o cooperar podem interagir nas mesmas atividades. Questionar se as limitações de cada um foi respeitada e qual dos três elementos prevalesceu masi na atividade.

Pergunte aos alunos que brincadeiras poderiam ser criadas à partir dos novos conhecimentos e das brincadeiras apresentadas;

Resgatar o desejo pela busca do conhecimento e tornar a aprendizagem prazerosa, no qual , o aluno passe a gostar cada vez mais de brincar.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Sueli, cmei , Paraná - dijo:
    sueliandretonon@gmail.com

    20/03/2015

    Cinco estrelas

    muito Excelente


  • Tássia Bentes, FAAM , Pará - dijo:
    tassiabentes@hotmail.com

    11/10/2013

    Cinco estrelas

    Isso só é a forma escrita de tudo que há 20 anos atrás fazia parte do nosso cotidiano. Era um algo a mais que completava o sentido de estar na escola e interagir com os colegas. Tempo bom, que precisa voltar com urgência.


  • polyanna barboza de oliveira, escola gente miúda , Espírito Santo - dijo:
    polybarboza@gmail.com

    01/02/2012

    Cinco estrelas

    nossa muito legal,faz com que a criança se entejara com os colegas,tenha coordenação motora.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.