25/02/2009
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Pergunte aos alunos o que supõem que acontece com a água da chuva em nosso ambiente e anote as hipóteses do grupo. Garanta que todas as idéias sejam acolhidas, anotando todas elas.
Proponha-lhes a realização de um experimento sobre o tema. Forme grupos de quatro alunos e, na sala de informática da escola, peça que acessem o conteúdo Terrário, disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9863/Terrario/index.html. Esse material, produzido sob a consultoria de Maria de Lourdes Barreto, mostrará, passo a passo, como cada grupo deverá construir seu terrário. Combine uma data para que tragam os materiais necessários à aula.
Montem os terrários e deixem em lugar acessível para que outras turmas da escola os vejam. Criem um painel, sinalizando o local com o título e o objetivo da atividade: observar o meio ambiente em micro-escala e o ciclo da água nesse contexto.
Disponibilize uma máquina digital para que, diariamente, os grupos fotografem seus terrários, bem como, oriente-os a discutir o que observaram e combinar o texto legenda para as fotos. É importante garantir que os quatro integrantes do grupo tenham tarefas definidas: fotografar e salvar a foto em pasta digital do grupo, registrar o texto legenda elaborado pelo grupo, organizar imagem e texto no processador de texto...
Após alguns dias, retome com os grupos as hipóteses iniciais da turma sobre o que acontece com a água da chuva e discutam-nas mediante as observações. Provoque-os a ter novas perguntas a partir das constatações. Proponha que os grupos pesquisem na Internet , usando a sala de informática da escola, e em livros dos próprios alunos e da biblioteca da escola a mesma questão. Acompanhe essa busca para intervir durante a seleção de informações relevantes, pois saber extraí-las de textos informativos é uma aprendizagem a ser desenvolvida. Para isso estimule-os a:
• procurar no índice ou no sumário o número da página em que está o texto com a informação buscada, no caso dos livros;
• antecipar o que pode estar escrito, observando imagens, legendas, gráficos, títulos e subtítulos para ter uma idéia geral do conteúdo;
• definir palavras-chave relacionadas (água - chuva, ciclo da água, “ o que acontece com a água da chuva”...) e refinar a busca na internet, usando ferramentas que modificam a busca, tais como procurar resultados “com todas as palavras” ; “com a expressão” ; “com qualquer uma das palavras “. Para isso, mostre-lhes que os buscadores oferecem a opção pesquisa avançada. Veja nos exemplos abaixo a opção à direita da barra de pesquisa:
Esse link os levará à página com as opções de busca. É possível também limitar a busca a uma parte específica da página: título, endereço, qualquer lugar da página...
http://br.search.yahoo.com/web/advanced?ei=UTF-8&fr=yfp
Veja também em http://www.google.com.br/
http://www.google.com.br/advanced_search?hl=pt-BR
Peça que os alunos façam anotações ou resumos das idéias principais encontradas. Depois solicite que organizem as informações pesquisadas em texto do tipo “Você sabia?...”
Promova a socialização dos textos produzidos pelos grupos, reproduzindo-os ou promovendo a apresentação dos mesmos com um projetor multimídia para leitura compartilhada.
Escolham as curiosidades que desejam disponibilizar junto aos terrários, complementando, assim, o painel informativo junto ao experimento com textos e imagens, coletivamente.
Nome | Tipo |
---|---|
Terrário | Experimento prático |
Três estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/10/2010
Cinco estrelasAdorei a forme de trabalho com textos informativos, nos docentes em formação temos sempre a concepção de que textos informativos devem tratar apenas de noticiariso criticos de forma séria em sala de aula. a dinâmica posta além de ser divertida ( pois a prática quando possivel é essencial) é também significante para a avaliação tanto do docente ao ensinar quanto a aprendizagem dos alunos
05/04/2010
Duas estrelasas atividades tem que ser mais dinâmicas, partindo da curiosidade do alunoe não prontas pelo professor.