Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


1. TITULO: E VOVÓ CONTAVA AS HISTORIAS ASSIM.... 1ª parte

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emilião

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver a memória através de historias cumulativas.
• Ampliar seu repertório de histórias,
• Expressar e defender seus pontos de vista;
• Ter a oportunidade de comparar linguagem oral da linguagem escrita,
• Valorizar a cultura brasileira,

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio para tal atividade.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:
A professora inicia sua aula fazendo indagações, tais como:
• O livro sempre existiu?
È importante que todos os alunos tenham oportunidade de expressarem suas opiniões e um momento para refletirem, até concluírem que a existência do homem é anterior a criação do livro, visto que o livro foi inventado por este.
• Se o Homem existiu antes do livro, como se contava histórias antigamente?
È mais um momento onde a professora deverá incentivar a oralidade dos alunos, estimulando assim um posicionamento reflexivo.

Segundo momento:
A professora diz a classe que vai contar uma história, que quem contava para ela era a sua avó. A história era assim.....
Em uma casa bem grande, mas bem grande mesmo, e que também era muito assombrada. Assombrada porque ninguém conseguia morar nela, pois à noite, exatamente às 22:00, hora em que todas as crianças já tinham ido dormir, ouvia-se uma voz que perguntava assim?
- Posso cair? Posso cair?
Então, após ouvir esta pergunta, o morador fugia apavorado e com muito medo.
Este fato ocorria com todos os moradores da “casa mal assombrada”.
Até que um dia, foi morar nesta casa uma família muito corajosa, com um pai super forte e corajoso... na primeira noite desta família.... a voz :
- Posso cair? Posso cair?
E o homem, como era muito destemido, respondeu:
- Pode!
Assim caíram dois pés.
E a voz continuava:
- Posso cair? Posso cair?
- Sim! Cada vez mais firme o homem respondia.
E assim foi caindo parte por parte de uma pessoa, até completar todo o corpo humano.
O homem corajoso perguntou:
- E agora, digas o que queres com a minha família.
A voz com um ar assombrado, respondeu:
- Eu tenho uma coisa para te dar!
- Pode me dar.
- Você já se mostrou bem corajoso, mas para receber o que eu tenho para dar tem que ser mais corajoso ainda. Você é?!!
- È claro que sim!
- Pegue uma pá e vamos até o fundo do quintal, quero que você desenterre algo.
- Vamos em frente!
Em meio a grande escuridão da noite, tendo como única fonte de luz a linda e enorme lua no céu a clarear o terreiro, seguiram mato adentro, o homem e a assombração.
Chegando em um determinado lugar, a assombração disse:
- É aqui, cave exatamente aqui!
Com muita firmeza e força o homem cavou, cavou e cavou bem fundo, quando de repente a pá esbarrou em uma coisa bem grande. Era um enorme baú, retirou-o de lá de dentro e não acreditou no que havia.
Sabem o que era?
Adivinhem se for capaz......
Era simplesmente muitas, mas muitas moedas de ouro. Isso mesmo, o baú estava cheio de moedas.
- O que eu faço com todas essas moedas? Perguntou o homem.
- Essas moedas estavam esperando um morador corajoso para ser seu novo dono. Vá pegue essas moedas e fique para você e sua família.
Assim o homem agradeceu e a assombração foi embora dizendo:
-Finalmente poderei descansar em paz!
Assim a assombração nunca mais retornou aquela casa e o homem e sua família ficaram muito ricos.

Terceiro momento:

A professora socializa as impressões das crianças sobre a história ouvida.
Finaliza a aula, dizendo que todos deverão lembrar da história para contar para o grupo na próxima aula, deixando um gostinho de quero mais histórias!!

Recursos Complementares

Apresentar neste dia, vários livros sobre folclore e colocá-los em lugares diferentes na sala de aula.

FOLCLORIANDO
AUTOR: Almir Piedade
ILUSTRADOR: André Vilela e Mirela Spinelli
EDITORA: ELEMENTAR

MITOS, HISTORIAS DO MESTRE ANDRE
AUTOR: Marcelo Xavier
EDITORA: Formato

PERSONAGENS ENCANTADOS
AUTOR: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN
EDITORA: DCL DIFUSÃO CULTURAL DO LIVRO

O MAIS MISTERIOSO DO FOLCLORE
AUTOR: LUCIANA GARCIA
ILUSTRADOR: ROGER CRUZ E BRUNA BRITO
EDITORA: CARAMELO

O MAIS LEGAL DO FOLCLORE
AUTOR: LUCIANA GARCIA
ILUSTRADOR: ROGER CRUZ E BRUNA BRITO
EDITORA: CARAMELO

MEU LIVRO DO FOLCLORE
AUTOR: Ricardo Azevedo
EDITORA: Ática

Avaliação

A professora deverá observar durante a sua contação da história o interesse dos alunos, se eles ficaram motivados, com medo, quais os sentimentos expressos em seus rostos, assim como em suas falas.
Incentivar que os alunos posicionem-se frente ao conto ouvido.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • maria de lourdes bernardes, E.E.CAPITÃO ALEXANDRE DU , Minas Gerais - dijo:
    lourdespascoa@hotmail.com

    14/10/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esse suspense da historia! Vou contá-la na minha classe de 1º Ano, eles adoram suspense. Obrigada pela dica, e até a próxima.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.