18/12/2008
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Orientações didáticas
A idéia central desta aula é associar esses recursos e provocar a reflexão sobre o tema estudado e propor a criação de um projeto de ciências em grupo sobre o tema.
Seqüência didática
Essa animação disponibilizada no site do portal do MEC, parte do sonho de um menino em conhecer o espaço, além disso, fornece as características de cada planeta. Ela pode ser o disparador para a atividade. Antes de mostrá-la aos alunos, faça um levantamento do que eles já conhecem sobre o tema. Faça questões para incitar a curiosidade.
Em Ciências, o próximo passo é:
Assistir o filme Céu de Outubro, pois trata-se de uma situação verídica de uma criança que sonha em projetar foguetes. A escola par este menino, tem um papel importantíssimo na persistência pelo que se quer. Após a exibição do filme, discuta com os alunos suas opiniões. Estimule cada um a buscar dentro de si um sonho e a lutar por ele.
No final dos anos 50, o adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, Homer começa a sonhar em também colocar um foguete seu em órbita. Logo ele convence alguns amigos a participarem do projeto e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre.
Fonte: www.adorocinema.com/filmes/ceu-de-outubro/ceu-de-outubro.htm
Em Inglês, o próximo passo é:
Fazer um dicionário de palavras ligadas aos estudo do espaço. Faça grupos e divida as palavras a serem pesquisadas. Os alunos podem produzir um áudio book com o recurso de gravação do Windows ou do Linux.Após os alunos explorarem o Stellarium, agregue as palavras desconhecidas ao Áudio- Dicionário. Os textos e os sons podem ser agregados em uma apresentação de PowerPoint ou no programa de apresentação Linux.
Em Ciências, o 2º passo:
É explorar o Stellarium e suas diversas possibilidades.
Crie situações problemas que podem ser respondidas através do programa de simulação do espaço, assim os alunos poderão testar suas hipóteses.
STELLARIUM
Stellarium é um aplicativo gratuito que simula a abóbada celeste em tempo real. Ou seja, com ele o usuário pode observar estrelas, constelações, planetas e muito mais, tudo através da tela do computador, em 3D, e como se estivesse no chão, ao ar livre, olhando para o céu.Na astronomia, abóbada celeste significa o hemisfério celeste visível. O programa utiliza a biblioteca OpenGL e conta com ótimos recursos visuais. A simulação é rica em detalhes e, além de exibir diversas informações acerca de todos os corpos celestes o Stellarium permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente.
Fonte: baixaki.ig.com.br/download/stellarium.htm
fonte: www.stellarium.org/
Há um site o http://www4.climatempo.com.br/ct/astronomia/index/index.html que possui um canal só sobre astronomia, ele é bem atualizado e traz questões interessantes, vídeos, os eventos do espaço, etc. É uma excelente fonte de pesquisa para os alunos.
Fonte: http://www4.climatempo.com.br/ct/astronomia/index/index.html
No próprio site há um espaço interativo para se corresponder com o astrônomo e professor responsável pelo canal Marcos Calil, essa ferramenta de interação pode romper as barreiras da sala de aula para as dúvidas que surgirem, ainda há a possibilidade de ter como parceiro um especialista super conceituado na área.
Em Ciências, o 3º passo é:
Formar grupos de 5 alunos e proponha que cada equipe deverá construir um projeto de ciências e que explique de forma criativa, simples e interativa a complexidade do sistema solar, o movimento de translação e rotação, a posição dos planetas e suas características. Incentive-os a utilizarem materiais recicláveis para a exposição interativa sobre o sistema solar. Oriente cada grupo na execução das tarefas e se necessário voltem a teoria para o sucesso de cada projeto.
Dica: Estabeleça também uma parceria com o professor de Artes e peça para que oriente aos alunos na montagem da exposição interativa.
Em Língua Portuguesa, o 1º passo é:
1.Trazer textos de ficção científica para a sala de aula;
2.Validar coletivamente as características desse tipo de texto;
3.Propor alguns temas para os alunos criarem suas histórias;
4.Análise ortográfica dos textos;
5.Socialização das histórias.
Exposição interativa
Convide a comunidade a participar, exponha os projetos dos alunos e os coloque para explicá-los aos visitantes. Faça um registro do evento.
Nome | Tipo |
---|---|
Jogo do sistema solar do Cambito | Animação/simulação |
Sistema solar | Animação/simulação |
Solar System | Imagem |
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/03/2013
Cinco estrelasamo esse site
22/02/2012
Cinco estrelasmuito bom o material e ajudou muito na elaboração de minhas aulas.
30/03/2011
Quatro estrelasNossa achei interessantissima, pois estimula a curiosidade dos alunos..de uma forma que abrange toda suas atenções ao conteudo. de forma eficaz e eficiente.
20/10/2010
Cinco estrelasParabnés! Uma aula dinâmica, interessante.
26/04/2010
Cinco estrelasParabéns! Adorei a aula! vou trabalhar junto aos meus alunos.Excelente!
24/03/2010
Quatro estrelasesta aula vai de encontro com a olimpíada de astronomia e astronautica, sempre interessante e estimulante, além de envolver muito o aluno com a tecnologia, dando a chance de surgir muitas idéias autonomas no caminho da aprendizagem....
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente está aula, parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasAULA MUITO INTERESSANTE E DINÂMICA. PARABÉNS