01/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
· Reconheça que as letras do sistema alfabético representam os fonemas da língua.
· Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.
É preciso que o aluno já tenha iniciado a percepção de que a escrita representa os sons da fala.
Caro professor, as atividades a seguir visam possibilitar aos alunos a apropriação do sistema alfabético. Todos os jogos são direcionados para crianças que já perceberam que cada sílaba representa um som e necessitam superar essa hipótese, de modo a entender que cada letra representa um som.
Atividade 1: Montando os nomes dos animais
Para essa atividade, você pode confeccionar cartelas que farão parte de seu material permanente e poderá ser usado em várias turmas de alfabetização.
Sugerimos que cada cartela seja referida a um mesmo tema. Daremos, aqui, o exemplo de uma cartela com o tema “animais”, mas é importante que você tenha várias cartelas com diversas temáticas. Ex: frutas, legumes, escola, casa, brincadeiras, etc.
Recomendamos que a atividade seja feita em dupla e que cada uma tenha um conjunto de letras móveis para preencher a cartela. Fazendo a atividade com o colega, as crianças poderão trocar hipóteses sobre a escrita das palavras, o que possibilitará maior avanço no processo de alfabetização.
Atividade 2: Jogo da caixinha de fósforo
Essa atividade também visa possibilitar aos alunos entrarem em conflito com a hipótese de que cada sílaba da palavra corresponde a um som. Você irá precisar de várias caixinhas de fósforo (ou qualquer outro objeto similar). Cole na superfície da caixinha o desenho de alguma fruta ou animal, por exemplo, e coloque dentro da caixinha as letras que formam o nome da figura. Os alunos irão se deparar com o desafio de ter que usar todas as letras para formar o nome do desenho.
Atividade 3: “Que letra está faltando?”
Entregue aos alunos uma lista de palavras que se refere a algum tema trabalhado em sala. O aluno deverá completar cada palavra com a letra que está faltando. Esse tipo de atividade também é muito importante para que os alunos superem a hipótese silábica. Ex:
LISTA DE FRUTAS:
___AÇÃ
A__ACAXI
MA___ÃO
LA___ANJA
__ÊRA
BA__ANA
LI___ÃO
(Frutas: Maçã, abacaxi, mamão, laranja, pêra, banana, limão)
Observação: Você pode falar para a turma o nome de cada fruta. O importante é que percebam a letra faltante.
Atividade 4: Quebra cabeças de crianças
Nessa atividade, sugerimos que você selecione uma palavra e que alguns alunos recebam as letras (devem ser grandes) que correspondem à palavra. Após você dizer qual é a palavra, os alunos deverão ir à frente e formar a palavra. Você pode trabalhar, por exemplo, com nomes de brincadeiras e jogos. Se a primeira palavra for futebol, sete alunos receberão as letras correspondentes a essa palavra. O restante da turma avaliará se a palavra formada está correta. Caso algum aluno tenha correções a fazer deverá ir à frente e trocar seus colegas de lugar.
Atividade 5: Cruzadinha
Outra atividade que também tem como objetivo possibilitar aos alunos superarem a hipótese silábica é a cruzadinha. Nesse jogo, eles se depararão com o problema de ter que ocupar todos os quadrados da cruzadinha para formar a palavra. Você pode confeccionar uma cruzadinha temática, em que as crianças deverão preenchê-la conforme o desenho apresentado. Se o tema for ESCOLA, por exemplo, a cruzadinha pode conter as palavras: lápis, caderno, caneta. etc.
Com essas atividades, os alunos deverão perceber que cada letra do sistema alfabético representa um fonema.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!