01/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
· Compreenda as características do texto “relato de experimento”.
· Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.
· Aprenda a expressar-se oralmente em situações formais, planejando e organizando a fala.
Nosso objetivo com essas atividades é que os alunos participem e realizem uma experiência científica, depois elaborem o relato dessa experiência e, por fim, conduzam a realização do experimento em outra turma.
Atividade 1: Realização da experiência
Para essa experiência você irá precisar de:
1 pote
1 folha de papel
1 Panela funda
Água
Procedimento:
Pegue a folha de papel e amasse um pouco. Feito isso, coloque a folha de papel dentro do pote, lá no fundo. Tenha certeza de que ao virar o pote de cabeça para baixo o papel amassado não caia.
Pegue a panela e complete-a com água. Agora pegue o pote com o papel dentro, vire com a boca para baixo e mergulhe dentro da panela com água, mantendo o pote sempre na vertical. Deixe o pote nessa posição por alguns instantes e depois retire-o da panela.
Orientações para a realização da experiência:
Primeiramente, você pode mostrar o pote com o papel ao fundo e perguntar aos alunos: “O que tem nesse copo além do papel?” Escreva no quadro as hipóteses levantadas pelos alunos.
Apresente às crianças os materiais necessários e o procedimento a ser realizado. Antes de fazer o experimento, peça às crianças que levantem suas hipóteses em relação à questão: “O papel irá molhar depois de colocado na bacia?”
Ao final da experiência, o papel não molhará. Então, sugerimos que você lance a questão: Por que o papel não molhou?
Adaptado do site: http://aprendacom.efeitoazaron.com/tag/experiencia/
Com o debate, é importante que os alunos cheguem à conclusão:
A água não consegue entrar no pote por que ele está cheio de ar! A primeira vista, você poderia dizer que o pote está só com o papel amassado dentro, mas este também contém ar, o qual ocupa espaço. E não importa a forma ou tamanho do pote, como o ar é um gás ele irá ocupar todo o espaço disponível.
Atividade 2:
Após a realização da experiência, os alunos deverão elaborar um texto que relate o experimento. Combine com a turma como esse texto deve ser estruturado. Ele deve trazer o nome do experimento, os materiais usados, o procedimento realizado e as conclusões construídas. Além disso, pode conter mais um item que demonstre por meio de imagens a experiência feita.
Experimento: ___________________________________________________________
Materiais utilizados ( O que usamos):
_________________________
_________________________
_________________________
_________________________
Procedimento ( O que fizemos)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conclusões ( O que percebemos):
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ilustração:
Atividade 3: Apresentação da experiência em outra turma
Propomos que você auxilie os alunos a conduzirem a realização da experiência em outra turma da escola. Para isso, as crianças necessitarão planejar como realização esse trabalho.
Combine com elas quem ficará responsável por explicar aos colegas da outra turma que experimento será realizado e que materiais serão utilizados. Combine também que alunos irão executar a experiência e quais as crianças irão perguntar à turma o que observaram do experimento. Depois, todos poderão participar da discussão, a partir da questão que o experimento suscita: “O ar ocupa espaço?”
Ao terminarem a intervenção com os colegas da outra turma, é importante que os alunos avaliem como foi a atuação de cada um, por meio de perguntas como: “Cada criança cumpriu o seu papel na atividade?” “Participamos da atividade de forma organizada?”, etc.
Essa atividade tem por objetivo contribuir para que os alunos construam a competência de planejar a fala em situações formais.
Ao final da experiência, os alunos deverão ter avançado no aprendizado da escrita de um “relato de experimento” e no planejamento da fala para um público maior.
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/06/2014
Três estrelasmuito bom. me ajudou muito.