02/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Aprofundar o conhecimento da função social dos gêneros revista e carta.
Evoluir a escrita alfabética e organização de texto.
• Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
• Que utilizem a escrita alfabética;
Professor(a), acho que seria interessante buscar revistas que você tem a sua disposição que são capazes de responder as perguntas de crianças. Sugiro a revista “Mundo Estranho” cujo foco é realmente responder a questões que estão presentes no cotidiano de forma científica e algumas vezes lúdicas e bem humoradas.
Um bom começo é conversar com as crianças e observar quais as percepções que elas tem acerca das revistas.
Para que elas acham que elas servem? Qual o gênero ou tipo de revista que elas têm mais contato e estão acostumadas a ver ou ler? Em que lugar elas tem acesso a revistas? Em casa, na escola, na casa do vizinho, etc.
Depois você pode discutir a função da seção “Cartas do leitor”, que geralmente quais as percepções que elas tem acerca das revistas.
No caso da presente aula, estamos dando ênfase para a habilidade de formular perguntas. Oriente-os sobre o fato da pergunta precisar ser direcionada ao tema ou foco da revista. Por exemplo: em uma revista de moda, serão respondidas perguntas sobre o assunto moda, em revistas de novela serão respondidas perguntas sobre novela e assim por diante, ou seja, os possíveis leitores poderão fazer comentários sobre o assunto que foi abordado.
A revista “Mundo Estranho” é especializada em responder sobre curiosidades do leitor como por exemplo a reportagem abaixo; ( você pode imprimir uma cópia para cada um ou projetar ampliada para a turma.
Fonte: Revista Mundo Estranho, ano 08 nº10 Editora Abril S/A. São Paulo 2009.
Antes de ler o texto, discuta com as crianças alguns aspectos importantes do mesmo, como:
• O título;
• O desenho;
• Quem escreveu e de onde veio a pergunta;
• Quem respondeu;
• Por último a resposta em si;
Organize agora a turma em pequenos grupos, diga a eles que podem pensar em um tipo de pergunta, uma dúvida ou curiosidade que somente uma revista especializada em curiosidades poderia responder* então cada grupo escolherá uma pergunta e escreverá uma carta a redação.
Exemplo da mesma revista, da sessão de correspondência:
Fonte: Revista Mundo Estranho, ano 08 nº10 Editora Abril S/A. São Paulo 2009.
Deixe-os escrever livremente a carta, depois peça a uma criança do grupo que a leia em voz alta, e junto com a turma, no quadro ou lousa, revise o texto pedindo a uma das crianças do grupo que refaça a carta, adequando-a a norma culta de escrita deste gênero.
Depois preencham o envelope (que também é um gênero textual que pode ser trabalhado no quadro ou lousa).
Envie as cartas** e aguarde a resposta das perguntas, não se esqueça de alertar as crianças que esta resposta pode ser um pouco demorada, pois algumas revistas recebem muitas perguntas todos os dias.
* Caso queria professor (a) você pode abrir o leque de opções, indicando revistas de moda, saúde, comportamento, etc.
**Professor (a) você pode incluir um texto, explicando que se trata de um trabalho escolar, pedir a resposta adequada a faixa etária de seus alunos e até mesmo um exemplar com a resposta publicada, algumas editoras são bastante solícitas nestes casos.
Boa aula!
Revista Mundo Estranho, ano 08 nº10 Editora Abril S/A. São Paulo 2009.
Revistas que abordem temas como curiosidades;
Envelopes e selos para envio de cartas a revista em questão;
Observar a compreensão que as crianças tinham sobre as revistas, quais já conheciam, a compreensão que faziam do uso social das mesmas e posteriormente avaliar as reflexões que fizeram a partir das atividades.
Observar o processo de escrita de cartas, organização do texto, coerência escrita e reescrita corrigindo o texto.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!