23/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Conhecer alguns esportes de raquetes pouco populares em nosso país.
- Trabalhar alguns movimentos básicos do badminton, do squash e do frescobol através de brincadeiras e atividades lúdicas.
- Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.
- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Raquetes diversas jogos diversos
Duração: 20 minutos
Material: vídeos da internet
Local: sala de informática
A proposta inicial é apresentar três esportes praticados com raquetes e que são pouco populares no Brasil: o badmington, o squash e o frescobol.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=RZ2k-tsX5KE (badmington)
http://www.youtube.com/watch?v=W71aeOYS9I8 (badmington)
http://www.youtube.com/watch?v=KgjFRACsY7I (squash)
http://www.youtube.com/watch?v=d2DSNW7C4sM&feature=related (squash)
http://www.youtube.com/watch?v=klX4d7tsG3E (frescobol)
http://www.youtube.com/watch?v=2lRu4GaM4ec&feature=related (frescobol)
Atividade 2 – Badmington
Duração: 25 minutos
Material: raquete e peteca de badmington
Local: quadra
O(A) professor(a) poderá propor um “mini-badminton” utilizando a quadra de vôlei. Para tanto, é necessário abaixar a rede para uma altura de aproximadamente 1,5m e dividir a linha dos 3mts em 4 mini-quadras (figura abaixo). Nesse momento não deve-se preocupar com as regras específicas do jogo, o objetivo é experimentar os movimentos propiciados pelo o esporte. A única instrução que deve ser dada às crianças que o objetivo do jogo é acertar a peteca no campo do adversário e não deixar que caia em seu próprio campo, podendo dar apenas uma raquetada por vez na peteca. Dessa forma, poderão jogar simultaneamente 8 duplas. Caso haja um número maior de crianças na turma pode haver um revezamento de duplas, onde as crianças da “de fora” poderão rebater umas pra as outras sem utilizar a rede.
Atividade 3 – Squash
Duração: 25 minutos
Material: bola e raquete de squash (ou de tênis)
Local: quadra ou pátio
Essa atividade tem como objetivo possibilitar um primeiro contato das crianças com a prática do squash. Conhecida popularmente como paredão, a brincadeira consiste em rebater a bola na parede. Essa atividade pode ser realizada individualmente ou em dupla quando as crianças rebatem a mesma bola na parede alternadamente. Em dupla essa brincadeira se assemelha muito com o squash. Na brincadeira quando uma criança por algum motivo não consegue rebater a bola do colega na parede permiti ao colega marcar um ponto.
Atividade 3 – Frescobol
Duração: 25 minutos
Material: bola e raquete de frescobol
Local: quadra
Por fim, as crianças poderão experimentar o jogo de frescobol realizando uma atividade muito simples. Em duplas as crianças tentarão rebater a bolinha uma pra a outra sem deixá-la cair. A proposta dessa atividade é deixar as crianças explorar as possibilidades de movimento com os instrumentos, portanto, caso haja dificuldade entre as crianças pode-se realizar a atividade permitindo o quique da bola no chão.
Ao final, o(a) professor(a) poderá propor uma conversa com as crianças sobre o que elas aprenderam sobre o badminton, o squash e o frescobol. Os comentários deverão ser registrados e afixados em cartaz intitulado “Raqueteando”.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/11/2010
Cinco estrelasAdorei. Muito boa orientação. Obrigada, Lúcia